Uma casa para desfrutar ao máximo

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Uma casa para ser apreciada o ano todo! Esta é a Casa Begues, uma residência luminosa, fresca e brilhante localizada em Barcelona, Espanha. Projetada e construída pelos profissionais da House Habitat.

A prioridade do projeto era criar uma habitação ecológica, naturalmente sustentável, de baixo impacto ao entorno natural e de baixo consumo energético, mas sobretudo, que forneceria um clima interior agradável. E ainda por cima sendo quente no inverno e fresca no verão, a casa é desfrutável no outono e na primavera e aproveita ao máximo a iluminação e o calor natural ao mesmo tempo que se utiliza da sombra e do frescor da noite. 

Para chegar nesse resultado, os responsáveis pelo projeto realizaram um estudo geobiológico e metodologicamente desenvolveram um desenho que mescla um projeto bioclimático combinado com os princípios fundamentais do feng shui tradicional… Interessante, não? Para entender melhor o que estamos dizendo, nada como conhecê-la!

Fachada e Terraço

O design exterior da casa é em estilo simples e tradicional, com elementos contemporâneos sem diminuir o aspecto convidativo. Os pontos mais chamativos são os pergolados ou brises de madeira que cobrem algumas janelas e o terraço lateral, protegendo da radiação solar direta e permitindo a entrada de luz.

Todas as paredes exteriores estão revestidas com gesso de cal, que é um material resistente às intempéries e à umidade, e o isolamento térmico fica por conta das placas de cortiça natural. As janelas são de madeira laminada com vidros duplos preenchidos com gás argônio no meio, o qual permite isolamento acústico e térmico excelente para o interior da casa. Da mesma forma, a instalação elétrica conta com blindagem para evitar contaminação eletromagnética. 

Você conseguiu imaginar tudo isso somente ao olhar a fachada? Incrível!

Entrada e interior

Ao entrar na casa, nos deparamos com um ambiente extremamente aconchegante: madeira, pedra, iluminação natural sutil… As paredes combinam textura e madeira com cores e pigmentos naturais. No interior, a casa conta com um sistema de duplo fluxo de renovação de ar com recuperação do calor e isolamento com algodão reciclado.

Mas não somente os elementos invisíveis harmonizam a casa! A madeira no piso e no teto e a pedra decorativa da parede da sala junto com as texturas do mobiliário e a lareira criam esta atmosfera de sutil encanto e confortável magia agradável: um lar repleto de aconchego!

Elementos contrastantes

A área social é uma ampla sala compartilhada para manter a frescura do ambiente e o calor da luz natural. A neutralidade dos tons terrosos e brancos é contrastada ligeiramente por um par de cadeiras pretas, os pés da mesa e as mesinhas de canto alcançando um interessante jogo de visuais.

Um banheiro a altura

O banheiro está completamente revestido em madeira. O revestimento natural cobre a banheira, as paredes, o lavabo e as janelas. Poderia um banheiro ser mais acolhedor e agradável? O sistema de aquecimento da água é feito por painéis solares e a tubulação é de polietileno ou polipropileno. Com um toque certo de rusticidade, o banheiro se faz moderno e arrojado, luminoso e fresco. Muito original!

Quarto e madeira

quarto é um espaço discreto onde a madeira é a protagonista, sendo praticamente o único elemento decorativo e ainda comportando-se estruturalmente. Precisa de mais? Apesar de ter pouca mobília, o quarto tem o necessário: uma mesa de cabeceira, a cama, aparador, janela harmoniosa, calor e toques orgânicos. Natureza por toda a parte!

Fachada principal

Uma discreta fachada branca que esconde surpresas modernas que mais do que vistas, são sentidas! O ideal da infraestrutura funcional é não se fazer notar, ser tão perfeita que sequer se perceba sua presença pois ela apenas deve ser desfrutada. E nesta casa a tecnologia e as instalações são tão funcionais que cumprem plenamente este princípio!

Devido a todas essas condições sustentáveis e ecológicas, a casa obteve o grau de Classificação Energética A (máxima eficiência energética), e portanto, além de admirável por sua beleza e rusticidade moderna, é surpreendente desde seu esqueleto!

Deseja conhecer outra casa que também cuida do meio ambiente? Então visite esta casa moderna e ecológica!

O que achou desta casa? Compartilhe conosco sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!