Ideias incríveis para reciclar árvores mortas!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O que não falta é ideia incrível para você decorar sua casa, principalmente com elementos naturais, pois com a sustentabilidade cada vez mais em alta, nada mais natural que aplicar esse conceito à decoração. Uma forma de por isso em prática é utilizar móveis feitos de árvores mortas ou madeira de demolição, como troncos e galhos. A partir de uma árvore, por exemplo, é possível criar diferentes peças: mesas, bancos, esculturas, abajures, cabeceira e até vasos podem sair do caule de uma só espécie. Basta você ter a mente aberta e levar para dentro da sua residência um pedacinho da natureza.

O principal diferencial da decoração com madeira é a sustentabilidade, já que as matérias-primas são reutilizadas para outros fins. Sem falar, logicamente, na robustez, resistência e durabilidade assegurada pelos diversos tipos de madeira que são aplicadas das mais diferentes formas: lareiras, penteadeiras, armários, mesas de jantar, cabeceira, estantes, painéis, entre outros itens. 

A decoração com árvore morta ou madeira de demolição, também é ótima para as áreas externas da casa, porém, deve-se ter um cuidado especial para que os objetos não sofram com a incidência de raios solares – isto pode danificar a peça. Assim, procure proteger os móveis com verniz.

Afinal, por mais que você conheça muitos estilos de decoração, está difícil criar um ambiente diferenciado e totalmente de acordo com as suas necessidades? Que tal apostar na decoração com madeira de demolição? Por vezes rústica ou mesclada com itens mais modernos, esta inspiração para decorar ganha cada vez mais adeptos e é sobre este tema que falaremos no artigo de hoje. Confira dicas e imagens para criar este décor na sua casa!

Árvores mortas como cabeceira!

MEU RANCHO CONTAINER: Quartos  por AD ARQUITETURA E DESIGN
AD ARQUITETURA E DESIGN

MEU RANCHO CONTAINER

AD ARQUITETURA E DESIGN

Uma ideia é você utilizar restos de toco, galhos e folhas, pois pode ser um bom começo para mãos criativas. Por mais moderna ou clássica que seja a decoração, sempre vale esquentar o cenário com detalhes rústicos, de apelo ecológico, assim extraindo matéria-prima e força criativa da natureza, sem sacrificá-la. Geralmente é chamada de árvore morta, pois sua estrutura foi considerada danificada. O projeto foi idealizado pelo escritório AD Arquitetura e Design, localizado em Campo Grande – MS.

Sem dúvida alguma, a decoração com madeira é charmosa e tem o poder de deixar qualquer ambiente mais aconchegante. Para quem quer integrar a madeira, mas não quer deixar de lado a contemporaneidade, uma dica é mesclar os dois estilos com harmonia para gerar um apelo visual diferenciado e bonito, assim como ficou a cabeceira.

Magia no quarto infantil

Quarto infantil  por homify

Usar a criatividade é apenas o começo para dar vida ao que você deseja para dentro da sua casa, por exemplo, inovar no quarto infantil do seu filho. Além disso, hoje existem várias marcas que já fabricam móveis e objetos decorativos feitos de elementos naturais. A vantagem de comprar desses produtores comerciais  é que a madeira é certificada e vem de florestas remanejadas. Há, no entanto, quem prefira usar a própria criatividade para reaproveitar uma árvore morta ou um pedaço de tronco abandonado. 

No banheiro, árvores mortas finas pode ser chique e funcional!

Como mencionamos no artigo  - a natureza nos oferece um leque amplo e cheio de possibilidades decorativas. Aproveitar estas maravilhas naturais é barato, original e criativo. Lares cálidos e aconchegantes, cômodos rústicos e românticos são possíveis graças aos móveis, acessórios e elementos ornamentais construídos com troncos.

Deixe que a natureza entre também no seu banheiro. Um simples pedaço de tronco de certa altura combinado com outros elementos, é o banco auxiliar ideal para colocar duas pias, por exemplo. Ah, podemos ir além, até o ponto de construir todos os móveis usando vários troncos e apoiar e aplicar sobre eles os sanitários em tons terra, rocha ou cimento. Não tenha medo e inove na decoração do seu banheiro com itens naturais. 

Peças decorativas

Salas de estar campestres por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Boston Light Grey Console Table and TV Unit

The Cotswold Company

O tronco nada mais é que aqueles pedaços de árvores. O estilo ‘detonado’ das peças é exatamente o ponto-chave para a criação dos mais diversos tipos de objetos para decorar qualquer ambiente da residência. De maneira geral, a decoração com árvores mortas resgata o antigo e toda a história advinda dos mais diferentes mobiliários da decoração de interiores. 

Um lindo tronco de bambum pode se transformar numa bela peça decorativa! Quando o assunto é decoração – o espírito é livre para você usar sua criatividade e expressar sua personalidade em cada ambiente da sua casa.

Para uma cozinha rústica

O uso da madeira sempre esteve e estará na moda, mas para que a sua casa não fique parecendo uma caverna, o segredo é fazer um contraponto entre os elementos rústicos e os acessórios modernos. Depende do seu perfil tente mesclar com elementos atuais do mercado, por exemplo, na sua cozinha a madeira com o metal. 

Se a mesa de jantar é de tora, as cadeiras podem ser revestidas de um tecido que contraste com o material, inclusive na cor. Ele pode ser amarelo, laranja ou estampado, mas apenas tenha cuidado para a manutenção da matéria-prima.

Tronco como centro de mesa

Salas de estar modernas por Licht-Design Skapetze GmbH & Co. KG

Um tronco de árvore seco também pode transformar-se numa espetacular mesa de centro – ou um conjunto delas, para a sala. Seja com pés ou sem eles, se optamos pela conservação da estrutura e da forma primitiva da árvore, esta peça irá converter-se na protagonista indiscutível do ambiente. 

Além disso, uma mesa auxiliar também é excelente alternativa atrativa para imprimir um toque distintivo um décor neutro, clássico ou retrô. Você não precisa enquadrar a madeira num estilo da sua residência. Porém, é interessante que você mantenha a madeira original ou coloque umas rodinhas de ferro para fazer com que seja funcional, assim você terá uma sala de estar linda e com objetos personalizados. 

Gostou da ideia de ter um pedaço de madeira em sua casa? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!