Cause uma ótima impressão com o décor da entrada

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A entrada de uma casa é composta por três áreas distintas, uma do lado de dentro e duas do lado de fora. Do lado de dentro da casa se encontra o hall de entrada, que também está presente em apartamentos. Do lado de fora tem a soleira da porta, no caso da casa, ou o vestíbulo, no caso de apartamento. E, no caso da casa, há também o portão de entrada. 

Todas essas áreas devem ser lembradas na hora da construção e da decoração para que a residência seja um conjunto harmonioso e atraente. O hall de entrada geralmente exige uma decoração mais cuidadosa, pois inclui móveis, espelhos, objetos decorativos, plantas, tapetes, obras de arte e outros elementos

Já do lado de fora da porta de entrada, a decoração se faz geralmente com plantas, cerâmicas, placas, enfeites, degraus em materiais nobres ou rústicos e, às vezes, uma cobertura em madeira, alvenaria, bambu e até palha. 

Quanto ao portão de entrada, ele deve ser bem pensado em termos de segurança, por isso modelos automáticos em metal são comuns, o que, no entanto, não elimina a criatividade com o uso de outros materiais mais naturais. 

Conheça um pouco mais de decoração da entrada da casa e inspire-se para deixar sua casa ainda mais agradável para os moradores e os visitantes.

Hall de entrada clean e perfeitamente organizado

A porta de madeira e vidro dá leveza ao hall da entrada, que conta basicamente com cores neutras, como o branco, no piso e nas paredes. A decoração é enxuta, apenas um banco de madeira escura de linhas retas e um espelho redondo. Vigas de madeira no teto imprimem solidez ao ambiente, enquanto o lavabo claro complementa a função do espaço, que é uma área de breve espera. O hall recebe muita luz natural do exterior, o que o torna muito suave e agradável. Mas o seu hall de entrada não precisa ser tão despojado e simples: existem vários elementos que podem dar mais vida e colorido a esse ambiente, o que veremos mais adiante.

Plantas

Residência L&E Foz do Iguaçu - PR: Corredores e halls de entrada  por Marcelo Lopes Arquitetura
Marcelo Lopes Arquitetura

Residência L&E Foz do Iguaçu – PR

Marcelo Lopes Arquitetura

Plantas sempre são uma maneira fácil de dar vida ao hall de entrada. Dependendo do tamanho dele, você pode optar por árvores pequenas, mas também vão muito bem as folhagens e os vasos de flores, especialmente os mais sofisticados, como orquídeas. Lembre-se de que é preciso claridade e cuidados frequentes para manter as plantas em perfeito estado. No caso de um apartamento, um arbusto verde pode ser colocado no vestíbulo, junto à porta de entrada. Procure um profissional para saber que plantas se adaptam melhor ao seu hall de entrada ou vestíbulo para não ter a ingrata surpresa de vê-las definhar e morrer. No projeto de Marcelo Lopes Arquitetura para este hall de entrada, um vaso branco abriga plantas altas e verdes, que suavizam o estilo clássico do ambiente.

Arte e escultura

Residência LB - Carlos Bratke : Janelas   por Joana França
Joana França

Residência LB – Carlos Bratke

Joana França

Arte e escultura são uma ótima forma de enriquecer e sofisticar seu hall de entrada. Seja com a disposição de telas clássicas, seja com a exibição de obras modernas e abstratas, o espaço ganha em elegância e beleza. Na imagem acima, uma bela tela contemporânea enfeita o hall de entrada com piso claro e se harmoniza com a porta ultramoderna, que apresenta formas geométricas coloridas. O ambiente claro ganha cor e vibração, o que o torna atraente encantador. Esculturas também podem dar um belo toque ao hall de entrada, se ele for suficientemente amplo para que essas obras sejam contempladas por todos os ângulos. Outra possibilidade é fazer nesse espaço uma galeria de fotografias de arte ou de família, que certamente vai encantar moradores e visitantes. 

Ousadia na porta

E se você quiser realmente ousar, o que faria? Um exemplo é esta porta totalmente dourada, em estilo clássico, que imprime muito requinte ao hall de entrada. Mas cuidado com os excessos: procure manter os outros elementos da decoração, como aparadores e poltronas, em tons neutros e formas discretas. Também pinte as paredes em tons mais sóbrios ou neutros, como cinza ou branco. Outra maneira mais moderna de ousar na porta é usar cores vibrantes, tais como vermelho, laranja e amarelo, as quais combinam muito bem com estilos como o industrial e até o rústico. Combine-a com móveis com design arrojado, mas em tons mais neutros, como branco, preto e cinza. A solução é perfeita para pessoas mais informais ou artísticas.

Maçanetas originais

Que tal conferir ainda mais sofisticação à porta do seu hall de entrada? Um jeito relativamente fácil de fazer isso é trocar as maçanetas triviais por modelos originais e exclusivos, como por exemplo peças desenvolvidas por designers. Outra maneira é ir em busca de maçanetas antigas, com desenhos rebuscados e materiais nobres, em antiquários. Formas diferentes, sejam elas modernas ou clássicas, podem fazer das suas maçanetas um diferencial na decoração da entrada da casa. Procure harmonizá-las com o estilo e cor da porta de entrada, apostando em modelos dourados, prateados e acobreados, entre outros.

Placas na porta

Se o seu estilo for mais informal, rústico ou intimista, pode gostar de ter uma placa com o nome da família na porta. Pode ser uma placa bem-humorada, que receba os visitantes com simpatia. Outros enfeites também podem ser utilizados, como símbolos espirituais e religiosos, flores naturais em guirlandas ou pintadas na porta, placas com dizeres espirituosos, enfim coloque a sua criatividade para funcionar. Ou quem sabe pintar a porta com tinta de lousa para que as crianças se encarreguem da arte ou para que os visitantes deixem um recadinho simpático. Sempre se pode apagar tudo e começar novamente. 

Portão de bambu

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld

BAMBU CARBONO ZERO

Uma saída original e também ecológica é este portão de entrada totalmente revestido de bambu, incluindo a garagem automática. O resultado é homogêneo, discreto, natural e bonito. Outros revestimentos podem deixar a entrada da sua casa tão interessante quanto esta, como por exemplo pedra ou uma parede verde, composta de plantas trepadeiras que embelezam e ocultam o interior. Algumas dessas plantas produzem flores, o que deixaria a frente da casa colorida e cheirosa. Para outras dicas sobre hall de entrada, leia este artigo.

Que ideias você tem para um lindo hall de entrada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!