Deixe sua casa com design moderno sem gastar muito

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Antes de começarmos a decorar a casa, seja ela nova ou nem tanto, a tendência é que pesquisemos, e acabamos sempre nos encantando por projetos deslumbrantes, que muitas vezes fogem do orçamento. Isso é mais comum que muita gente imagina.

Para tentar fugir dessa armadilha, o jeito é buscar alternativas. Não tem problema nenhum em se apaixonar por um projeto caríssimo e cheio de detalhes, mas é preciso saber que existem meios para se aproximar daquilo que você busca, sem gastar rios de dinheiro.

Pense que o investimento em estrutura, se você irá construir, é melhor. Depois, dê prioridade aos móveis de excelente qualidade. Por exemplo, um sofá e uma cama. Do restante, é possível encontrar outros materiais e outros modos de deixar sua casa linda mesmo com baixo orçamento. Fique por dentro das dicas e economize dinheiro mesmo deixando sua casa como as das capas de revistas.

1. Dê preferência às coisas neutras

Se você já conhece o estilo Escandinavo, já sabe que ao optar por peças neutras está ganhando vantagem. Cores e móveis neutros tendem a harmonizar melhor em qualquer ambiente. Pense que as cores neutras também são mais fáceis de combinar entre si e, se você optar por cores mais fortes em algum momento, elas formam um excelente contraste.

Se você ainda está no início de sua decoração e não conseguiu comprar tudo o que pretende, tente manter o estilo neutro, sem muitos apelos. Assim, sua casa ficará organizada e bonita, mesmo sem muitos itens de decoração. Além de conferir um estilo próprio, investir em coisas neutras permite que você brinque com qualquer um dos estilos a partir dele.

Se você quiser mudar, basta trocar um item ou colocar uma cor a mais no conjunto. As possibilidades se tornam infinitas.

2. Invista em peças especiais

Mesmo com o orçamento baixo, deve ter aquele item que você está sonhando faz tempo. Aquela peça especial que é seu sonho de consumo não deve ficar de fora. Tente, mesmo com o orçamento apertado, negociar o seu objeto de desejo.

Se você já tiver uma peça e quiser mantê-la, reforme-a e certifique-se que aquela peça não possui nenhum defeito, ou algum problema, como dobradiças velhas e tortas, se a madeira está em perfeito estado, etc.

Acredite, nisso vale a pena gastar um pouco mais. Pense que essas peças revelam a sua identidade e contam um pouco de sua história pessoal. Não deixe ela se perder. Porque não reformar aquela estante ou aquela penteadeira antiga da casa da vovó que você tanta via quando criança? Pense nisso e reveja em sua casa quais peças são as mais especiais.

3. Menos é mais

Cozinha - Projeto Santa Clara: Cozinhas minimalistas por LS ARQUITETURA
LS ARQUITETURA

Cozinha – Projeto Santa Clara

LS ARQUITETURA

Tente não adquirir nada além do necessário. Por mais que alguma esteja muito em conta, avalie se ela realmente se encaixa no projeto que você tem em mente. Não tenha nada além do que você já havia traçado anteriormente. Comprar por comprar é um dos maiores erros dos consumidores que pretendem decorar a casa. O resultado são peças totalmente desnecessárias ocupando espaços importantes da casa.

Pense que, nesse caso, o menos é mais mesmo! Mais espaço, mais dinheiro economizado, mais organização e mais investimento naquilo que é de fato necessário.

Não se envergonhe se sua casa parece estar vazia ainda, pense que você está priorizando coisas que realmente farão a diferença em longo prazo.

Vá às liquidações de lojas de móveis e decoração, mas faça isso com o pensamento no orçamento e no que você realmente pretende. Não se torne um acumulador de coisas que perderão a utilidade para você rapidamente.

4. Encontre um objeto vintage e fashion

Ah, os móveis usados! Como são apaixonantes, e como podem dar um jeito na vida de quem não tem muito dinheiro e precisa decorar a casa. Faça uma busca em casas de móveis usados e brechós. Com certeza você irá encontrar diversas opções nesses locais. Além de mais baratos que móveis novos, eles podem apresentar qualidade superior aos móveis de hoje.

Com baixo investimento, é possível redecorar a casa toda, gastando pelo menos a metade de um orçamento com peças novas. Pesquise bem e avalie se a madeira e as peças estão em ordem. Tente não levar para casa peças que precisem de muita manutenção.

Você ainda pode querer deixar o móvel antigo com uma impressão mais despojada. Entra aí a patina ou a pintura. Para quem gosta de se arriscar no artesanato, é possível reestilizar as peças, se divertir e economizar dinheiro! Veja mais dicas sobre móveis antigos nesse artigo

5. Foque nos detalhes

Uma decoração tem como foco os detalhes. Eles fazem toda a diferença! Um exemplo é fazer uma prateleira ou uma estante com diversos nichos em cores distintas. Eles irão enfeitar o ambiente sem você precise investir em outros objetos de decoração ou dispender mais espaço para isso. Aprenda a economizar espaço e ainda enfeitar a casa. É possível com quadros, molduras, paredes com cores diferenciadas e outros truques. Até uma cortina nova, com algum detalhe no tecido pode fazer às vezes de objeto de destaque. Atente-se que todos esses detalhes mencionados não são nada caros e podem ser até substituídos para renovar o ambiente. Por isso, sempre procure peças mais em conta, em promoção ou com materiais que costumam ser mais em conta. Investir em peças de artesanato também ajuda a decorar sem muito gasto. É possível ter peças exclusivas e de qualidade. Basta saber usar a imaginação!

Essa sala cheio de estilo do apartamento de uma vovó bem moderna foi projetado por Letícia Sá Arquitetos

​6. Cheiro bom no ar

Abra as janelas, deixe a luz do sol entrar. Uma casa arejada sempre dá melhor sensação para quem mora ou para quem a visita. Para melhorar o odor no ambiente, invista em ervas, flores e plantas. Consulte um bom guia de aromaterapia para ainda deixar sua casa mais harmônica e confortável. Se você não gosta dessas técnicas e prefere a praticidade dos odorizadores de ambiente, verifique a gama de produtos disponíveis. No supermercado é fácil encontrar. Escolhe sempre aqueles com odores mais suaves para não causar irritação nas possíveis visitas alérgicas. Há também sabonetes decorativos, velas perfumadas e palitos com perfume que podem ajudar. Mas não se esqueça que uma casa limpa é que a cheira melhor! Elimine sempre o pó e deixe o chão limpo.

Gostou das dicas? Qual outro meio de economizar com decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!