Casa sem igual no Japão

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Apesar da distância do ocidente, o Japão tem conseguido não apenas se aproximar da cultura do ocidente, mas principalmente penetrar na nossa cultura transmitindo seus valores milenares e sua visão peculiar do mundo através da arquitetura e da cultura de massa. As influências arquitetônicas japonesas passam pela antiga geração, de Tadao Ando, Toyo Ito e Shigeru Ban, e pela nova geração, com nomes como Sou Fujimoto e Kengo Kuma, que tem mantido o alto nível da produção arquitetônica japonesa.

Homify apresenta hoje uma residência sem igual, localizada na cidade de Gifu, no Japão. A casa, projetada pelo estúdio Keitaro Muto Arquitetos, possui uma fachada bastante discreta, mas em seu interior reserva um pátio central com uma árvore, o coração da residência e das atividades em comum da família. Todos os ambientes no pavimento térreo abrem-se inteiramente para o pátio central, onde uma árvore recentemente plantada evidencia a presença da natureza e proporciona aos moradores um aspecto diferente à cada estação do ano.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência minimalista e enigmática? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa que tem como principal elemento um pátio central, ou seja, um espaço vazio, palco das atividades comuns familiares e palco das manifestações da natureza nos diferentes períodos do ano.

Fachada principal

A fachada da residência é caracterizada pela descrição absoluta, já que a sensação de privacidade é bastante valorizada na cultura japonesa. A residência se fecha para o espaço urbano, mas apenas aparentemente, pois o volume em concreto aparente, que serve como garagem, abriga em sua cobertura um terraço-jardim, espaço onde a família faz os tradicionais piqueniques.

O telhado da residência de inclinação acentuada e materialidade marcante, revestido de tábuas de cedro vermelho, dão uma identidade própria ao edifício, cuja forma contrasta com as construções vizinhas.

Telhado de madeira

Nesta imagem podemos ver como o projeto buscou proteger a privacidade do ambiente familiar e ao mesmo tempo estabelecer uma relação entre a residência e o espaço urbano. O projeto criou um terraço-jardim com deck de madeira sobre a cobertura do volume da garagem, cujo acesso se dá desde o pátio central através de uma escada de metálica de forma sinuosa, que integra a casa ao contexto urbano. Vemos também a volumetria imponente da cobertura, que parece flutuar sobre o volume da casa, toda fechada de vidro. O telhado forma um cone que abre as perspectivas para o céu, capturando para o pátio central a luz natural da abóbada celeste.

Pátio central

O programa de necessidades da residência foi organizado em dois pavimentos. O pavimento térreo abriga as áreas sociais, que se abrem para o pátio central, enquanto o pavimento superior abriga os espaços íntimos. No interior da residência todos os ambientes têm vista para o pátio e jardim central, que funciona como o coração da casa e permite ainda a entrada de luz natural abundante e o aproveitamento da ventilação natural, através de generosos painéis móveis de vidro, sem comprometer a privacidade dos moradores. Mais uma vez, temos a impressão da cobertura parecer flutuar sobre o volume da casa.

Living room

Como você verá em cada componente construtivo ou espaço da casa, a simplicidade e a discrição são os elementos inerentes ao projeto, bem ao estilo tradicional japonês. As coisas se apresentam como são, o que equivale dizer que o projeto explora as texturas naturais dos materiais e evita quaisquer itens supérfluos. A madeira é o material escolhido por excelência para dar ao interior da casa a aparência clean e a simplicidade formal e estética. O piso e teto são revestidos de madeira que dá identidade e realça a sensação de aconchego do ambiente. A integração do living room com o pátio central proporciona aos moradores uma sensação agradável de fusão entre o espaço interior e o espaço exterior.

Cozinha e sala de jantar

A cozinha e a sala de jantar estão integradas, mas as portas de correr de estrutura de madeira e vidro translúcido permitem que a cozinha se feche e ambos espaços sejam isolados, agregando funcionalidade e versatilidade aos ambientes.  

A cozinha conta com armários planejados de madeira de textura natural e paredes revestidas de cimento, enquanto a sala de jantar é composta de uma mesa de madeira de estrutura metálica e design minimalista, que realçam a simplicidade e o estilo clean do design de interiores.

Banheiro

O banheiro é a meca da intimidade. Em nenhum outro lugar nos sentimos mais protegidos e à vontade em exercitar este tabu de despir o corpo. A privacidade aqui foi garantida com janelas situadas próximas ao forro. Os revestimentos naturais de cores neutras que cobrem as paredes e o piso realçam a sensação de aconchego e a atmosfera intimista. O lavatório é composto de armários de madeira, assim como os da cozinha, evidenciando a harmonia e unidade do projeto.  

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Pavimento superior

Os dormitórios e espaços íntimos estão situados no pavimento superior, sob a cobertura de planos inclinados. A atmosfera mais intimista pode ser percebida na mudança do gradiente de luz natural presente no interior do sótão. Passamos de um ambiente banhado de luz natural para um ambiente mais fechado e mais reservado. As janelas dos dormitórios visam a apenas permitir a entrada controlada da luz e emoldurar uma vista do exterior, de modo que a intimidade não seja comprometida.

Terraço-jardim

Mas é no pátio central e no terraço-jardim que a vida social e comum familiar acontecem. O projeto é no fim das contas um ato de reverência à natureza, representada pela árvore e pelo jardim central. O edifício faz um gesto de abrir espaço em torno da árvore e a escada de aço também assume uma forma graciosa de modo a desviar da árvore. O terraço-jardim sobre a garagem serve como área de lazer e uma extensão do pátio central.  

Continue navegando e apreciando as casas mais lindas e intrigantes construídas ao redor do mundo. Neste artigo, você pode conhecer uma casa espetacular que surgiu da recuperação de uma antiga casa em ruínas.

O que você achou da composição espacial desta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!