Que revestimento escolher para o banheiro?

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Chegou a hora de reformar o banheiro. Contatámos com a empresa que nos sugeriram e decidimos pedir orçamento. A primeira pergunta: o que você pretende fazer? Quais os materiais que você quer usar? Uma decisão difícil!

Escolher o revestimento que se adequa melhor para o banheiro é sempre uma decisão difícil e complexa. Os banheiros são espaços umidos, onde todos os materiais estão em contato com a água, na forma líquida ou em vapor. Este é fator primordial que vai determinar a nossa pesquisa: a resistência do material à água. Os cuidados de manutenção também são outro fator a considerar: queremos um banheiro fácil de limpar ou só levamos em conta a estética? As juntas são mais propensas a acumular sujeira: queremos peças grandes com menos juntas ou ou uma alternativa oposta a esta? Finalmente, a estética. Se o nosso banheiro é pequeno e nós queremos que pareça visualmente maior, se pretendemos mais elegância, um espaço confortável ou uma zona de banho onde reine o asseio são questões que vamos ter de colocar. Estamos finalmente preparados para mergulhar no mundo de banheiros e absorver as novas tendências. Apresentamos aqui uma pequena amostra no que concerne a revestimentos e acabamentos de banheiros.

Os revestimentos cerâmicos

Banheiros modernos por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

​Evolution Negro Mate 10x40

Equipe Ceramicas

O grês normal ou vitrificado é o material por excelência para o revestimento de paredes e pisos das salas de banho. Seu coeficiente de absorção é baixo o que o torna em um material perfeito para os cômodos mais umidos da casa: salas de banho e cozinhas. Os utilíssimos azulejos vêm em diferentes formatos, acabamentos e cores permitindo mesclar-se de diferentes maneiras o que nos proporciona acabamentos clássicos. Bancadas, de diferentes cores ou com efeitos brilhantes: tudo o que você imaginar pode ser concretizado.

Madeira

Banheiros ecléticos por Donaire Arquitectos
Donaire Arquitectos

Hotel EME in Seville, Spain

Donaire Arquitectos

Apesar de não estarmos habituados a imaginar a madeira como material adquado para o banheiro, o seu uso é possível, desde que você tome algumas precauções. Todos conhecemos a sensibilidade deste material quando exposto à água e úmidade: a madeira tem o inconveniente de apresentar um alto grau de absorção. No entanto, existem tratamentos anti úmidade que melhoram a impermeabilização. Se buscamos um local intimista e aconchegante, esta deve ser sem dúvida a nossa opção, recorrendo ao uso de madeira maciça.

A sua manutenção exige uma atenção redobrada: o ambiente deve ser bem ventilado e é importante usar um detergente neutro para remover as manchas.

Porcelanato imitando pedra

Banheiros modernos por homify

Porcelanato é um material cerâmico com reduzida absorção de água, por isso o seu comportamento é o ideal, tanto em locais umidos e ao ar livre. É compacto, anti derrapante, e muito durável, o que o torna em um material muito resistente. Pode ser usado em pisos e paredes e há também uma infinidade de acabamentos, designadamente com revestimento em pedra como o que mostramos na imagem.

A manutenção é semelhante ao grês normal: requere água limpa e detergentes neutros.

Porcelanato com acabamento vintage

Se queremos criar o efeito de um revestimento de estuque, de um revestimento de madeira velha ou de concreto, a melhor opção é usar um revestimento de porcelanato. O seu comportamento perante a água é perfeito, devido ao baixo teor de absorção e os seus inúmeros acabamentos permitem obter qualquer estilo ou efeito, como o efeito vintage que apresentamos na imagem.

Reboco

Um reboco simples pode ser uma solução para aqueles que procuram espaços simples e minimalistas. Se optar por esta solução, temos que evitar as argamassas em gesso e utilizar outras argamassas mais ricas em concreto. Quanto à pintura, temos de escolher entre uma variedade de impermeabilizantes para evitar o mofo e a úmidade.

Que material você escolheria?

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!