7 ideias para criar móveis rústicos com troncos de árvores

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Perdoem-nos os futuristas, mas um toque de natureza no lar é fundamental. Ver um jardim florescer e passar por tantas fases de transformação é um acalanto em meio aos excessos de atividades e contratempos que encontramos no dia a dia. A transformação da natureza faz com que pensemos nas nossas próprias transformações, nas quais cada fase é necessária. 

Nem sempre o espaço da casa contribui para que tenhamos um jardim. Se não é possível estar em contato com a vegetação, optar pela presença de materiais naturais no décor pode oferecer este toque que buscamos – e pode dar efeitos visuais tão incríveis quanto pode se imaginar. Uma boa ideia é usar troncos de árvore em meio a decoração.

No entanto, é preciso estar atento quanto a esta sugestão. Jamais incentivaremos o corte desenfreado de árvores para que sirvam como papel decorativo. É preciso estar consciente da importância em manter a preservação. A sustentabilidade é hoje um dos temas mais importantes e necessários para as discussões em nosso dia a dia. Educar nossas crianças para que enxerguem o importante papel que cada um deve desempenhar para a preservação do ambiente é garantir um mundo muito melhor para as futuras gerações. E isto é o mais importante.

Nossa sugestão nasce justamente do melhor aproveitamento de árvores provenientes de reflorestamento e que, muitas vezes, não são utilizadas em sua totalidade. Aproveitar cada pequena parte de uma árvore é fundamental para que o corte da mesma seja de muito proveito. É preciso usar a criatividade para dar o melhor uso possível a troncos, galhos, raízes e outras partes que podem ser perfeitamente aproveitadas como peças que conferem rusticidade, elegância e beleza para a decoração. E serão sobre estas ótimas ideias de reaproveitamento que falaremos hoje.

Pequenos pedaços de troncos podem ser muito bem aproveitados para que a decoração de espaços como a sala, o jardim ou até mesmo o banheiro, possam ser valorizados pela valorização dos elementos naturais no ambiente. Somar isto ao reaproveitamento inteligente de árvores, é essencial.

Por isso, trouxemos 7 dicas especiais para que você possa encontrar inspirações em peças desenvolvidas a partir de partes de árvores que seriam descartadas. São peças que conferem beleza e charme à decoração, trazendo a presença do rústico para o seu lar. Siga conosco, aproveite as dicas e inspire-se!

1. Mesinhas rústicas

Sabe aquele tronco de árvore que, por algum motivo, você encontra derrubado em calçadas ou parques e, que, na maioria das vezes seguirá para o lixo comum? Uma boa ideia de reaproveitá-lo com beleza para o seu lar, é ver a possibilidades de levá-lo para corte em uma serraria, onde as peças deverão ser utilizadas no diâmetro da árvore. Estas simples bolachinhas de madeira poderão tornar-se incríveis mesinhas rústicas, como podemos notar neste ótimo projeto do escritório Caravieri Cardoso Arquitetura, de São Paulo (SP). Como complemento desta escolha, o conjunto de móveis em palha e o piso com textura de madeira dão o toque perfeito ao espaço.

2. Escultura na sala

Madeira em pauta para um casal que adora receber: Salas de estar rústicas por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

A madeira é um material que oferece ampla versatilidade em sua utilização. Um dos principais móveis confeccionados com seu uso, são as mesas de centro. A diversidade e a inteligência para a criação destes móveis é o que confere resultados incríveis ao ambiente. Neste projeto da arquiteta Helô Marques, de São Paulo (SP), a mesa de centro foi feita a partir da reutilização inteligente de um grosso tronco de madeira que teve seu miolo recortado. Adicionando uma placa de vidro recortada para cobrir todo o comprimento do móvel, as peças decorativas como plantas ganharam espaço, dando o toque perfeito à decoração do ambiente. 

3. Banco esculpido

Mostra Open House - Terraço: Terraços  por MP Arquitetura
MP Arquitetura

Mostra Open House – Terraço

MP Arquitetura

Móveis são realmente a melhor opção para a reutilização de troncos. A estética e a durabilidade destas peças oferecem um custo/benefício excelente, especialmente quando as mesmas são provenientes de reutilização inteligente. É preciso lembrar que são necessárias medidas para que a madeira fique bem protegida do ataque de cupins ou infiltrações causadas por umidade. Com estes cuidados tomados, as vantagens com a escolha destes móveis serão as melhores possíveis.

Neste belo projeto do escritório MP Arquitetura, de Sorocaba (SP), o banco foi esculpido em uma peça de tronco. A madeira recebeu um tratamento especial para que o móvel ganhe uma aparência lisa e brilhante. A combinação com o maravilhoso conjunto de luzes e a presença do jardim vertical, conferiu um resultado belíssimo ao projeto.

4. Diversos diâmetros

Com o grande tamanho que alguns troncos de árvores têm, é possível encontrar soluções criativas para que a sua utilização seja a mais criativa e melhor aproveitada o possível. Lembre-se de que, quanto mais original a ideia, melhor será a personalidade da sua decoração. Um ótimo exemplo disso está nesta linda mesinha montada para o ótimo projeto do escritório Tupiniquim Arquitetura Brasilis, de Salvador (BA). Reutilizando três partes diferentes de troncos, o belo móvel foi montado com boa criatividade e recebeu um ótimo acabamento brilhante. O resultado marca pela decoração simples, mas charmosa para a pequena sala de estar.

5. Lavabo Tropical

Madeiras de demolição são também ótimas alternativas para serem reutilizadas. Provenientes de grandes e maciços troncos de árvores, adaptar estas peças para incrementar o espaço decorado rusticamente, é uma solução prática e econômica. Além disto, outras vantagens são as de que geralmente estas peças já chegam com um tratamento específico para a proteção contra pragas e sua reutilização é perfeitamente sustentável. 

O toque tropical deste lavabo projetado pela arquiteta Daniela Zuffo, de Barueri (SP), está perfeitamente composto com a presença da grande tora de madeira utilizada como bancada, onde a instalação hidráulica foi perfeitamente camuflada. As presenças das plantas ornamentais dá o toque tropical perfeito a este lindo banheiro-jardim.

6. Base da cuba

Na imagem, mais uma ideia incrível de utilização de madeira para o banheiro, em um projeto ótimo da arquiteta Ana Lore Burliga, de Taquara (RS). Cortada em tamanho confortável para o uso como gabinete para a pia, o grosso tronco de madeira ficou perfeito para transmitir beleza e muita personalidade ao pequeno banheiro. 

7. Bancada do banheiro

MEU RANCHO CONTAINER: Terraços  por AD ARQUITETURA E DESIGN
AD ARQUITETURA E DESIGN

MEU RANCHO CONTAINER

AD ARQUITETURA E DESIGN

Já, neste projeto do escritório AD Arquitetura e Design, de Campo Grande (MS), o reaproveitamento de uma placa de madeira maciça ficou perfeito para compor o elegante espaço para o banheiro, que tem ainda as lindas e criativas presenças de caçarolas na cor bronze para dar um toque incrível ao espaço. A presença das pequenas prateleiras em madeira maciça valorizou ainda mais a madeira no local.

Qual destas ideias é a mais criativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!