Residencia PG: Casas modernas por F:POLES ARQUITETOS ASSOCIADOS

Com fachada fantástica, mansão de 800 m² em SP vai te impressionar

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Uma fachada pode esconder muitos segredos. Por trás de sua solidez e forma, jamais sabemos o que vamos encontrar. E esta é uma das faces tão fascinantes da arquitetura, em especial a arquitetura moderna, que é capaz de aguçar os sentidos, provocar sensações e enriquecer perspectivas.

Esta casa que conheceremos hoje, localizada em Araçoiaba da Serra, esconde-se por trás de uma fachada intrigante, acabada em zelo e delicadeza. Quando adentramos seus espaços, somos mais uma vez impressionados por uma espacialidade que simplesmente não poderíamos esperar. A construção de possibilidades arquitetônicas em coesão com as necessidades dos moradores, gerou um resultado totalmente contemporâneo e personalizado. Ao todo, são 800 m² de ambientes iluminados, integrativos e acabados em perfeição.

O projeto ficou por conta do escritório brasileiro F:POLES Arquitetos Associados, locado em Sorocaba-SP. A autoria é assinada por Fernando Carmona Poles e Tiago Martins. Profissionais comprometidos com uma linguagem atualizada e um projeto conciso e muito bem gerenciado do começo ao fim. Fotografia por Gisele Freire

Sem mais, conheça tudo sobre seus interiores, exteriores e permita-se envolver. Vamos lá!

Fachada quente e moderna

Apesar do que costumamos imaginar, a ideia de ter uma fachada moderna pode funcionar em diferentes sentidos. Neste caso, vemos uma intensão de trazer materiais naturais e cores quentes que adicionam calor ao resultado geral. Através destas escolhas, a arquitetura ousou em uma volumetria que se estica e se contrai, gerando um volume de linhas horizontalizadas e diferentes sensações. O resultado, então, permitiu uma fachada moderna e ao mesmo tempo orgânica, com uma intensão peculiar e original, que resguarda interiores imperdíveis.

Uau! Uma piscina incrível!

A partir da entrada que vimos na fotografia anterior, acessamos a casa e conhecemos mais intimamente sua arquitetura e distribuição ao longo do terreno. E a surpresa é inevitável!

Os muros e a alta fachada que vimos antes, dão lugar à uma casa totalmente aberta para seu exterior e área de lazer, dialogando o tempo todo através de uma relação bastante intrigante. Desta forma, é possível até que se confundam exteriores e interiores, onde a apenas um passo encontramos uma maravilhosa piscina que completa os traços esbeltos e elegantes do desenho arquitetônico.

Espaços que se completam

Nesta visão mais aproximada da piscina e a partir de outra perspectiva, fica claro como a inteligente relação arquitetônica completa os espaços e recria ideias ousadas e super interessantes. Aqui, a piscina segue desde o exterior até o interior, acompanhando um desenho livre, com poucos elementos além de planos extensos e superfícies muito bem acabadas. 

Desta forma, foi possível trabalhar o programa da piscina para que fosse aproveitado tanto durante o dia, quanto durante a noite, aproveitando-se o projeto de iluminação. Além disso, esta opção favorece diferentes opções de aproveitamento do sol. Ou seja, uma delícia para todos os gostos!

A cozinha perfeita

Ao entrarmos na casa, encontramos ambientes totalmente iluminados e muito amplos. As grandes aberturas permitem que a luz entre e que a ventilação flua naturalmente, realizando uma atmosfera de conforto e tranquilidade. Em grande parte, toda a amplitude visual é também favorecida pelo uso intenso do branco na maioria dos revestimentos, além de um projeto cuidadoso de iluminação artificial, embutida no forro. 

Para configurar esta cozinha social, a escolha de superfícies brancas foi cuidadosamente contrastada com alguns toques de madeira, resultando em um espaço clean e minimalista. Perfeito para quem preza sempre por ordem e limpeza em casa.

Amplitude e luz abundante

A área social da casa só está completa com sua imensa sala de estar. Neste ambiente social amplo em todas as direções e sentidos, a escolha por um visual contemporâneo e minimalista traz uma sensação de pura paz. O branco reina completamente no espaço, mas as grandes transparências trazem toda a cor da natureza ao redor para dentro dos ambientes. Aqui, um sofá confortável e nada mais. Pois é a vista que recebeu o papel principal!

Jantar e cozinha privativos

Para aqueles que acham os ambientes muito amplos um tanto impessoais, a arquitetura e programa da casa mostraram flexibilidade e surpresa, ao incorporar ambientes mais íntimos e privativos. Para além da cozinha social que encontramos anteriormente, há também na casa uma segunda cozinha, de configuração mais prática e que sugere um uso mais comum e diário.

Aqui, o preto aparece como revestimento no piso e superfícies, contrastando com o branco mas mantendo um caráter de ordem e praticidade, aliado com a linguagem moderna.

Jantar e cozinha privativos

Já na área de jantar, a mesa oval traz uma novidade para todo o design da casa, um olhar contemporâneo através das curvas. Aqui, os intensos contrastes permeiam dois espaços conectados, muito iluminados e de materiais de acabamentos lisos e impecáveis. E assim terminamos nosso tour, inspirados e surpreendidos com esta arquitetura cheia de incríveis ideias.

Que tal conhecer mais um projeto? Acesse:

Uma casa de família amigável e fabulosa! 

De casa velha a paraíso de delicadeza!

Veja mais fotos desta casa linda:

Surpreendido(a) com esta arquitetura? Então conte pra gente o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!