SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Qual o formato de cozinha ideal para sua casa?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você está pensando em reformular a sua cozinha e mudar a distribuição dos móveis e eletrodomésticos, a primeira coisa que deve conhecer são os diferentes tipos de distribuição para definir qual se ajusta melhor ao seu espaço. A cozinha é o grande coração da casa, o lugar onde a magia acontece nos momentos de interação familiar ou reunião com os amigos. 

Antes de escolher qual formato se encaixa melhor é preciso considerar os elementos determinantes existentes na sua residência. Bem, as cozinhas planejadas são uma boa solução, pois são versáteis e você pode fazer sua cozinha projetada sob medida e de acordo com as suas necessidades. Porém, devem ser analisadas duas questões: a primeira seria o espaço disponível e a segunda o seu estilo, ou seja, se a família gosta de cozinhar, por exemplo, transformando este espaço em uma área social da casa.

Afinal, você passar uma grande parte do tempo na cozinha, por isso, além de funcional, é importante que esse espaço também seja belo, bem decorado e proporcione sensação de bem estar. Assim como qualquer outro ambiente, as cozinhas também devem ser decoradas de acordo com a sua personalidade. Você pode optar por uma decoração de cozinhas vintage, retrô, moderna, clássica, rústica ou até mesmo misturar diferentes estilos, sempre de maneira harmoniosa e sofisticado. 

E aí?! Animado para começar a montar a cozinha do seu jeitinho? Confira alguns formatos!

Cozinha em forma de ‘U'

Neste modelo a circulação torna-se muito fácil e bem distribuída. É possível conseguir uma ótima distribuição e aproveitamento dos móveis, com linearidade e uniformidade.

São cozinhas agradáveis, que exigem espaço grande. O seu formato permite ter maior número de armários e gavetas e, em função do espaço ser maior, devemos ter cuidado para não deixar confusa a localização dos eletrodomésticos como micro-ondas, lava-louça e fogão, perdendo a sua praticidade no momento da utilização.

​Cozinha em forma de ‘L'

Para uma cozinha funcional e simples é preciso que tenha os equipamentos necessários, como o fogão, geladeira e pia. Não importa seu tamanho, a cozinha em L é uma ótima opção para qualquer tipo de espaço.

É a melhor opção para deixar a cozinha funcional, por isso, tente disponibilizar os eletrodomésticos seguindo essa ordem de layout. Normalmente, a pia e a geladeira ficam na mesma parede. Uma sugestão é utilizar o fogão cooktop já que ocupa uma bancada menor. Caso possua uma cozinha pequena, o formato de dispor os balcões é o ideal, pois aproveita as paredes e deixa a circulação mais espaçosa.

​Ilha e mesa

A ilha é colocada no meio da cozinha com os mesmos acabamentos da base e dos armários, às vezes. É um acessório prático, onde podem ser inseridos fogão, lava-louça ou tampo para alimentação. Caso a cozinha tenha espaço, esta bancada pode também funcionar como mesa de refeições. Mas deve-se notar que ao deixar o fogão longe da pia a tarefa de levar panelas e condimentos de um local para o outro se torna muito mais demorada, exigindo maior movimentação.

Ela se aplica bem ao estilo gourmet que tem como objetivo permitir  que o cozinheiro interaja com seus convidados, conversando naturalmente, enquanto estes assistem ao preparo dos alimentos e degustam porções. O projeto da cozinha foi idealizado por Luiz Veneziano Arquitetura, localizado em Ribeirão Preto. 

Cozinha linear

Já se o espaço de sua cozinha for amplo, aproveite uma das laterais para compor um balcão de refeição. Outra maneira de incrementar a cozinha é inserir armários suspensos à bancada e optar por equipamentos eletrodomésticos embutidos. Uma sugestão incrível também é inserir um móvel suspenso para o micro-ondas, de maneira a deixá-lo na altura adequada e não perder o espaço dos armários.

O grande segredo para cozinhas pequenas é investir em armários nas paredes, diversos módulos em todos os cantos de cima à baixo, inclusive em cima da porta se for preciso. Deixar tudo organizado para livrar espaço no balcão e no corredor.

Acessórios modernos e cozinha independente

O espaço das cozinhas é muito melhor utilizado quando dispõe de acessórios e utensílios adequados, ou seja, quando é um lugar onde se pode cozinhar à vontade e com comodidade e praticidade. Para que isso seja possível, o melhor é ter o auxílio de utensílios de cozinha, móveis e acessórios de decoração que farão com que as cozinhas se tornem o lugar perfeito para cozinhar e entreter os amigos e familiares.

Os eletrodomésticos mais utilizados como lava-louças, geladeira, forno e fogão, devem ficar próximos uns dos outros, ajudando assim a economizar distâncias e deslocamentos desnecessários pelo cômodo. Os utensílios de cozinha mais usados devem ser dispostos de maneira organizada e estar sempre a uma altura de fácil alcance para quem usufrui do espaço. O restante dos acessórios podem ser guardados em armários ou gabinetes mais distantes.

Iluminação para cozinhas

Cozinhas  por MOB ARCHITECTS

Acerte na iluminação, pois é importante que as cozinhas contem com diferentes zonas iluminadas, já que para cada ponto deste cômodo é necessário um tipo específico de luz, com uma determinada intensidade. A sintonia perfeita pode ser conseguida com uma boa mescla entre o espaço de trabalho e a iluminação. Qualquer lugar das cozinhas no qual se trabalhe preparando alimentos deve estar perfeitamente iluminado, seja sobre o fogão, bancada ou pia.

As luminárias pendentes são perfeitas para serem colocadas acima da mesa de jantar, já que projetam a luz sobre a mesa de forma direcionada e possuem altura ajustável. Seja qual for o formato e distribuição eleito para as cozinhas, o importante é que ela seja a cozinha dos seus sonhos, onde é possível se sentir verdadeiramente em casa!

Gostou do artigo? Comente.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!