Nichos: um item curinga para sua decoração!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Os nichos são ótimas peças decorativas e funcionais, pois além de serem versáteis eles se encaixam em qualquer ambiente da residência. Podendo ser substituídos por prateleiras, claro, eles têm também a capacidade de otimizar o espaço. Sem contar que deixa a decoração divertida e moderna, além de muito charme e personalidade.

Os nichos possuem diversos tamanhos e formatos, mas se for contratar um serviço de marceneiro poderá fazer sob medida de acordo onde será encaixado. Os mais utilizados são os quadrados, redondos, retangulares, embutido na parede, com fundo revestido, com ou sem iluminação. O diferencial é que em qualquer cômodo eles facilitam na organização, pois deixa os objetos ao alcance das mãos. Agora, já os nichos modulares podem ter opções criativas para composição na parede, sejam formando um painel, divisória de ambiente, armários abertos, paredes revestidas , entre outras coisas. 

Ah, existem dois tipos de nichos os abertos e os fechados. Os fechados são bons para esconder objetos e documentos pessoais e fiação. Os abertos serve para apoiar itens decorativos, por exemplo, vasos, livros, obras de arte, qualquer peça que seja para incrementar na organização da sua casa. Enfim, em qualquer espaço da sua residência. Confira as ideias que separamos para você se inspirar e decorar seu lar!

Na sala de estar

Salas de estar modernas por CATO creative
CATO creative

Living Room

CATO creative

De madeira, metal ou acrílico, os nichos são uma mão na roda para a arrumação da casa. Eles podem ser usados para organizar livros, brinquedos e utensílios, além de servir como um objeto de decoração charmoso e muito moderno. Uma dica para decorar a sala com o móvel, é pregá-lo em uma parede colorida e enfeitá-lo com vasos, porta-retratos e livros de capa dura. 

Para os que buscam uma decoração bonita e econômica, apostar no estilo rústico e na decoração com reciclados pode ser uma boa saída. Utilize caixotes de feira para fazer os nichos em casa. Com uma lixa de parede e um pouco de tinta, fica fácil transformá-los em peças de decoração elegantes e cheias de personalidade.

Na parede de tijolo

Sala de estar  por Ñuke

Se você tem uma parede de tijolo à vista, por exemplo, experimente fazer pequenos espaços em formato de nicho e inserir uma prateleira, o efeito é incrível, além de otimizar o seu espaço. Os nichos são itens extremamente versáteis na decoração e são os melhores amigos dos ambientes pequenos.

Isso porque, assim como as prateleiras, eles aproveitam ao máximo do espaço vertical, proporcionando maiores possibilidades na hora de guardar os objetos do dia a dia sem interferir na circulação do ambiente. De diferentes formatos e estilos, eles deixam tudo o que você precisa ao alcance das mãos, além de transformar o seu ambiente!

Nichos coloridos para o banheiro

Decorar com a ajuda dos nichos é enxergar a decoração de forma divertida e dinâmica. Os módulos independentes de acrílico podem fazer parte de diferentes e criativas composições na parede, permitindo uma infinidade de combinações. Além disso, eles também vão super bem quando são usados apoiados no chão.

Eles são bem-vindos no banheiro para você guardar as toalhas, entre outras coisas. Enfim, em qualquer outro cômodo da sua casa que você necessite de uma boa dose de charme e organização.

Nichos para o quarto

Loft Batel - Curitiba: Quartos  por Janaina Macedo Interiores
Janaina Macedo Interiores

Loft Batel – Curitiba

Janaina Macedo Interiores

O quarto ganha leveza e um toque especial com o nicho na lateral da cama, assim você pode acrescentar objetos decorativos, como porta retratos, livros, etc. Além disso, você também pode transformá-los em divisórias de ambientes, pois é uma forma interessante de usá-los de maneira criativa. Fixando um ao outro até o teto, você consegue montar uma divisão leve e bonita, ideal para dar destaque ao seu espaço. De quebra ele vira uma espécie de estante, boa para guardar e expor qualquer item que você queira por perto. O projeto da foto foi idealizado por Janaina Macedo Interiores, localizada em Curtiba.

Mais espaço para o seu escritório

Os nichos são abertos, ou seja, deixam seu conteúdo sempre à mostra. Use esta característica a seu favor, guardando neles itens decorativos bonitos como acessórios ou coleções. Por deixarem tudo bem acessível, também são perfeitos para deixar objetos de uso diário ao alcance das mãos. Abuse dos nichos no escritório, pois diferentes de armários, eles ocupam menos espaços! 

Na cozinha

Deixe sua cozinha espetacular sem armários, por exemplo, organize sua cozinha sem que ela perca o charme, aproveite para utilizar o nicho de cozinha. Versatilidade é a palavra de ordem desse produto que mencionamos no artigo, já que pode ser fixado ou empilhado um sobre o outro. Além disso, conta com diferentes disposições de espaço e material. 

Para projetar uma cozinha prática e funcional, no entanto, alguns cuidados são necessários. Primeiro, analise bem suas reais necessidades para comprar um produto que as atenda ou mandar fazer. Depois, verifique as medidas, como altura, largura e profundidade das peças para que não haja problemas no momento da instalação. E você terá uma cozinha maravilhosa e com espaço de sobra.

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!