7 truques bons e baratos para decorar sua cozinha pequena

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O bom e barato nem sempre é uma soma que pode ser facilmente aplicada na decoração. No entanto, quando o assunto é sobre cozinhas e, especialmente, cozinhas pequenas, então a necessidade de encontrar soluções práticas que embelezem o ambiente a um custo acessível, torna-se essencial. Afinal, por ser um local importante na casa, a decoração da cozinha não pode passar despercebida, e muitas vezes a solução para isto está nos detalhes decorativos que poderão ser parte do ambiente.

Escolher entre elementos bonitos e que tenham um custo mais baixo, pode ser uma tarefa não tão fácil quanto pareça. Entre lojinhas de artigos decorativos a espaços amplos com uma infinidade de possibilidades, a melhor escolha pode estar nas opções mais simples. Um toque de cor por meio de um objeto no espaço, pode ser a solução ideal para dar uma aparência ainda mais agradável ao cômodo. Tecidos, como cortinas ou tapetes, podem reforçar a elegância do ambiente, enquanto que, luminárias bem escolhidas, podem trazer um pouco mais de modernidade à composição. 

O grande segredo para um toque simples e bem aplicado à decoração é optar pelo equilíbrio na escolha dos elementos. Ou seja, o melhor a se fazer para decorar uma cozinha pequena, é evitar o excesso de objetos, pois isto poderá poluir visualmente a decoração. A melhor escolha então, é selecionar um ou dois objetos que se complementem e possam dar o destaque necessário para que o espaço pequeno pareça renovado.

Para que você possa ter muito mais boas ideias na decoração de sua pequena cozinha, selecionamos algumas opções que poderão ser muito bem utilizadas na composição daquele espaço pequeno, mas tão querido da casa. Esperamos que você goste das ideias e desejamos que ótimas inspirações surjam com a visita a cada um dos ambientes incríveis compostos pelos nossos talentosos profissionais. Por isso, prepare um bom café, acomode-se à mesa e prepare-se para deixar sua cozinha ainda mais incrível. Venha conosco e aproveite!

Capriche no splashback

Se você não sabe o que é o splachback, fique tranquilo, pois, muitas pessoas ainda não sabem como nomear aquele cantinho da parede que fica entre o balcão e o armário suspenso. Em cozinhas pequenas, ele acaba sendo o local ao fundo dos objetos que estão acima do balcão, logo, é normal que todos os olhos estejam sempre direcionados para aquele local. Naquele pequeno espaço, as possibilidades de decoração são amplas. Seja pela presença de pintura com cores vibrantes, a presença de adesivos, ladrilhos, azulejos ou outros revestimentos, o custo para incrementar o splachback é baixo, já que o espaço é bem pequeno. Por isso, se você tem uma cozinha pequena e não sabe onde mirar para que a decoração fique destacada, não esqueça-se do splachback. Ele poderá fazer toda a diferença.

Um exemplo de splashback bem decorado está neste projeto da arquiteta de interiores, Débora Pagani, de Porto Alegre (RS). A presença do amarelo que fez uma combinação criativa do splashback com as banquetas, deu uma excelente combinação ao pequeno espaço.

Flores fazem diferença

Cozinha branca: Cozinhas minimalistas por Studio ML
Studio ML

Cozinha branca

Studio ML

Flores sempre fazem muita diferença. Delicadas, coloridas, em diversos tamanhos e facilmente acomodadas em qualquer local do ambiente, optar pela presença das flores para decorar sua cozinha, pode ser muito mais benéfico do que você imagina. Encontradas facilmente em diversas lojas e supermercados, você, provavelmente, não precisará fazer grandes investimentos para mantê-las presentes em sua decoração. Além disto, a presença de flores e plantas funciona perfeitamente para que o ar do ambiente fique mais fresco e filtrado, sendo que, o cultivo delas pode funcionar ainda como uma ótima atividade terapêutica. Com tantos benefícios e a facilidade na compra, é só escolher a flor que melhor se encaixar em sua decoração e dar um visual ainda mais vivo à sua cozinha!

Na imagem, o projeto da pequena cozinha projetada pelo Studio ML, de São Paulo (SP), traz uma composição ótima com a presença da cor branca, que, em ambientes pequenos facilita a sensação de amplitude, acolhimento e iluminação, trabalhando ainda para que peças coloridas, como as pequenas flores sobre a mesa, fiquem ainda mais bem destacadas no ambiente, sendo que a presença da cadeira na cor rosa serviu para reforçar ainda mais este destaque.

Luminárias criativas são bem-vindas!

Apto. Rio de Janeiro: Cozinhas minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. Rio de Janeiro

RSRG Arquitetos

Elas trazem um efeito moderno e impressionam pela diversidade de formatos, cores e funções com que podem serem encontradas. As luminárias criativas são excelentes soluções para ambientes pequenos como as cozinhas. Se bem escolhidas, poderão ser o destaque perfeito em meio aos móveis que compõem o espaço. Uma boa forma de oferecer este destaque, é com a presença de luminárias coloridas em meio aos móveis em tons claros. A beleza desta soma pode ser vista na imagem, onde destacamos o projeto do escritório RSRG Arquitetura, de São Paulo (SP). 

Escolhendo o conjunto de luminárias azuis em meio a decoração off-white, os profissionais deram o destaque perfeito para as cores dos objetos, deixando a decoração do ambiente com a beleza das características minimalistas. 

Tapetes para ficar elegante

A escolha de tapetes e cortinas para a decoração de uma cozinha pequena, deve ser feita com cuidados específicos. Isto, porque presença de fumaça e gorduras no ambiente podem danificar ou acabar dando uma má aparência para as peças. O principal cuidado, nestes casos, é escolher tecidos impermeáveis e que sejam facilmente lavados. 

Neste projeto minimalista do escritório Iná Arquitetura, de São Paulo (SP), a presença do tapete em preto e branco em meio ao ambiente com decoração em branco, é um ótimo exemplo de que organizar bem as escolhas simples, pode fazer toda a diferença. 

Mesa balcão na parede

Sabe quando bate aquela dúvida enorme sobre onde posicionar a mesa de jantar em meio ao espaço tão pequeno da cozinha? Pois, se a sua cozinha for em formato de corredor, uma solução que pode funcionar perfeitamente é a escolha por uma mesa balcão, como podemos notar neste pequeno, mas perfeitamente organizado projeto do arquiteto Léo Shetman, de São Paulo (SP). Alternativa ótima para o pequeno ambiente, a mesa em formato comprido, poderá ficar ótima ajustada à parede, abaixo do armário suspenso.

Conjuntos são perfeitos

Apartamento DE: Cozinhas minimalistas por Arquitetura 1
Arquitetura 1

Apartamento DE

Arquitetura 1

Se o espaço é pequeno, nada melhor do que apostar em soluções prontas para a decoração do ambiente, como conjuntos de armários e balcão em um mesmo tom de cor. Esta escolha foi excelente para este projeto do escritório Arquitetura 1, de Brasília (DF), que optou pela composição entre preto e branco, que serviu perfeitamente para a composição incrível em duas cores para a pequena, mas perfeita cozinha. 

E você, tem ideias boas e baratas para decorar cozinhas pequenas? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!