Como ter uma decoração perfeita nos detalhes

Como ter uma decoração perfeita nos detalhes

Eduardo Prado Eduardo Prado
Google+
Loading admin actions …

Por amar demais, às vezes erramos nos excessos. Embora a frase possa parecer para um casal, estamos, na verdade, falando sobre decoração. Excessos são apenas alguns dos erros que comumente acontecem na decoração. É claro que, quando falamos em erros, direcionamos para algo excessivo que traz a poluição visual. No entanto, se este é o seu estilo, se é desta maneira que gosta, não há problema. Afinal, muitas regras também podem ser um excesso. E não é nem um pouco educado apontar algo que alguém deva gostar ou não.

Por isso, mais do que direcionar sugestões para evitar excessos na decoração, viemos hoje trazer algumas dicas para que as suas escolhas sejam feitas de forma acertada quando a intenção é ter ambientes cleans, ou seja, visualmente sem excessos e com organizações padronizadas. Detalhes que podem corrigir aquela sensação de que algo sobrou, de que algo não está exatamente como as suas referências mostram. Ajudar você quanto a estas soluções é sempre a nossa intenção. Afinal, como sempre ressaltamos, para nós, do homify, não há lugar mais especial no mundo para você do que seu lar.

Entre nossas sugestões, você poderá encontrar ideias baseadas nas decorações mais incríveis do universo da decoração, que saíram do planejamento dos melhores profissionais do mundo, encontrados aqui, no homify. Ideias simples que podem servir como um ótimo guia de correção nos casos de dúvidas, dando ainda mais brilho e perfeição à sua decoração. Temos a certeza de que, seguindo estas dicas, você poderá não só encontrar as melhores soluções decorativas para o seu lar, mas, também, poderá conferir projetos sensacionais onde cada detalhe confere uma personalidade incrível para cada imagem apresentada.

Por isso, siga conosco e confira as nossas dicas. Temos a certeza de que, ao final, você terá as melhores soluções para deixar a sua decoração perfeita. Venha conosco e inspire-se!

Móveis

Para ambientes como a sala de estar, as presenças de alguns móveis parecem ser obrigatórias, como, por exemplo, os sofás de 2 e 3 lugares. No entanto, esta escolha pode ser feita de forma errada quando não temos a opção de conjuntos no mesmo tom ou, ainda, com dimensões que fogem ao espaço de sua sala. Por isso, antes de escolher os conjuntos que compõem a decoração, um cuidado essencial é tirar as medidas exatas do ambiente. Desta forma, além do acerto na posição de cada elemento, você poderá ter ainda o benefício de saber se os pares de móveis são realmente necessários. Sendo que, em alguns casos, a complementação decorativa do ambiente poderá ser feita com as presenças de poltronas ou pufes, como podemos notar neste projeto, onde há ainda, a presença de uma interessante mesa de centro DIY, feita de palete.

Clima

No momento de decoração, é muito comum que algumas pessoas pensem nos destaques que alguns itens dão na composição do ambiente. No entanto, pensar apenas na questão visual pode nos pregar verdadeiros enganos. É preciso sempre pensar na questão climática de sua região, pois algumas peças de decoração podem contribuir para o aquecimento do seu lar. E esta não parece ser uma ideia muito boa, principalmente tratando-se de um país predominantemente tropical. Itens como lareiras, por exemplo, devem ser escolhidos caso o seu uso traga realmente uma temperatura agradável ao lar, assim como cortinas de tecidos grossos, tapetes felpudos ou mantas para o sofá.

Combinações

Combinar os conjuntos da decoração parece ser sempre uma boa ideia. Pois, ao definir uma ou mais cores para a escolha de toda a decoração, facilita nas pesquisas e escolhas para a composição do lar. No entanto, este é mais um excesso com o qual devemos tomar cuidado. Cores excessivamente iguais empregadas em todo o espaço podem acabar poluindo visualmente o ambiente. Por isso, optar por destacar apenas determinados elementos na ambientação pode ser a escolha mais equilibrada para a decoração do espaço. Uma dica infalível, neste caso, é optar pelo destaque de apenas um elemento em meio a decoração, utilizando nesta escolha uma cor que tragas o contraste perfeito para a decoração, formando assim, uma composição elegante de estilo minimalista. 

Objetos

Equilíbrio é realmente algo muito importante quando pensamos nas escolhas de decoração. Para uma ambientação clean, ou seja, limpa visualmente, a solução pode ser optar por poucos elementos no ambiente. Na decoração com poucos objetos, a vantagem é a de que, estes objetos terão um maior destaque natural na composição do espaço. Caso contrário, o excesso poderá trazer confusões visuais quanto aos elementos que deverão ganhar destaque. 

Se a sua preferência é ainda por um ambiente com cores ousadas que conferem muito charme ao ambiente, este projeto maravilhoso da arquiteta Daniela Vieira, de Balneário Camboriú (SC), pode ser uma excelente referência. Com uma composição de muita personalidade, o espaço projetado mescla cores vibrantes em um fundo pintado de azul, que traz a sensação de infinitude. A escolha assertiva por elementos de cores semelhantes, como as almofadas, confere equilíbrio e destaque para os móveis. 

Comprar tudo em uma só loja

A pressa é, de fato, inimiga da perfeição. E quando falamos de decoração, as possibilidades de uma incrementação contínua no ambiente são amplas. Todos os dias é possível encontrar peças que ficam melhores em determinados espaços e composições. Sendo assim, optar pela compra de uma só vez para todos os elementos do ambiente, pode não funcionar bem para a decoração. Por mais que uma determinada loja pareça reunir todos os objetos de desejo para deixar o lar incrível, a melhor escolha é, certamente, esperar as melhores oportunidades que podem ser contempladas aos poucos. Afinal, se a decoração é uma extensão de nossa personalidade, e é a nossa personalidade algo mutável, ter uma definição exata e definitiva não parece ser a melhor das escolhas para compor o visual dos ambientes. 

Papel de parede

Papéis de parede são excelentes para compor decorativamente um ambiente. As inúmeras possibilidades de decoração com estas peças, fazem com que esta escolha seja, sem dúvidas, muito interessante para a ambientação do lar. No entanto, mais uma vez lembramos da atenção quanto ao equilíbrio. Somar o papel de parede em um mesmo ambiente onde paredes sejam revestidas com cerâmicas ou mesmo pintadas em cores diversas, pode dar o toque de modernidade e elegância tão apreciados nas decorações. 

Por fim, sejam quais forem as suas escolhas, o mais importante é sempre sentir-se feliz com a decoração escolhida. Aproveite o seu lar!

E você, tem alguma dica para deixar a decoração perfeita? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!