Novos proprietários: Um guia do que fazer e do que não fazer

Lara Berol Lara Berol
CASA COND. GOLF_ BALNEARIO CAMBORIÚ SC, TRAÇO FINAL ARQUITETURA E INTERIORES TRAÇO FINAL ARQUITETURA E INTERIORES Casas modernas
Loading admin actions …

É muito comum que tenhamos diversas dúvidas assim que compramos uma nova casa ou apartamento. Para tentar sanar as principais dúvidas, fizemos um guia de como devemos nos portar diante dessa novidade. Pense nessas dicas como um guia de conduta e tente segui-lo e adapta-lo conforme o caso.

Obviamente, tenha bom senso! Não quero ditar regras, mas ter orientação de diversas fontes é sempre bom. Tente curtir a casa nova com responsabilidade e não faça nada do que possa se arrepender depois.

Faça! Use a homify para inspiração

Pense em encontrar um catálogo infinito de ideias que traz para você projetos reais para se inspirar. homify faz isso! É possível pesquisar entre os mais diversos estilos, entre projetos publicados por arquitetos e decoradores de diversos países.

Além disso, você poderá entrar em contato com profissionais de sua região e solicitar um orçamento. Os livros de ideias publicados pelos redatores de homify te dão noções e dicas de como planejar seu projeto, cuidar da casa, e como dar manutenções necessárias em diferentes cômodos de sua residência.

Aventure-se, crie um login e reúna em seus próprios livros de ideias os projetos que mais lhe agradam. Se você for ou conhecer algum arquiteto, conte para eles sobre homify!

Faça! Tenha uma conexão com seus vizinhos

homify Casas tropicais

Considere seus vizinhos como aliados. Se um dia você precisar ir viajar, é preciso avisar os vizinhos. Se você tiver cultivado uma boa relação com eles é possível até que eles cuidem de sua casa para você. O mesmo acontece quando notam algo estranho em sua e te ligam para verificar, ou avisar o guarda da área.

Há bairros inteiros que possuem sistemas de segurança com base na confiança entre os vizinhos. Se você está chegando na casa agora, tente conversar com os vizinhos mais próximos e entenda como funciona o sistema de segurança da rua. Se houver um guarda que todos os moradores pagam uma pequena quantia mensal para ele, tente conversar com ele e mostre interesse em contribuir. Ao fechar o contrato, anote os telefones e tenha sempre o número deles em mãos. Se notar algo estranho na rotina da casa vizinha, também tente avisar. Mostre-se educado e prestativo. Nunca se sabe quem poderá precisar primeiro.

Faça! Curta sua casa e convide amigos e família

A sua casa, além de oferecer conforto e proteção, pode se tornar um ponto de encontro para familiares e amigos. Faça de sua casa um lugar atrativo, onde as pessoas gostam de ir e sentem-se bem. Invista em espaço de convivência na área externa da casa. Um exemplo é esse artigo, que te ajuda a fazer uma cozinha externa. Se você gosta de cozinhar ou tem amigos que apreciam a culinária, pense nisso!

Tente fazer um espaço que possa ser usado tanto durante o dia como a noite, faça chuva ou faça sol. Considere as limitações de todos os membros da família e de algum amigo. Desenvolva o espaço pensando nisso, para que todos possam participar sem problemas.

Não faça! Não faça coisas das quais poderá se arrepender

Sua casa ou apartamento não possuem todas as paredes estruturais e você pode ousar no projeto. Desmanchar aqui, expandir dali, espichar de cá. Se você pensa em renovar o projeto todo, fazer novos cômodos e ganhar espaços, você pode representar uma dor de cabeça para os pedreiros que farão a obra sem um projeto.

Antes de inventar muitas extravagâncias, consulte um engenheiro e um arquiteto para que eles possam te orientar. Você pode derrubar uma parede estrutural por engano e pode colocar a estrutura da casa e do apartamento a perder.

Além disso, perder um quarto para ganhar uma sala mais ampla pode representar um problema no futuro. Considere bem todas as modificações a serem feitas para não se arrepender no futuro.

Não faça! Não use muitas cores

A tentação de decorar uma casa, todinha ao seu estilo, pode fazer com que muita gente se atrapalhe. Geralmente, essas pessoas se empolgam com a ideia de colocar tudo o que bem entenderem em um espaço totalmente novo e vazio e se esquecem de uma regrinha muito básica: o planejamento. O que geralmente acontece com a falta de um projeto para guiar a decoração é a miscelânea de cores.

Para fugir dessa armadilha, tente traçar escolhas harmoniosas. Não há problemas em diferenciar as cores e os tons, mas tente evitar, por exemplo, vermelho, laranja, verde e roxo no mesmo sofá.

Para começar a montar seu projeto, defina sua paleta de cores escolhendo a primeira cor que mais predomina em seu ambiente, e, a partir dela, veja tons mais claros e mais fortes para compor o ambiente.

Não faça! Não confie em mobília barata

Living Com Obra de Arte homify Salas de estar modernas

Se você vai gastar seu dinheiro de qualquer modo, fuja da mobília barata! Não tem coisa pior que optar pela coisa mais em conta no momento em que você precisa dela e ela quebrar logo. Pense no gasto que você terá tendo que repor a mobília barata em curto prazo.

Pense no mobiliário de qualidade como um investimento, afinal, ele durará décadas! Tente optar por peças neutras e de fácil manutenção. Madeiras de boa qualidade e materiais nobres tendem a ser mais caros, mas oferecem melhor custo benefício. Pesquise antes de fechar negócio e garanta preços mais competitivos e melhores condições de pagamento. Mas não se iluda, se a conversa for muito destoante das outras, não compre gato por lebre.

Essa linda sala é fruto do projeto de KTA- Krakowiak & Tavares Arquitetura

Não faça! Não use sempre a mesma decoração

Se a casa de sua mãe ou de sua avó mantém a mesma decoração desde o dia que você nasceu, é melhor começar a quebrar o paradigma. Em sua casa, faça diferente! Estabeleça suas regras e tente renovar a decoração de tempos em tempos. Pense nesse processo com uma renovação para você também.

Mudar a decoração da casa pode nem sair tão caro se você souber pode onde começar. Tente adquirir móveis versáteis e coringas, que ficam bem em qualquer estilo. Abuse das diferentes paletas de cores que você pode criar em seu ambiente. Lembre-se apenas de não exagerar. Adquira novas almofadas, mantas para sofá e cortinas! Você terá uma casa nova sem gastar muito.

Gostou das dicas? Quais outros conselhos você daria?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista