DIY: renovando as escadas de madeira!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

As escadas são um item útil, que além de servir como acesso a outros andares da casa, também podem agregar beleza e estilo na decoração de ambientes. A madeira é um dos materiais mais utilizados para construção de escadas. Elas são charmosas e muito versáteis e compõem a arquitetura da casa, conferindo um ar de sofisticação quando colocadas como o centro da decoração da casa. 

Para manter a beleza de uma escada de madeira e evitar riscos no piso, faça uma limpeza contínua e uma manutenção periódica dos degraus, para assim evitar que este belo objeto seja danificando com seu uso constante.

É possível encontrar modelos de escada de madeira com diferentes estruturas, formatos, degraus e tonalidades da madeira, para variados estilos de decoração.

Seja escada interna ou externa para piso inferior da casa, aprenda neste artigo, algumas dicas de como cuidar e fazer a reforma deste belo e útil artigo de decoração para sua casa!

Quando as escadas precisam de reforma

Com o passar do tempo há um desgaste natural em pisos e escadas de madeira, porém este desgaste não se aplica a suas camadas mais superficiais, em especial ao verniz e às camadas de cera, portanto mesmo que a escada de madeira esteja com aspecto já muito envelhecido, será possível o restaurar deixando como novo.

O processo é simples, mas caso a área que necessita reforma o seja grande, é importante contratar um profissional para fazer o ajuste, devido a necessidade de ferramentas elétricas. E se for um ajuste simples, você mesmo pode fazer, baste seguir estes passos: 

1. Faça raspagem de todo o piso de madeira, nesta raspagem já aproveite para remover toda a massa que há entre uma tábua e outra para posteriormente aplicar outra. Neste momento o cuidado que se deve ter é para apenas raspar a madeira e não riscar, riscos profundos podem ser trabalhosos de serem resolvidos. 2.  Lixe da escada, primeiramente com uma lixa média e depois com uma lixa bem fina, isto deixará seu piso com as tábuas prontas para receber o acabamento. 3. Aplique uma tinta seladora e o verniz especiais para piso de madeira. 4. depois, deixe secar 5. faça a manutenção com cera incolor e passe um pano úmido para retirar a sujeira e a poeira.

Mantenha sua escada bonita e bem cuidada como este exemplo, assinado pela decoradora, Glória Roma.

Escadas desgastadas

Em escadas mais desgastadas pelo o uso contínuo, geram depresssões na madeira que com o uso, podem provocar rachaduras maiores, gerando um problema ainda maior. Para evitar isso, faça já a reforma da escada de madeira,  com revestimentos variados para dar a esta escada um aspecto mais moderno e com novo visual.  

Nesse projeto, a escada confere neutralidade a decoração ao acesso ao segundo pavimento da casa a estrutura em madeira mais clara, adicionou ao ambiente, um visual limpo e leve ao ambiente.

Arranhões profundos

Aparador com laca preta: Corredor, vestíbulo e escadas  por Janete Krueger Arquitetura e Design

Arranhões são ocorrências comuns. Algumas soluções podem ajudar a disfarçar esse arranhões mais profundos: 1. passe uma lixa média para remover os arranhões e deixar a superfície mais lisa. 2 . aplique uma camada de verniz e deixe secar. Para a manutenção da escada, utilize cera incolor para manter o brilho e a limpeza da superfície. 

Como uma outra alternativa para proteger sua escada de madeira. É cubrir a escada. Tapetes especiais ou outras coberturas podem ser aplicadas aos degraus usando fita de carpete. Esses materiais não só irão proteger a madeira de arranhões, mas também irão deixar a escada menos escorregadia e mais segura para subir e descer.

Esta escada em madeira faz parte de um projeto desenvolvido por Janete Krueger Arquitetura e Design.

Bordas danificadas

As escadas de madeira mais clássicas, possuem as bordas trabalhadas em formatos arredondados. Assim como toda escada de madeira necessita de manutenção, este elemento também necessita de cuidados e para manter um bom aspecto. Se as bordas já estão muito envelhecidas os desgastadas, lixe a superfície com uma lixa mais fina e em seguida aplique cera incolor. Mantenha a superfície limpa e bem cuidada para que toda escada permaneça com ótima aparência.

Degraus danificados

Os degraus danificados podem ser perigosos para quem os utilize, por isso, a sua reparação é indispensável. Mas nem todos os degraus de uma escada precisam de ser mudados, se um ou dois degraus necessitam de manutenção, retire-os e repare, ou substitua por novos degraus. 

Escadas barulhentas

Corredor, vestíbulo e escadas  por Els Home
Els Home

Tende d'arredamento

Els Home

A madeira é um material que dilata e contrai conforme o uso e a umidade do ambiente. É normal numa casa ouvirem-se rangidos e estalos quando se sobe ou desce de uma escada de madeira. Os degraus das escadas também podem ranger por falta de várias peças, ou por ficaram danificadas com o tempo. Isto acontece especialmente por baixo dos degraus. As escadas podem ser facilmente consertadas se tiver acesso à parte de baixo. Se o problema não for tão sério, como solução para minimizar estes ruídos indesejáveis, vale apostar em aplicar materiais para forrar os degraus da escada. Os materiais emborrachados, ou laminados que imitam a cor da madeira, são fáceis de aplicar e ajudam a isolar os ruídos.

Manutenção para um ótimo resultado

As escadas de madeira, podem ter aspectos modernos e com ar contemporâneo, e deixam a casa ainda mais moderna e cheia de personalidade. Para que este seja um artigo especial para decoração da casa, capriche na manutenção e tome todos os cuidados devidos para ter este objeto embelezando a decoração da sua casa. Este projeto é assinada por Holloways of Ludlow Bespoke Kitchens & Gabinetery, no Reino Unido. 

Modernize as escadas de madeira

Corredor, vestíbulo e escadas  por Stol-Art Schody
Stol-Art Schody

Schody dywanowe

Stol-Art Schody

A escada flutuante é o modelo que possui degraus que por sua vez são fixados ou chumbados na parede. Essa estética que a escada oferece pode compor um ambiente inovador, com ares de contemporaneidade o que contribui muito para a decoração e contrasta com o interior desta residência de estilo industrial. Neste modelo, o guarda-corpo da escada em vidro temperado, amplia a sensação de suspensão e deixam flutuar os degraus.

Gostou das dicas para cuidas da sua escada de madeira?Deixe seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!