7 maneiras de usar sal para limpar a casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Limpar a casa não é uma tarefa das mais agradáveis. Uma faxina completa, pode levar um dia inteiro, demandando uma grande quantidade de tempo e, claro, investimento em produtos de limpeza. Se muitas vezes a rotina apertada nos faz pensar em possibilidades de cuidar do lar com alguns atalhos, como, por exemplo, a limpeza do lar em 3 horas, estes atalhos muitas vezes acabam por não ser encontrados para a economia de produtos de limpeza. Pelo menos, não até agora.

Muitas vezes o conhecimento popular nos levam a estes atalhos que nos facilitam um pouco mais a vida, e, especialmente hoje, às maneiras de manter o lar limpo com um produto muito comum e de custo econômico. Estamos falando do sal. Extremamente versátil para diversas atividades de limpeza no lar e, nem sempre o conhecimento quanto ao uso do sal é comum a todas as pessoas. Ótimo para ser usado desde o polimento de metais da cozinha a até auxiliando no branqueamento das roupas, aproveitar todas as vantagens deste produto, é, sem dúvidas, fazer dele um aliado bom e barato para manutenção de limpeza do lar.

Pensando nestas excelentes vantagens que o sal traz, separamos 7 dicas ótimas que poderão ser facilmente utilizadas hoje mesmo no seu lar. Com o correto uso, aquelas antigas manchas de óleo de sua frigideira poderão desaparecer rapidamente, assim como poderão ser removidas aquelas manchas amareladas muito chatas que acabam ficando no banheiro. Por isso, convidamos você a seguir conosco e conhecer um pouco mais das ótimas versatilidades do sal para o seu lar. Temos a certeza de que, com este atalho, limpar o seu lar será mais fácil, prático e, o melhor, de tudo, barato.

Venha conosco, confira as dicas e aproveite! 

Polir metais

Sabe aquelas manchas de gordura que insistem em ficar nas panelas? Se você já tentou de todas as formas remover as manchas muito comuns em frigideiras, por exemplo, mas não tem tido sucesso, então é hora de mirar sua atenção para o pote de sal de sua cozinha. Excelente para polir metais e também vidros, o sal pode ser um ótimo aliado para ariar perfeitamente suas panelas. Para isto, basta espalhar sal pelas manchas de gorduras e utilizar uma esponja macia para a limpeza. Lembre-se de que esta dica deve ser feita apenas para panelas sem antiaderente, já que o polimento pode estragar o teflon das panelas. Você poderá utilizar ainda esta solução para a limpeza do fogão e outros objetos metálicos que necessitem de polimento para voltarem a ter boa aparência. 

Na imagem, um projeto lindo do escritório Radô Arquitetura e Design, de São Paulo (SP), que trabalha a beleza e modernidade do metal com a amplitude e limpeza do branco somada à elegância das peças de madeira.

Afastar formigas

Se a doçura do açúcar é conhecida como principal atrativo para as formigas, a presença do sal é excelente para repelir a presença destes indesejados insetos no lar. Para que isto aconteça, basta espalhar pequenas linhas de sal em superfícies plantas onde as formigas costumam marcar seu caminho. Você poderá ainda utilizar o sal ao redor do formigueiro, fazendo uma barreira natural para os insetos. Lembramos que esta é uma medida apenas paliativa, resolvendo temporariamente o problema com os pequenos insetos. 

Na imagem, o projeto do escritório Arch & Design Studio, de Araçatuba (SP), foi perfeitamente desenhado para oferecer muito aconchego à pequena cozinha americana. 

Desentupir pias

A versatilidade do sal é mesmo algo incrível. Com o sal, você não precisará mais sofrer com os canos entupidos nas pias ou ralos. Para solucionar problemas de entupimento, adicione uma grande quantidade de sal sobre o ralo da pia, banheiro ou até mesmo o vaso sanitário, e coloque uma xícara de água fervente sobre o ralo. Após isto, tampe a saída do ralo para que a pressão aumente a eficácia do vapor da água quente com o sal e pronto! Sua pia está novamente excelente para o uso. A solução é simples e muito econômica!

Na imagem, um ótimo projeto do escritório T+H Arquitetura & Interiores, de São Leopoldo (RS).

Para não desbotar as roupas

Muito eficaz para a limpeza do lar, o sal pode ser também um ótimo aliado para manter a cor das suas roupas por muito mais tempo. Para isto, basta adicionar uma medida de 3 colheres de sal para uma máquina de lavar de 6 kg. e lavar normalmente a roupa. Com esta dica, peças como jeans ou com cores fortes, que acabam se desbotando mais facilmente, poderão manter seu brilho e cor mesmo durante as lavagens. Uma dica simples e muito eficiente para manter suas roupas limpas e perfeitas.

Na imagem, a moderníssima lavanderia é resultado do ótimo trabalho desenvolvido pela arquiteta Camila Fleck, do Rio de Janeiro (RJ).

Frescor para as flores

Outra dica eficiente, é dar uma pitadinha de sal sobre a água que será usada para regar as plantas, poderá deixá-las frescas por muito mais tempo. Este truque poderá ser feito também com flores cortadas e deixadas em vasos. No entanto, lembre-se: basta uma pequena quantidade para que o efeito seja positivo. Caso contrário, o sal em excesso poderá acabar ressecando as plantas.

Na imagem, um conjunto maravilhoso de plantas incremente a varanda projetada pela arquiteta Eliane Mesquita, de São Paulo (SP).

Tirando manchas de ferrugem

Excelente para a limpeza, o sal poderá ser um ótimo aliado para tirar focos de ferrugem que podem surgir em peças de metal, como torneiras e chuveiros. Para isto, basta aplicar uma pequena quantidade de sal com limão sobre as peças e limpá-las com uma bucha. Lembre-se: jamais manuseie limões em locais com a presença de sol. Isto poderá causa manchas à sua pele.

Na imagem, um pequeno banheiro perfeitamente planejado com a combinação de peças em madeira, que teve como resultado uma soma simples e muito elegante.

Limpeza do piso

Para que o piso de cerâmica de sua casa fique limpo e brilhando, uma ótima escolha é acrescentar meio copo de sal a água utilizada para a limpeza do chão. Desta forma, além de brilhantes, os pisos também demorarão mais tempo para ficarem sujos. Além do piso de cerâmica, esta solução com sal poderá ser utilizada com cuidado para que pisos de madeira também aumentem seu brilho.

Na imagem, um projeto perfeito da arquiteta Isabela Canaan, de Nova Lima (MG), que optou pela presença da madeira em um ambiente de elegância singular.

E você, conhece alguma dica para usar o sal na limpeza? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!