Retrofit: Uma charmosa restauração de palácio em Vitória

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Retrofit: Uma charmosa restauração de palácio em Vitória

Julia Dourado – Homify Julia Dourado – Homify
Vista noturna: Casas  por Carlos Eduardo de Lacerda Arquitetura e Planejamento
Loading admin actions …

Prédios históricos têm uma beleza única, que se torna ainda mais especial com a passagem dos anos. Além de serem protagonistas de momentos importantes, eles ainda criam laços afetivos com a população, que sempre se recorda deles com carinho. Não seria diferente com o Palácio da Cultura Sônia Cabral, localizado na região central de Vitória, Espírito Santo. O prédio de 1537 m² de área foi construído em 1606 para abrigar a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Ele já havia passado por uma remodelação em 1912, quando, durante o governo de Jerônimo Monteiro, foi transformado na sede da Assembleia Legislativa do estado.

No espaço em que missas foram celebradas e leis foram aprovadas no passado, hoje o que se respira é arte. É o local onde se revela toda a riqueza da cultura regional. A grandiosa história do prédio exigia uma restauração feita com respeito e capricho. O resultado incrível deu nova vida às salas de concertos e ensaios, camarins, área administrativa e de serviços.

Restauração modernizou o Palácio de Cultura Sônia Cabral

O serviço necessitava de arquitetos em Vitória que pudessem modernizar a construção de três andares e, ao mesmo tempo, mantê-lo conectado com sua história. A restauração faz parte do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural, que por sua vez integra o Plano Estratégico de Ação e Política Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Espírito Santo. Carlos Educardo de Lacerda foi o responsável pelo projeto de arquitetura em Vitória. O arquiteto desenvolveu o retrofit e todo o interior do palácio durante os anos de 2014 e 2015. A sala de concertos é um grande exemplo de como um ambiente pode ser modernizado com excelência e ainda manter suas raízes. Com a restauração, o local, que já é destinado a expor todo o potencial artístico capixaba, tornou-se mais adequado. É confortável para cada um dos 206 espectadores que prestigia os artistas e tem a acústica ideal para quem se apresenta.

O arquiteto teve a habilidade de encaixar o estilo contemporâneo no prédio histórico de uma forma que respeitou as necessidades estruturais e de engenharia complementar, algo que Carlos Eduardo considera essencial para que uma obra seja bem executada e economicamente viável.

O que é retrofit?

Acesso lateral ao mezanino.: Portas  por Carlos Eduardo de Lacerda Arquitetura e Planejamento

Para alcançar o equilíbrio entre presente e passado, foi necessário um projeto de retrofit. A palavra pode parecer estranha para quem não trabalha na área de arquitetura ou design de interiores, porém designa um tipo de obra amplamente conhecido e visto por todo o mundo. Este tipo de projeto faz com que a estrutura de uma construção antiga seja atualizada através da tecnologia. Muitas vezes, edifícios antigos não podem ser usados por terem, por exemplo, a parte elétrica deficitária ou ainda por estarem com uma alguma parte debilitada. Para estes casos, existe o retrofit. A ideia é atualizar o espaço, deixando-o próprio para uso sem descaracterizar completamente o prédio antigo e nem seu significado profundo para os moradores da área. Uma boa demonstração de seu uso pode ser visto nesta foto, em que a antiga moldura da porta continua a dar seu charme ao ambiente, contrapondo a iluminação mais moderna.


Sala de concertos e mezanino luxuosos

A combinação de cores clássicas, vidro e poltronas de material sofisticado deram um ar luxuoso à sala de concertos e ao mezanino, transformando-os no coração deste edifício. Além de serem sofisticadas, estas escolhas foram certeiras para passar uma sensação de conforto antes mesmo que os espectadores ocupem as poltronas. Do mezanino, o visão privilegiada torna todo espetáculo ainda mais mágico.

Atualização torna o Palácio de Cultura mais acessível

Atualizar um imóvel vai além da escolha de revestimento sofisticado, pintura ou decoração. Para que todos os capixabas possam ter acesso à rica cultura de seu estado, é preciso que o palácio seja também acessível. A adequação passa pela instalação de barras e outros objetos específicos no banheiro e pelo elevador, que garante acesso aos três pavimentos. A adaptação cumpre o importante papel de democratizar a arte e de possibilitar que pessoas com deficiência possam circular por espaços públicos sem qualquer dificuldade.

Projeto luminotécnico dá vida ao local também à noite

Restaurar é também trazer um novo brilho. A belíssima fachada passou a ser iluminada após o desenvolvimento de um projeto luminotécnico, parte da revitalização do imóvel. Além de facilitar a circulação de pessoas em eventos noturnos, a iluminação torna todo o charme do Palácio de Cultura Sônia Cabral visível à noite.

Veja aqui mais projetos incríveis realizados pelo escritório Carlos Educardo de Lacerda Arquitetura e Planejamento e entre em contato em caso de dúvidas ou para solicitar um orçamento.

Qual foi sua parte preferida desta revitalização incrível?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!