Como decorar com o estilo art déco? | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como decorar com o estilo art déco?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Paredes decoradas com fotos por Casa de Valentina Moderno
Loading admin actions …

Art déco é um estilo artístico, que surgiu na França e se estendeu pela América do Norte, tendo o seu apogeu principalmente nos anos de 1920 e 1930. O estilo influenciou diferentes expressões como as artes plásticas, decoração, moda, design e arquitetura. 

O art déco relaciona-se em sua origem ao movimento de art nouveau que buscava explorar desenhos com motivos baseados em formas e ornamentos vegetais e florais. Já o art déco, trabalha os padrões menos rebuscados, com linhas mais geométricas e temas como o feminino e a fauna. O estilo inspirado nas vanguardas modernistas, como o cubismo, surgiu como alternativa visionária e elegante para os padrões estéticos da época. 

Tanto o mobiliário como luminárias e ornamentos como o papel de parede e quadros podem assumir tal estilo, os materiais privelegiados são a madeira, o bronze e o ouro, sempre com um estilo mais simples porém com delicadeza e complexidade nas formas. Vamos mostrar nesta matéria, como você pode trazer na decoração de sua casa um pouco do estilo art déco com a junção de elementos contemporâneos.

O que é art déco?

O estilo com influência dos movimentos de vanguardas do inicio do século XIX, mantém predominantemente traços mais simples, formas geométricas, com ênfase da simetria. Além do cubismos, futurismo e construtivismo, o estilo assimila culturas do oriente. Nesta sala de estar, a madeira ganha destaque tanto no piso, no rodapé como no aparador com detalhes de marchetaria, super estiloso e delicado.

Como mobiliar sua casa no estilo art déco?

Para garantir algumas pinceladas do estilo da década de vinte, foque no design e padrões de alguns objetos e tapeçaria, materiais como prata, bronze, porcelanas e madeira são bem vindos. A art déco ganhou características mais modernas entre os anos 20 e 30, assumindo uma característica quase cinematográfica. O segredo é compor pequenos detalhes de peças vintages como o vaso e o lustres com mobiliário com formas mais retas.

Mobiliário elegante de madeira

A madeira é uma grande destaque, os arquitetos da 23 Sul Arquitetura, compuseram neste apartamento uma sala de jantar com a mesa estilo anos 30, um modelo que apesar de geométrico também possui linhas mais arredondadas e compõe com as cadeiras de tons de madeira distintos. Linhas curvas e geométricas são exemplos de composições do estilo em questão.

Acabamentos de parede e rodapés

Quartos clássicos por homify Clássico

Na arquitetura, a art déco permite com que você abuse de rodapés e revestimentos de parede. Rodapés são revestimentos de madeira, mármore ou cerâmica que funcionam como um complemento estético, além de protegerem a parede de eventuais choques, os modelos mais clássico, possuem rodapés rebuscados e ornamentais, já os mais minimalistas são apenas alguns detalhes sintéticos nas paredes.

Cores brilhantes com tons dourados

Paredes decoradas com fotos por Casa de Valentina Moderno
Casa de Valentina

Paredes decoradas com fotos

Casa de Valentina

O estilo art déco pede detalhes que chamem atenção, mas não é necessário preencher todo o espaço com ouro, cristais e mármore. Mantenha a neutralidade de alguns elementos e dê toques de brilhos, com quadros e molduras douradas, utensílios de prata e detalhes de cristais tanto nos lustres como em cinzero, potes e vasos. 

Estampas geométricas

Mix de cores e estampas por Casa de Valentina Moderno
Casa de Valentina

Mix de cores e estampas

Casa de Valentina

Linhas minimalistas e geométricas, nunca saem de moda, por isso abuse de padrões interessantes nos cômodos da casa. Para banheiros e cozinhas utilize azulejos que sejam tons complementares aos tons da pia, da toalete, etc. Já em quartos e salas de estar, o papel de parede pode ganhar um tom neutro quando composto com móveis e objetos de uma única cor e padrões discretos. Pense em tons como vinho, vermelho, marrom, verde e dourado.

Buscando um estilo mais retrô para compor em sua casa? Inspire-se no art deco!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!