Decoração com papel de parede: o toque mágico que seu lar precisa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Opção sempre moderna, mas tradicional quanto a escolha. O papel de parede é mesmo uma opção muito interessante para o lar. Seu uso começou a ser utilizado em meados do século XVI, onde a burguesia europeia demonstrava status com a presença dos papeis de parede na decoração. Excelentes para complementar os mais diversos tipos de decoração, esta escolha pode dar um acabamento incrível, reforçando toda a beleza de um determinado estilo escolhido.

Sempre ótimos para compor ambientes contemporâneos, os papeis de parede vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares e seu custo está cada vez menor, sendo tão interessante quanto a utilização de tintas para cobrir paredes. Se bem instalados, as peças podem durar 5 anos ou mais. Sua aplicação pode ser feita com cola ou adesivagem, com instalação rápida e limpeza fácil. 

A escolha ideal dos papeis de parede tem uma relação direta com o estilo decorativo empregado para o lar. Seja em composições clássicas, modernas, vibrantes ou rústicas, a instalação deste acabamento deve seguir fielmente a decoração do espaço, reforçando a beleza por meio da harmonia visual. 

Um dos cuidados fundamentais para o uso deste material, está no equilíbrio. É preciso o cuidado de não utilizar estilos que deixem o visual decorativo muito carregado, por isso, uma das boas opções é definir a instalação do papel em apenas uma das paredes, criando harmonias perfeitas com os móveis e cores utilizadas no espaço. Alternativas como aplicar o material em apenas um pequeno espaço da parede ou ainda no teto, podem funcionar perfeitamente.

Para que você possa conferir um pouco mais das possibilidades decorativas com o uso do papel de parede, trouxemos alguns projetos incríveis criados por nossos profissionais. Em cada imagem, você poderá ver toda a beleza e elegância que a escolha do papel de parede pode trazer ao seu lar. Por isso, siga conosco, observe cada um dos ótimos projetos abaixo e inspire-se com o homify!

Modernidade Incrível

Um amplo corredor pode oferecer muito mais possibilidades decorativas do que se imagina. Por isso, contar com a consultoria de um bom profissional pode fazer muita diferença na escolha das peças para a decoração. Neste lindo projeto, por exemplo, o amplo corredor na cor escura foi decorado com a presença do papel de parede em textura moderna, que se estende em um pequeno espaço da parede ao teto. As cores utilizadas, com a presença marcante do vermelho, foram perfeitamente iluminadas para destaca-las ainda mais em meio ao moderno ambiente.

Elegância em Plenitude

A cor preta é sempre sinônimo de elegância. Atemporal e excelente para reforçar o efeito decorativo de praticamente qualquer ambiente, esta escolha criou um perfeito incrível neste quarto belíssimo. No projeto, a escolha pelo papel de parede com desenhos de flores em tom cinza e o fundo na cor preta, trouxe uma composição maravilhosa com os tecidos utilizados para decorar a cama centralizada com a companhia dos belos abajures. O contraste da cabeceira e das luminárias, conferiu um efeito perfeito na utilização de peças em preto e branco.

Aconchego Perfeito

A presença dos papeis de parede na cozinha pode trabalhar com efeitos diversos. Desde a utilização de cores vibrantes para proporcionar um ambiente mais criativo, ao uso de composições mais clássicas com cores mais neutras, a escolha correta do papel de parede conforme o estilo decorativo, reforçará muito mais a beleza do espaço. E beleza é o que não falta nesta cozinha projetada pelo escritório T+H Arquitetura & Interiores, de São Leopoldo (RS). Optando pela instalação do papel de parede de textura clássica em tom neutro nos diferentes espaços do ambiente, a composição com os modernos equipamentos, trouxe uma ótima composição visual ao ambiente.

Delicadeza e Fofura

Edifício Solar dos Pinheiros: Quarto infantil  por Carla Almeida Arquitetura
Carla Almeida Arquitetura

Edifício Solar dos Pinheiros

Carla Almeida Arquitetura

A utilização do papel de parede no quarto infantil pode contribuir para composições incríveis, com toques divertidos ou delicados que devem acompanhar toda o visual decorativo do ambiente. Neste projeto fofo da arquiteta Carla Almeida, de Passo Fundo (MG), a escolha de duas pequenas faixas verticais em rosa parede lateral, deu um toque delicado e ótimo ao pequeno quarto. No teto, a iluminação com pequenas lâmpadas LED coloridas, funcionou com um efeito visual belíssimo.

Contemporâneo Artístico

Projeto Alto de Pinheiros - SP: Salas de estar modernas por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

A aplicação do papel de parede tem tudo a ver com ambientes de decoração contemporânea. Escolhidos como peças artísticas, a presença desta peça pode trabalhar com uma elegância singular em espaços como a sala de estar. E isto pode ser notado no toque artístico do papel de parede, em um belo projeto da dupla de arquitetos Alice Martins e Flávio Butti, de São Paulo (SP). Escolhido em tom bordeaux, a composição com os móveis em tom neutro e o carpete colorido, trouxe um resultado perfeito ao espaço.

Clássico e acolhedor

Assim como opções vibrantes e modernas de papeis de parede podem oferecer visuais mais criativos ao ambiente, a escolha por peças clássicas deve ser sempre valorizada nos quartos. Neste espaço para o bebê, o projeto da arquiteta Bruna Figueiredo, de Belo Horizonte (MG), trouxe o tom neutro para compor a decoração do quarto, que tem a presença do piso vinílico e móveis em tons também neutros. A escolha ainda pela iluminação em LED no teto recortado, somada a presença da iluminação natural, valorizou ainda mais a decoração escolhida em cores claras.

Criatividade belíssima

Projeto Alto de Pinheiros - SP: Banheiros modernos por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

As amplas possibilidades de escolhas para os papeis de parede, trazem opções muito interessantes para a decoração não só de ambientes como quarto e sala, mas também de pequenos espaços, como o banheiro. Para isto, as paredes do local deverão ser cuidadosamente verificadas quanto a presença de umidades ou irregularidades que podem prejudicar a manutenção deste acabamento. Peças em vinil podem ser a opção ideal para papeis de parede destes ambientes. O efeito visual pode ficar simplesmente fantástico se bem distribuído, como podemos notar neste lindo projeto da talentosa dupla de arquitetos Alice Martins e Flávio Butti, de São Paulo (SP).

Harmonia completa

Uma dica sempre preciosa quanto a escolha dos papeis de parede, deve ser feita quanto ao tom de cor e material utilizado. Isto porque, dependendo do material, o efeito visual do papel de parede poderá ser vibrante ou opaco, dependo, claro, do que ficará melhor na decoração. As combinações também devem ser valorizadas, como neste projeto da arquiteta de interiores, Flávia Portela, de São Paulo (SP), onde a soma do azul e branco conferiu um resultado perfeitamente harmonioso ao espaço.

E você, o que acha da decoração com papeis de parede?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!