A luz perfeita para a sua escada!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas nem sempre recebem um projeto de luminoténica adequado. Lugares de passagem, acabam recebendo a iluminação indireta de salas, corredores e patamares. No entanto, ganha-se muito em beleza e segurança se contam com projetos de luz pensados unicamente para elas.

Lembre-se que é preciso levar em conta o material da escada, seu formato, o revestimento das paredes, a altura delas e a facilidade ou dificuldade de manutenção. O ideal é procurar um profissional que possa criar um plano de luminotécnica para a sua escada. 

As possibilidades são várias: luzes em LED no teto ou ao longo da parede, balizadores nos degraus ou na parede logo acima deles, luzes de teto como lustres, pendentes e outros modelos de luminárias, arandelas laterais, entre outras.

Conheça a seguir algumas alternativas de iluminação de escadas e encontre a que mais funciona para a sua!

Luz natural

Esta escada moderna, com degraus em mármore bege e guarda-corpo de vidro, ganha leveza e recebe luz natural por meio das diversas janelas retangulares e da janela quadrada no alto da escada. Para a iluminação noturna, as paredes apresentam arandelas discretas e plafons no corredor lateral, que também dispõe de janelas. O ambiente se torna etéreo e muito clean, evocando paisagens marinhas. A imagem é de Rodrigo Ramirez.

Faça um bom plano de luminotécnica

Isso quer dizer que a melhor medida a se tomar é contratar um profissional de luminotécnica, que vai avaliar todos os detalhes pertinentes. Por exemplo, sua escada é reta, em L, em U, flutuante, helicoidal, em caracol? é em madeira, vidro, cimento, granito ou mármore? É uma escada grande, média ou pequena? Ela liga uma sala de estar a um segundo piso íntimo, a um corredor ou a um grande saguão? A sala onde ela se encontra é ampla ou pouco espaçoso? O pé-direito é alto ou baixo? Qual é o estilo da sua casa ou, pelo menos, da sala de onde ela parte? As paredes são lisas ou são revestidas de pedra ou tijolo à vista? O objetivo é destacar também essas paredes? Você quer iluminação de teto ou prefere balizadores nos degraus da escada? Se prefere iluminação de teto, prefere spots discretos ou lustres e luminárias exuberantes que descem por todo o fosso da escada? Ou gosta mais da ideia de arandelas no meio das paredes? Como vai ser a manutenção? Esse ponto é importante, porque se você estiver pensando em trocar você mesmo as lâmpadas quando queimarem, terá que escolher opções de luminárias à mão. Luzes no alto das paredes ou lustres e pendentes sobre o fosso da escada exigem um profissional especializado para fazer a manutenção, já que ficam fora do alcance dos simples mortais. Por isso mesmo, escolha lâmpadas de longa duração, evitando assim a visita frequente do profissional de manutenção. Outra coisa que você não pode esquecer é de mandar instalar interruptores na base e no alto da escada para que possa apagar e acender as luzes a partir dos dois pisos que se conectam.

Escada clássica e estilosa

Projeto Corporativo - Itapema-SC: Corredores e halls de entrada  por Landeira & Goes Arquitetura
Landeira & Goes Arquitetura

Projeto Corporativo – Itapema-SC

Landeira & Goes Arquitetura

Nesse hall de entrada que também é uma área de lazer, a escada é reta com degraus em granito e corrimões e guarda-corpo em estrutura em metal. O ambiente é clássico, com sofás em capitonê, vasos altos, aparador branco de linhas sinuosas e papel de parede bege com brilho. O teto recebe iluminação por LED no contorno e plafons quadrados na extensão do espaço. No centro, um lustre de cristal tipicamente clássico preenche o ambiente de luz. O grande espelho ajuda a ampliar o espaço e multiplicar as luzes presentes. A mistura de luminárias modernas e clássicas permite iluminar a escada de forma homogênea, mesmo não estando exatamente sobre ela.

Equilíbrio entre luz e sombra

Corredores e halls de entrada  por LIGHT4

Nessa escada em metal de estilo clássico, as paredes receberam arandelas múltiplas de formas arredondadas que se assemelham a esculturas de luz. O recurso às arandelas permite criar um ambiente onde haja um perfeito equilíbrio entre luz e sombra, sem comprometer a segurança de quem faz uso da escada. Lembre-se que a função da iluminação da escada é, antes de mais nada, criar um caminho de passagem de um piso a outro. Nesse sentido, as arandelas cumprem esse papel e ainda decoram o espaço. 

Balizadores

Corredores e halls de entrada  por Nadia Moretti
Nadia Moretti

Scala elicoidale moderna in cemento con pedate in marmo e balaustra in acciaio

Nadia Moretti

Nessa sala em tons neutros, a escada em caracol branca apresenta luzes na mesma cor na lateral dos degraus, criando um rastro suave ao longo da estrutura. São os chamados balizadores, que podem ser colocados ainda embaixo dos degraus, se a escada não conta com espelhos. A luz produzida é delicada e valoriza a escada, conferindo sofisticação ao ambiente de maneira discreta e elegante. 

Luzes LED

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

​A single-flight cantilever staircase crafted in toughened, laminated glass

Railing London Ltd

A moderníssima escada de degraus vazados com placas triplas de vidro que parecem flutuar no ar conta com um corrimão iluminado por luzes LED no mesmo tom azulado da escada. O conjunto enfatiza a leveza e a transparência, tornando o ambiente quase etéreo. Embora não seja uma escada das mais seguras (não opte por ela se tiver crianças ou bichos de estimação), ela é homogeneamente iluminada e provoca admiração pela ousadia. 

Luzes embutidas

Residência  Condomínio Jardins do Lago : Corredores e halls de entrada  por contato140
contato140

Residência Condomínio Jardins do Lago

contato140

Esta escada em L branca, leve e moderna está disposta em uma sala com pé-direito muito alto. O revestimento da parede também é cheio de texturas e pede iluminação que o destaque. Assim, a escada recebe iluminação de luzes embutidas no alto da parede, que destaca o revestimento e ainda ilumina suavemente os degraus da escada. Durante o dia, a escada conta com iluminação natural da ampla e alta janela na sua lateral. Esta iluminação é um exemplo daquela que precisa de manutenção especializada, pois as luzes embutidas não são facilmente alcançadas. 

Luzes suspensas

No projeto de Evelin Sayar Arquitetura e Interiores, a escada reta com degraus de madeira vazados e guarda-corpo de vidro recebe iluminação lateral de uma série de luzes suspensas ao longo da estrutura. As luminárias tipo plafon na sala de jantar também ajudam a ampliar a intensidade de luz que chega à escada. As luminárias suspensas são simples e puras, de linhas retas e sem acessórios. A solução é moderna e perfeita para um apartamento arrojado e de estilo contemporâneo. A imagem é de Marcelo Magnani.

Luzes de teto

Essa bela escada de granito claro conta em seu centro com estrutura de gesso em linhas curvas, dentro do qual se encontra um anel de luz LED, de onde parte um lustre redondo em cristal. O efeito geral é de sofisticação e elegância, mas a solução luminotécnica também é eficiente, ainda mais que o teto sobre a escada recebe a iluminação de pequenas luzes embutidas. O resultado é suave, mas homogêneo e apropriado.

Luzes pendentes

Corredores e halls de entrada  por TOTUS
TOTUS

​A Classic Country Home For The Modern Age

TOTUS

Delicado e moderno, o conjunto de luzes pendentes se desenrola sobre o fosso da escada, iluminando os degraus indiretamente. O corredor no alto da escada recebe luzes embutidas em toda a extensão do teto, o que intensifica a quantidade de luz disponível no ambiente. A cor clara da escada, que combina guarda-corpo branco e corrimões em madeira acentua a luminosidade da luminária de teto. Para outras dicas sobre iluminação, leia este artigo.

Que tipo de iluminação combina mais com a sua escada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!