Casa do Bosque: Casas rústicas por Arquitetamos Escritório Autônomo

Casa rústica em SP é humilde por fora, mas incrível por dentro

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O fim de semana ou o feriado são sempre momentos que aguardamos a chegada com enorme expectativa devido à liberdade e à sensação de tranquilidade de poder desfrutar alguns momentos de descanso e relaxamento, sem as preocupações rotineiras relacionadas ao trabalho. Existem portanto inúmeras maneiras de curtir os fins de semana, feriados ou as férias, que incluem desde o litoral, o sítio, o clube recreativo, os parques e espaços públicos da cidade e tantos outros lugares prazerosos. 

Hoje apresentaremos uma casa de campo de fim de semana, um lugar perfeito para curtir momentos agradáveis com os amigos e familiares e claro, na companhia da natureza. Esta residência foi projetada pelo estúdio Arquitetamos Escritório Autônomo e construída com toras de eucalipto, que compõem a estrutura da edificação, alvenaria e vidro, em meio a um bosque natural. 

O resultado surpreendente deste refúgio de finais de semana você confere a seguir com mais detalhes nas imagens feitas por Alex Rosa com produção e assistência de Iris Paixão. Certamente você vai sentir vontade de curtir momentos de lazer em um lugar tão bucólico, onde a natureza ainda dá sinais de estar intacta e livre do concreto e da urbanização. Bom passeio.   

Fachada lateral

As varandas, elementos tradicionais da arquitetura colonial brasileira, estão presentes de forma marcante nesta residência. As varandas servem como espaços abertos no pavimento térreo e como sacadas para os dormitórios no pavimento superior, criando áreas sombreadas e ventiladas. 

Hall de entrada

O hall de entrada é marcado pela luz natural abundante que invade o interior da residência devido aos imensos planos envidraçados da fachada. Outro elemento marcante é a escada de madeira feita com toras de eucalipto, o mesmo material empregado na estrutura da edificação. Desde a entrada, percebemos a combinação da madeira, do vidro, e do cimento que reveste o piso, que dá à construção um aspecto rústico e ao mesmo tempo contemporâneo e sofisticado.

Living room

No living room é marcante o contraste entre as superfícies brancas das paredes de alvenaria e a madeira aparente e saliente da estrutura de madeira composta de toras de eucalipto e da estrutura da cobertura. A atmosfera rústica de casa de campo é reforçada pela lareira metálica e pela combinação de mobiliário de madeira de estilo rústico, como a estante que serve de rack, e mobiliário de ferro forjado, como a estante. As abertura da janela de canto proporciona vistas agradáveis e luz natural abundante. O toque de cor é dado pelos elementos em tecido, como a cortina azul, as almofadas e o tapete de múltiplas cores.  

Sala de estar

A sala de estar da residência de campo não deixa a desejar no quesito conforto e estilo. A sala é composta de um sofá com estofado de lona e almofadas coloridas, duas cadeiras feitas de fibras naturais, uma poltrona na cor azul turquesa e mesa de centro de madeira com tampo de vidro. A sala de estar se integra com a varanda através de um amplo plano de vidro. Detalhes como os quadros com cocares, ornamentos indígenas, complementam a decoração do ambiente e dão um toque artesanal e cultural ao ambiente.

Cozinha

A cozinha é um espaço especial em todos as partes do mundo e não seria diferente em uma casa de campo, que valoriza o estilo campestre e a simplicidade. A cozinha além de ampla e bem iluminada se integra com a sala de jantar e com o espaço gourmet, situado na parte externa. Na cozinha os armários inferiores foram feitos sob medida com madeira em estilo rústico, combinando com a estrutura aparente de eucalipto. Soluções como a bancada feita de tijolos à vista com tampo de madeira estimulam a convivência e tornam o ambiente mais animado. A sala de jantar possui mesa de madeira e conjunto de cadeiras de estrutura de madeira e assentos e encosto feitos de palha natural, conferindo um charme especial ao ambiente. A luminária de estilo provençal complementa a decoração e o charme da sala de jantar.  

Espaço gourmet

Os fins de semana e os momentos de lazer na casa de campo do bosque são embalados por bons pratos feitos no espaço gourmet, que conta com churrasqueira, fogão e forno à lenha, feitos de tijolinhos à vista. Em uma casa de campo tradicional não pode faltar o fogão à lenha, responsável pelo preparo de comida caseira com o sabor de uma época mais bucólica e romântica. Os móveis em madeira reforçam o estilo rústico e a simplicidade. 

Dormitório

No quarto de hóspedes predomina a atmosfera simples e relaxante, com destaque para a vista para a paisagem natural emoldurada pelas esquadrias de madeira. 

Para saber mais sobre projetos de quartos, visite a sessão especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Quarto de casal

No quarto de casal a cama com dossel em estrutura metálica dá um charme especial e um clima de romantismo ao ambiente. As cortinas do dossel em tom azul dão um toque de cor ao ambiente, deixando-o mais descontraído. Os móveis de madeira em estilo rústico e as esquadrias combinam com a estrutura aparente de madeira e dão também um toque de calor e aconchego ao ambiente. 

Varanda

Uma das vantagens de se construir uma casa de campo é o prazer de ter contato direto com a natureza. Além disto, por causa da vegetação abundante ao redor da residência e o consequente sombreamento, o microclima local fica agradável e com temperaturas mais amenas, tornando a residência e seu perímetro imediato em um local mais confortável e aprazível. A varanda da residência, por exemplo, desfruta dos benefícios do sombreamento das árvores do entorno e da vista agradável para o jardim com aspecto mais selvagem e natural. Uma das atrações mais disputadas é a rede de balanço pendurada entre os pilares de eucalipto, que permite às pessoas tirarem um cochilo embalado pelo balanço da rede e bem ao lado da brisa refrescante da piscina.

Piscina

As palmeiras do jardim trazem o clima de praia para a residência, reforçado pela presença da piscina com borda praia. Para os moradores e visitantes, a piscina é um atrativo ainda mais irresistível, principalmente devido ao calor constante do nosso país e da região. Além disto, a piscina torna o microclima do entorno mais agradável devido à umidade e a brisa refrescante que invade o interior da residência. A piscina se integra à varanda da residência e aos jardins circundantes.

Deck de madeira

Além da piscina, uma das grandes atrações desta casa de campo é a área externa do espaço lounge que conta com deck de madeira e mobiliário para área externa. Além do conforto, o espaço proporciona vistas privilegiadas da paisagem natural que circunda a residência, dando aos moradores e visitantes a sensação de neste local o mundo e a natureza original permanecem intactos e preservados para o prazer e bem de todos. 

Para obter mais informações sobre projetos de jardins com qualidade de espaço lounge, leia este artigo.

Fachada frontal

A fachada principal da residência evidencia a simplicidade e o aspecto rústico com destaque para a estrutura de toras de eucalipto com suas seções circulares e para a cobertura de telhas cerâmicas. O toque de contemporaneidade é dado pelo uso do vidro, que além do contraste com a madeira, proporciona vistas para a paisagem externa e um melhor aproveitamento da luz natural. Ao redor da residência, um banco de madeira sob a sombra das árvores do entorno permite a contemplação da natureza e do clima tranquilo e bucólico do local.

Como seria o seu refúgio de fim de semana ideal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!