Como aproveitar melhor a sua sala de jantar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cada espaço do lar tem uma ou mais funções específicas e, com isso, muitas histórias. É comum também que cada um destes ambientes acabe tendo uma personalidade própria com a decoração, o que, no conjunto, agrega uma composição incrível que descreve toda a beleza do lar. 

No entanto, há espaços que funcionam como verdadeiros coringas, ou seja, podem ser aproveitados para mais de uma função na rotina da casa. Um destes espaços é a sala de jantar. Desenhada para servir como espaço para refeições, a sala de jantar geralmente é projetada em um pequeno espaço integrado entre a sala de estar e a cozinha, onde haverá apenas a decoração com um conjunto de mesa e cadeiras. 

Mesmo sendo de pequenas dimensões, a sala de jantar pode, sim, ser aproveitada de outras maneiras muito interessantes para servir como espaço polivalente, afinal, exceto pelos horários das refeições, o espaço acaba não sendo utilizado na maior parte do dia. Por isso, aproveitar principalmente a mesa para outras atividades, como leitura e estudos, é optar por um espaço adicional de conforto na decoração de sua casa.

Para que estas possibilidades possam ser exploradas com ideias muito criativas, trouxemos hoje um artigo para você ler apoiado na mesa de sua sala de jantar, observando cada pequeno canto do espaço e pensando nas ótimas possibilidades de utilizar de uma maneira ainda mais completa este canto da sua casa. Com isso, além de dar uma nova personalidade ao espaço, você ainda poderá ganhar um novo lugar para atividades, basta deixar a criatividade solta e deixar as nossas inspirações alimentarem as suas ideias. Agora é hora de puxar sua cadeira, juntar-se a nós e aproveitar!

Use como local para estudar

Cadeiras confortáveis, uma mesa ampla e muito espaço para livros, cadernos, canetas e todas as ferramentas necessárias que auxiliam os momentos de estudo. Utilizar a sala de estar como local para estudar, pode ser uma ótima ideia. Seja um estudo solitário ou em grupo com outras pessoas da escola ou faculdade, sem dúvidas o espaço pode ser o ideal para este uso. Além destas vantagens, a proximidade com a cozinha também pode ser algo muito favorável, já que as pausas para o lanche serão muito mais rápidas. 

Na imagem, um projeto lindíssimo do escritório Radô Arquitetura e Design, de São Paulo (SP) que utilizou uma grande mesa de madeira maciça com muitas cadeiras em meio ao espaço integrado com a cozinha. Os destaques do espaço ficam por conta do conjunto de luminária metálicas e pela incrível escada do ambiente.

Mesa como balcão

Em apartamentos ou casas de pequenas dimensões, é muito comum que a cozinha seja integrada com a sala de estar. Esta ideia traz amplitude ao ambiente, aumenta a possibilidade de decoração de maneira uniforme e traz ainda o planejamento possível com a presença de uma cozinha americana, onde o balcão tem um papel fundamental, sendo ali o principal ponto de divisão dos cômodos. Aproveitar a utilização de um balcão como mesa, traz um importante ganho de espaço para que a mobilidade no local seja ainda mais fácil.

Um excelente exemplo de balcão utilizado como mesa, está neste projeto do escritório Duse Arquitetura e Engenharia, de Garibaldi (RS), que trouxe uma composição perfeita ao ambiente utilizando uma grande peça como balcão contínuo ao espaço da pia. A presença das cores vibrantes, como o azul e o amarelo, ficaram perfeitas para levar mais alegria ao espaço.

Utilize grandes espelhos

Dar amplitude para a beleza, nunca será uma má ideia. Se você tem um projeto incrível para a composição de sua sala de jantar, por que não dar ainda mais dimensão a beleza do ambiente? Como o local geralmente é desenhado para ocupar um pequeno espaço da casa, uma forma de proporcionar esta amplitude é adicionar um grande espelho na parede de fundo. Com esta escolha, além de amplitude, a iluminação do ambiente também poderá ser perfeitamente valorizada, reforçando ainda mais a beleza da composição. 

Esta beleza ampliada é exatamente o que podemos notar neste projeto do escritório Argollo & Martins | Arquitetos Associados, de Salvador (BA), que contou com um grande espelho ao fundo do ambiente integrado onde está a sala de estar. A presença da cor branca na decoração, reforçou ainda mais a amplitude e iluminação do local desenhado com uma elegância belíssima. 

Adapte um bar criativo

Sala e Jantar e Cozinha Casa Cor 2015: Salas de jantar ecléticas por Estúdio Barino | Interiores
Estúdio Barino | Interiores

Sala e Jantar e Cozinha Casa Cor 2015

Estúdio Barino | Interiores

A criatividade é transformadora quando utilizada com inteligência. Quando notamos a presença de uma mesa compondo a sala de jantar, tudo o que podemos notar são os espaços curtos que estão ao redor da mesa. Muitas vezes deixamos passar batido espaços nas paredes e teto. Sim, o teto pode ser utilizado com ideias incríveis, até mesmo com a presença de um bar. E é isto o que podemos notar neste projeto incrível do escritório Estúdio Barino | Interiores, do Rio de Janeiro (RJ). O espaço da sala de jantar em estilo rústico traz a presença de um grande lustre moderno centralizado, utilizado como base para sustentar as alças suspensas com uma grande bandeja onde bebidas estão distribuídas. O resultado foi de um planejamento criativo excelente para a composição do espaço.

Toque minimalista

Campo Belo: Salas de jantar modernas por Studio GPPA
Studio GPPA

Campo Belo

Studio GPPA

Espaços pequenos são perfeitos para a decoração em estilo minimalista. Este tipo de composição, utiliza de maneira inteligente a presença de pequenos elementos no ambiente, onde as cores geralmente em tom claro são as preferidas para compor o espaço com pequenos detalhes contrastantes. Para a sala de jantar, esta soma pode funcionar perfeitamente, já que são poucas as opções decorativas do ambiente. Neste projeto do escritório Studio GPPA, de São Paulo (SP), conforto, elegância e estilo são as principais características para a decoração da pequena sala de jantar, composta com cadeiras confortáveis que cercam a pequena mesa redonda. A presença do abajur quase invisível, proporciona um efeito minimalista ao lindo espaço.

O tipo de banqueta ideal

Projeto Casa Cor Alagoas - revestimento de parede: Salas de jantar modernas por Complementto D
Complementto D

Projeto Casa Cor Alagoas – revestimento de parede

Complementto D

Como pudemos ver nos sucessivos projetos anteriores, a sala de jantar é geralmente projetada em um espaço de passagem ou ainda em um pequeno canto entre a cozinha e a sala de estar. Por este motivo, a escolha dos móveis é geralmente feita para que peças de pequeno tamanho estejam presentes na decoração. Para a escolha de mesas ou balcões que tem como intenção o melhor proveito do espaço, uma boa alternativa é escolher balcões instalados próximos à parede, com um espaço inferior onde caibam banquetas, Podemos notar esta ótima opção neste projeto Complementto D, de Maceió (AL), que utilizou ainda toda a vibração do vermelho para dar um charme especial ao ambiente.

E você, tem boas ideias para a utilização criativa de sua sala de jantar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!