SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 ambientes onde as prateleiras organizam e decoram

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Entre tantos acessórios e complementos disponíveis para a decoração do lar, a prateleira é sempre indispensável. Coringa para qualquer espaço, este objeto pode servir perfeitamente para adicionar elementos a qualquer ambiente: da sala ao banheiro. Disponíveis em diversos tamanhos e materiais, as prateleiras conferem praticidade para sua instalação e uso, são encontradas a um custo muito baixo e praticamente em qualquer cidade.

Outra ótima vantagem das prateleiras é a possibilidade de utilizá-las imediatamente para a decoração do lar. Sua instalação é feita geralmente com pequenas placas de metal parafusadas ou pregadas na parede e não demora mais do que 10 minutos. Existem ainda modelos de prateleiras que podem ser colados diretamente na parede, os que contam com estrutura específica em formato de estantes, ou, ainda, prateleiras utilizadas com criatividade, como, por exemplo, estruturadas sob escadas.

As prateleiras ajudam a solucionar a falta de espaço em ambientes com muitos objetos. Isso é válido especialmente no quarto, onde a decoração pode ser incrementada com quadros, fotografia e outros itens. 

Quanto à escolha de cores e modelos, prefira sempre utilizar prateleiras que harmonizam com os tons de cor presentes nos móveis dos ambientes. Móveis de madeira ficam perfeitamente combinados com prateleiras no mesmo material, por exemplo. Para compor a decoração sobre as prateleiras, prefira utilizar objetos com características semelhantes, seja pela cor ou formato das mesmas. 

Para que você possa conferir ainda outras boas dicas sobre como empregar esse acessório tão versátil para a sua decoração, traremos abaixo um conjunto de 7 boas ideias de organização com o uso de prateleiras. Temos a certeza de que em cada imagem, as inspirações serão perfeitas para que você encontre as melhores soluções para organizar e embelezar o seu lar. Venha conosco e inspire-se!

Sala de estar

A sala de estar é certamente um dos ambientes que mais acumulam objetos de decoração. É neste espaço em que, geralmente, expomos os objetos que mostram experiências e características pessoais, como quadros, enfeites, fotografias e outros elementos decorativos. Com a grande quantidade destes objetos, optar pela utilização de uma prateleira para a melhor distribuição deles no ambiente é uma ideia excelente, já que isto deixará a exposição melhor equilibrada.

Neste ótimo projeto da arquiteta Emmilia Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ), podemos notar como a sala de dimensões estreitas ficou perfeitamente organizada com a soma da grande estante e prateleiras em torno da TV. A escolha pela cor branca dos objetos contrastou muito bem com a parede ao fundo em tom escuro. Elegante!

Escritório

Apartamento Vila Olímpia: Escritórios  por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

Pequenos em espaço, mas com uma grande necessidade de organizar um grande número de objetos, como livros e quadros, os escritórios são ambientes que necessitam de prateleiras. Bem distribuídas entre as pequenas paredes, as prateleiras oferecem a opção perfeita para a decoração deste ambiente. Um bom exemplo disto está neste projeto do escritório Helô Marques Associados, de São Paulo (SP), que optou pela distribuição de três prateleiras com bom comprimento para a parede de fundo, aproveitando perfeitamente a cor branca dos objetos para somar elegância nos objetos em tom de madeira. Compor o ambiente com elementos jovens confere o tom perfeito ao espaço.

Home office

Casa Cor Rio 2014 - Estúdio do Designer: Escritórios  por EMMILIA CARDOSO DESIGNERS ASSOCIADOS
EMMILIA CARDOSO DESIGNERS ASSOCIADOS

Casa Cor Rio 2014 – Estúdio do Designer

EMMILIA CARDOSO DESIGNERS ASSOCIADOS

Neste projeto incrível de home office da arquiteta Emmília Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ), a composição com as prateleiras sobre uma estrutura feita de canos, conferiu um resultado incrível e criativo no estilo industrial para o pequeno espaço de trabalho. 

Cozinha

Temperos, utensílios, livros de receita, panelas… A cozinha é um espaço onde necessitamos de um grande número de elementos. Seja para o uso culinário ou simplesmente estético, manter estes itens bem organizados é fundamental para que o espaço possa ser melhor aproveitado, já que, por ser um ambiente muito dinâmico, é preciso contar com facilidade e praticidade. 

Neste projeto do escritório DMA Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), a presença do pequeno conjunto de prateleiras ofereceu uma organização ótima à cozinha, já que os temperos e livros estarão sempre à mão. Pequenos no tamanho, mas perfeitos para organizar, esses elementos oferecem a solução ideal para o espaço.

Sobre a pia

Cozinha Externa - Florianópolis / SC: Cozinhas  por Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa
Ponta Cabeça – Arquitetura Criativa

Cozinha Externa – Florianópolis / SC

Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa

Optar pela presença de plantas na decoração é sempre uma ideia excelente. Perfeitas para filtrar o ar do ambiente, o cultivo delas no lar embeleza os ambientes. Fornecer os cuidados diários necessários para que cresçam bonitas e saudáveis é uma tremenda atividade terapêutica. Na cozinha, a opção de decoração com plantas pode ser feita ainda com a escolha de hortaliças. Assim é possível consumir as plantas fresquinhas e sem a presença de agrotóxicos.

Neste charmoso projeto do escritório Ponta Cabeça – Arquitetura Criativa, de Porto Alegre (RS), a escolha por um lindo balcão de granito ganhou a presença da prateleira que dá o toque perfeito de decoração com as samambaias, oferecendo o encanto ideal para a pequena cozinha.

Quarto

Esteticamente, as prateleiras também podem oferecer uma excelente contribuição ao ambiente. Como dissemos no início do artigo, a escolha por prateleiras no mesmo tom de cor ou material utilizado nos móveis, pode conferir um resultante muito interessante ao ambiente. Podemos notar isto na imagem, que tem uma ótima composição. A decoração rústica do ambiente contou com elementos de madeira maciça para a estrutura da cama, que trouxe uma ótima alternativa para a escolha de prateleiras também em madeira. Compondo o espaço ao fundo projetado para o encaixe das peças, o resultado final trouxe uma elegância perfeita ao ambiente.

Banheiro

Estudo Casa Itaipu: Banheiros  por JS Interiores
JS Interiores

Estudo Casa Itaipu

JS Interiores

Falta de espaço é, em geral, o maior desafio que muita gente encontra para decorar o banheiro. Desta forma, oferecer soluções que possibilitem uma melhor organização de pequenos objetos é a necessidade principal para estes ambientes. Neste ponto, as prateleiras oferecem a solução ideal. Na imagem, o projeto do escritório JS Interiores, do Rio de Janeiro (RJ), teve como opção a escolha de prateleiras na cor branca e com formato de bordas nas extremidades, conferindo uma combinação perfeita com a cuba em formato quadrado. Com a presença das prateleiras, foi possível dar um toque mais especial à decoração. 

Você tem prateleiras em casa? Como prefere utilizá-las? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!