Beleza e energia: escolha a decoração oriental!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Em meio a tantas pressas que deixam nossos dias agitados e estressantes, os momentos de equilíbrio e relaxamento são essenciais para que possamos viver melhor. Chegar em casa e encontrar um conjunto decorativo perfeito para que possamos reequilibrar a harmonia no tato com nossa mente e espírito, é uma atividade comum quando mantemos o estilo de decoração oriental.

Mestres das sabedorias que dominam o equilíbrio emocional e físico, as culturas de países orientais somam milênios de aprendizado quanto ao domínio da própria mente, o que é fundamental em tempos onde o estresse é um dos males mais comuns que assolam a vida moderna. A decoração baseada nas referências orientais, podem seguir os mais diferentes caminhos e composições para o lar. Na China, por exemplo, a utilização de tons como o vermelho e o dourado serve para todos os espaços. Soma que traz o direcionamento decorativo para ideias de poder e riqueza, é muito comum que a presença de imagens com dragões e a flor de lótus também façam parte da composição decorativa destes ambientes.

Se a preferência é pelo estilo decorativo japonês, o direcionamento da decoração deve ser focado em cores mais sóbrias, onde a presença de objetos como leques, bambus e pássaros são mais comuns. É importante saber que a principal característica na decoração japonesa é a busca por um ambiente equilibrado, onde apenas o essencial marca presença na decoração. 

Já, países como Indonésia e Tailândia buscam composições mais místicas, onde a cultura de cada país é amplamente valorizada, sendo que é muito comum vermos diversos tipos de imagens de figuras divinas e mitológicas em ambientes como a sala de estar ou quarto, onde também deverá ter um espaço especialmente direcionado para a meditação e oferendas. 

Se a intensão é ainda a decoração baseada em países como Turquia e Índia, a utilização de cores fortes somado a ampla valorização de peças em tecidos, como tapetes, pode conferir o estilo decorativo alegre e de muito misticismo. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características na composição decorativa de alguns países do oriente, que tal seguir conosco e conferir alguns projetos incríveis que se basearam nestas maravilhosas culturas? São ideias lindas e que trazem para o lar um pouco da harmonia e equilíbrio que a decoração oriental muito preza. Por isso, respire um pouco mais calmo, deixe a rotina excessiva de lado e siga conosco para aproveitar toda a magia das decorações orientais. 

Inspire-se! 

Personalidade em cada detalhe

Luxo, requinte, beleza e uma composição harmônica fantástica. As possibilidades de composição decorativa com temas orientais é mesmo incrível. Pensadas para conferir personalidade e luxo nos ambientes, as decorações com tema oriental fazem-nos sonhar com o seu infinito mundo místico. Neste projeto do Estúdio Pantarolli Miranda – Arquitetura Design e Arte, de Curitiba (PR), a utilização de diversos elementos de diferentes culturas orientais, deixou esta sala de estar com um resultado belíssimo. 

Com o tom que lembra o terroso, muito comum em países próximos ao deserto, a composição do ambiente ganhou a presença de vasos chineses, porcelanas egípcias, peças tailandesas e tapete indiano. Uma soma incrível onde a presença do sofá clássico deu o perfeito toque especial, embelezando ainda mais a composição do espaço.

Mundo zen tailandês

Sala de estar  por DeBORLA
DeBORLA

Inspiração oriental

DeBORLA

A decoração tailandesa e indonésia valorizam muito os Deuses e mitos que fazem parte da cultura local. Por este motivo, é muito comum nesta decoração a presença de imagens que simbolizam estas figuras, assim como em praticamente todas as regiões desses países. Conhecidos pela reverência e harmonia com as lindas paisagens paradisíacas de seus países, esses países valorizam muito as peças artesanais produzidas com o uso de fibras e cipós. 

Neste belo projeto, o pequeno espaço foi decorado com a ótima composição suave do tom palha e o branco, onde o quadro com a imagem mística faz composição com a presença dos grandes e belos cestos artesanais.

O encanto do tapete indiano

Varanda, alpendre e terraço  por ITAO
ITAO

Tapis extérieur imprimé oriental

ITAO

Uma das peças decorativas mais tradicionais do mundo, sem dúvidas, é o tapete indiano. Coloridos e belíssimos, os tapetes indianos são milenares e podem contar histórias dos povos de determinadas regiões do país. Confeccionado a partir de tecelagens artesanais, estes tapetes são verdadeiros patrimônios culturais indianos. Para a decoração, a indicação é sempre a soma destas peças com móveis de tons neutros, já que os desenhos dos tapetes em geral carregam muitas variações de cores. 

Neste projeto, por exemplo, a decoração do espaço com a presença do tapete indiano ficou perfeita para a composição da sala de estar na cor branca, onde a iluminação natural recai perfeitamente sobre as peças para valorizar todos os detalhes do ambiente.

Relaxe com a harmonia do bambu

Muito comum em regiões asiáticas, o bambu é outro elemento que confere ótimas possibilidades decorativas para diferentes ambientes. Muito versátil, o caule da planta pode ser utilizado de muitas formas, como, por exemplo, em móveis, vasos, cercas, telhados ou até mesmo como revestimentos em paredes. E é esta ideia que podemos observar nesta relaxante varanda projetada pela decoradora de interiores, Fernanda Moreira, de São Paulo (SP). Utilizando uma longa poltrona reclinada. O painel de bambus ao fundo dá o toque simplista e natural muito valorizado em decorações japonesas.

Beleza misteriosa

Apartamento Bairro de Higienópolis: Quarto  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Um toque de mistério sempre faz parte dos belos encantos que rondam a decoração com estilo oriental. Mistério que, por exemplo, nos faz pensar em como é a lâmpada e efeitos visuais que esta maravilhosa luminária traz ao quarto composto pelo escritório Carmello Arquitetura, de São Paulo (SP). Utilizada de forma suspensa sobre o pequeno gaveteiro ao fundo, a luminária compôs um conjunto belíssimo com o papel de parede em cor azul pastel, assim como o grande baú de madeira com desenhos orientais colocado à frente da cama. O resultado é um quarto de harmonia e clima singular.

Meditar é essencial

Salas de estar asiáticas por LuxuryTrees ®
LuxuryTrees ®

Bonsai und Tokonoma

LuxuryTrees ®

Uma das maiores tradições da cultura oriental, mais precisamente na região asiática, é a prática da meditação. Cientificamente comprovada como exercício para o cérebro, a meditação consiste no repouso em lótus, onde os olhos ficam fechados e o silêncio dos pensamentos é a principal forma de harmonização da mente. Espaços específicos para esta prática são tradicionais em decorações orientais, onde, especialmente no Japão, a presença de elementos como Bonsais e imagens mitológicas compõem o ambiente. A escolha por um espaço meditativo é uma ótima opção não só para a composição da decoração, mas, também, para a própria saúde. 

O que você acha deste estilo de decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!