Projeto Comercial de Arquitetura: Por que Investir e o Que Considerar?

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto Comercial de Arquitetura: Por que Investir e o Que Considerar?

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
CROSSFIT FRIBURGO: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
Loading admin actions …

A contratação de um arquiteto ou designer de interiores faz toda a diferença na criação de um projeto comercial com identidade própria e personalidade única. Nestes três projetos da DV Arquitetura, um escritório de arquitetura jovem localizado e atuante na cidade do Rio de Janeiro há dois anos, mostramos como é essencial definir um conceito cujos elementos viabilizem tanto apelo estético quanto funcionalidade dos ambientes comerciais.

Criatividade e personalidade são qualidades essenciais na arquitetura residencial, mas talvez sejam ainda mais importantes na arquitetura comercial, uma vez que estabelecem o perfil de uma marca, aquilo que a torna única. Assim, a contratação de um arquiteto ou designer de interiores para a criação e o desenvolvimento de um projeto comercial é imprescindível, pois garante que fatores como estilo, funcionalidade e originalidade serão incorporados ao projeto e manifestos na execução da obra.

A iluminação também é um aspecto fundamental para garantir conforto e bem-estar a funcionários e clientes, além de cumprir um papel também no que diz respeito ao estilo que identifica cada marca.

A originalidade, por sua vez, é crucial para que uma marca crie uma experiência única junto aos possíveis clientes e depende tanto do estilo quanto da funcionalidade. Cores, texturas e materiais são parte do que define um estilo, fazendo, portanto, com que revestimentos, forros e pisos criem uma identidade própria para o local.

A funcionalidade, por sua vez, vai depender largamente da otimização do espaço, que não apenas aproveita da melhor maneira possível cada centímetro disponível (algo muito necessário em pontos comerciais reduzidos), como também encontra soluções inteligentes e criativas para que cada centímetro atenda satisfatoriamente ao propósito de um espaço e às suas funções. Entre os elementos que contribuem para a funcionalidade de um espaço está a iluminação, que também tem seu apelo estético.

Você vai conhecer a seguir três projetos comerciais realizados pelo escritório DV Arquitetura que são um bom exemplo de como se pode trabalhar essas questões com sucesso. A proposta da empresa é justamente desenvolver um arquitetura jovem em que a personalidade e a criatividade sejam exploradas com ousadia e modernidade. Siga conosco e saiba mais!

Crossfit Friburgo (Nova Friburgo, RJ)

CROSSFIT FRIBURGO: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

CROSSFIT FRIBURGO

DV ARQUITETURA

Este primeiro projeto trata da criação de uma identidade arquitetônica e visual perfeitamente alinhada com a nova fase da marca, agora em um novo espaço com 800m² de área. O orçamento apertado, as muitas necessidades e o prazo de execução foram determinantes no desenvolvimento do projeto. A escolha de materiais brutos e de baixo custo ajudou a criar um estilo industrial que combina com o movimento próprio do esporte. Assim, os guarda-corpos se apresentam como grades com estrutura metálica e um painel OSB e uma telha metálica na cor amarela servem de revestimento. No que se refere à iluminação, as lâmpadas tubulares também enfatizam o estilo industrial.  

CROSSFIT FRIBURGO: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

CROSSFIT FRIBURGO

DV ARQUITETURA

Em termos de estilo, a vibrante cor amarela das paredes, que estimula a ação e o movimento, faz uma composição perfeita com as pilastras e outros elementos na cor preta, destacando o apelo industrial da decoração. O piso em cimento queimado também contribui para a afirmação desse estilo.

CROSSFIT FRIBURGO: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

CROSSFIT FRIBURGO

DV ARQUITETURA

No mezanino, as cores utilizadas nos revestimentos e pisos, o verde e o amarelo, também criam uma identidade vibrante e jovial, com um toque de brasilidade. O teto conta com claraboias para entrada da luz natural no espaço amplo, enquanto as lâmpadas metálicas, também exemplos de um estilo industrial, oferecem iluminação artificial localizada nas passagens superiores.

Quiosque Sensória (Botafogo Praia Shopping, Rio de Janeiro)

Quiosque Sensória: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

Quiosque Sensória

DV ARQUITETURA

O tamanho exíguo do ponto comercial deste segundo projeto, uma área de 9m², foi o seu principal desafio, uma vez que havia uma grande quantidade de produtos a ser acomodados no espaço. A solução foi a criação de estruturas verticais com prateleiras em diferentes níveis para aproveitar ao máximo o espaço aéreo do quiosque.

As cores e os materiais também foram decisivos para marcar o estilo industrial: a combinação de madeira de demolição com a cor preta caracterizou o espaço, enquanto as estruturas de metalon na área de exposição dão um toque contemporâneo.

Também merecem destaque os efeitos estéticos provocados pelas ripas de madeira em posição horizontal e pelo piso que imita as calçadas cariocas.

Quiosque Sensória: Espaços comerciais  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

Quiosque Sensória

DV ARQUITETURA

Já a iluminação com spots pretos em trilhos reforça ainda o estilo industrial que norteia o projeto.  

Quiosque Beco do Café (Shopping Downtown, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

QUIOSQUE BECO DO CAFÉ : Bares e clubes  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

QUIOSQUE BECO DO CAFÉ

DV ARQUITETURA

A área de 19m² deste terceiro projeto também apresentou desafios, mas não impediu que a identidade arquitetônica da marca fosse definida na criação de um duplo espaço dividido em dois setores: a ilha de preparo e um pequeno salão para as mesas destinadas à recepção dos clientes.

Na ilha de preparo, a combinação de madeira clara ripada com a cor preta das paredes, da bancada e das estruturas metálicas enfatizou um estilo industrial, que se manifesta também nas luminárias metálicas pendentes na cor vermelha e nos spots pretos. A iluminação natural proporcionada pelas amplas janelas favorece o conforto visual durante o trabalho na ilha.   

QUIOSQUE BECO DO CAFÉ : Bares e clubes  por DV ARQUITETURA
DV ARQUITETURA

QUIOSQUE BECO DO CAFÉ

DV ARQUITETURA

Elementos do espaço como piso e parede em cimento queimado, parede em tijolinhos aparentes e forro de madeira pinus também sugerem um estilo rústico, que se mescla harmoniosamente ao estilo industrial mais evidente na ilha de preparo, reforçando a marca. Um toque de jovialidade e descontração é dado pela bicicleta amarela pendurada na parede, ela também um indício da identidade da marca.  

A DV Arquitetura, comandada pelas arquitetas Alice Carestiato e Maria Belleza, realiza projetos de arquitetura e de interiores, além de prestar serviços de reforma e de acompanhamento de obra na Barra da Tijuca e na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, além de cidades na região serrana, como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Para contatar o escritório, acesse o telefone +55-21979106061 ou o site www.dv.arq.br.

Gostou dos projetos?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!