SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

5 ideias de jardim em espaços pequenos e corredores

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem tem casa pequena também gosta de jardim. Difícil é descobrir como utilizá-los no aperto do dia a dia. Uma boa ideia é instalá-los em pequenos canteiros, muros e corredores.

Muito comum em casas e apartamentos, o corredor tem a função de interligar cada cômodo do lar. Comumente escolhido como um ambiente neutro, muitas vezes a decoração do corredor traz dificuldades para que a presença dos elementos seja escolhida com alguma dificuldade, principalmente por ser um espaço que deve ficar livre e tem dimensões menores. 

A presença de plantas pode ser uma excelente escolha para a decoração deste espaço, já que, existem diversas maneiras interessantes de projetar um jardim, seja por meio de presença vertical ou ainda, com a adequação de pequenos vasos. 

Para falar um pouco mais das diversas maneiras decorativas de implementar um jardim em corredores e espaços pequenos, trouxemos algumas sugestões que poderão servir como inspiração, no caso de você sentir dúvidas ao decorar estes espaços. Inspire-se!

Pequenos vasos

Vasos em tamanhos pequenos sempre funcionam como uma ótima solução para a decoração de um jardim. Fáceis de serem posicionados nos menores espaços, esta opção poderá servir como uma excelente solução para a decoração do corredor de sua casa. Para isto, a escolha por espécies de fácil cultivo, como suculentas, cactos ou violetas, pode facilitar a rotina de cuidados necessárias para o jardim. Neste projeto da arquiteta Eliane Mesquita, de São Paulo (SP), por exemplo, a presença do conjunto de vasos amarelos e cinzas contribuiu perfeitamente para a decoração da pequena parede onde está instalada a janela. Já a presença de vasos maiores nas extremidades e das samambaias junto à parede deu o reforço necessário para que o ambiente natural oferecesse um resultado ainda mais belo e marcante.

Corredor externo

Já se o seu lar conta com espaço de corredor interno, com proximidade entre a parede da casa e o muro, uma ótima solução pode ser inspirada neste projeto da arquiteta Carol Abumrad, de Jundiaí (SP), que utilizou uma grande quantidade de pedriscos para cobrir o solo, decorando o caminho com a presença de placas de decks cortados em formato esférico e distribuídas pelo espaço. Para valorizar a presença das plantas, a escolha foi por pequenos vasos instalados verticalmente no local. Um resultado simples, mas perfeitamente criativo para o paisagismo do corredor.

Jardim vertical

Fáceis de serem instalados e conferindo uma beleza moderna a decoração com plantas, os jardins verticais têm a acomodação perfeita em pequenos espaços, já que são instalados nas paredes, ao invés do solo. Neste projeto do escritório de floricultura e paisagismo, A Varanda, de Santo André (SP), a presença de painéis de madeira com cachepôs para as plantas de diversas espécies deu um toque incrível de beleza ao lar. 

Canteiro

Casa Liberdade: Jardins de inverno  por Na Lupa Design
Na Lupa Design

Casa Liberdade

Na Lupa Design

Aproveitar o espaço próximo à parede para a criação de um canteiro pode trazer resultados muito interessantes. Para isto, uma possibilidade interessante é pensar em todo o cenário que irá compor o espaço, desde a presença de pequenas pedras a elementos decorativos e funcionais. Esta soma pode ser notada neste ótimo projeto do escritório Na Lupa Design, de Belo Horizonte, que optou por incluir um pequeno canteiro junto à parede de pedras. Para dar maior funcionalidade ao espaço, foi instalada uma pequena cuba com torneira em meio as pequenas plantas, oferecendo um charme singular ao pequeno espaço. Perfeito para uma charmosa jardinagem. 

Jardim pequeno no quintal

Assim como vimos anteriormente, o aproveitamento da área externa em formato de corredor pode ser perfeitamente incrementada com a presença de plantas. Mais um bom exemplo disto é este projeto do escritório Metamorfose Arquitetura e Urbanismo, de São Paulo (SP), que optou pela instalação de placas de granito sobre os pedriscos brancos. A presença da iluminação natural trouxe a combinação perfeita para que o espaço com as plantas ficasse ainda mais excelente.

Jardim pequeno na porta de entrada

Plantas dão um brilho especial aos corredores que levam até a porta principal de entrada para o lar. Nestes espaços, a vegetação contribuir perfeitamente para a sensação de acolhimento a quem chega no seu lar. 

Na imagem, podemos perceber facilmente a sensação agradável que a presença de um jardim traz à entrada da casa. Neste projeto, o escritório KC Arquitetura, Urbanismo e Design, de São Bernardo do Campo (SP), cultivou uma grande e linda parede viva, que contou ainda com as presenças de pequenas espécies floridas, dando um toque excelente de aconchego e beleza ao local.

E você, tem alguma dica para a decoração de corredores?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!