Silêncio, por favor!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Nas grandes cidades e mesmo nas pequenas, as pessoas sofrem com o barulho do trânsito que insiste em adentrar as janelas – ou com o barulho do vizinho do apartamento ao lado. Mesmo em casas, o caos das ruas pode vir a incomodar o descanso dos moradores.

Não é à-toa, portanto, que muitos sonham em ouvir o som do silêncio no lugar de buzinas, móveis sendo arrastados, brigas domésticas, aparelhos de som no último volume (geralmente com música que a gente não gosta). 

Felizmente, existem várias soluções para amenizar a presença de ruídos externos e tornar nossas casas e apartamentos mais silenciosos e cheios de paz. Tapetes e carpetes ajudam muito a abafar as invasões sonoras, assim como o uso de portas e janelas adequadas. 

Existe até mesmo uma tinta isolante de ruídos, que pode ser usada na casa toda. Às vezes, o que faz barulho é o nosso próprio piso, que range a cada pisada. Nesse caso, é preciso trocá-lo por outro que não apresente este problema. 

Estantes e cortinas grossas são outros aliados contra o ruído externo, mas a medida mais eficiente é o isolamento acústico dos ambientes, que garante uma barreira eficaz contra o barulho.

Conheça a seguir as alternativas ao seu alcance na batalha contra o barulho e faça do seu lar um lugar silencioso e pacífico.

Tapetes e carpetes

Apartamento Alto de Pinheiros: Salas de estar modernas por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Apartamento Alto de Pinheiros

Alice Martins Flávio Butti

Antes de tudo, é preciso lembrar que é impossível eliminar totalmente os ruídos que entram na sua casa (e saem dela), especialmente se é um imóvel já pronto. No caso de um apartamento ainda em construção, pode-se colocar uma manta entre a laje e o piso e, assim, reduzir o barulho do apartamento de baixo. O mesmo teria que ser feito pelo proprietário do apartamento de cima. No entanto, tapetes e carpetes podem ajudar bastante a abafar os ruídos no piso, que podem vir a incomodar o vizinho de baixo. Um tapete fofinho é perfeito para isso (assim como adquirir o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa). No projeto de Alice Martins e Flávio Butti, o tapete toma toda a extensão da sala, o que contribui para amenizar os ruídos.

Portas e janelas

Outra medida a se tomar é verificar o estado da vedação das suas portas e janelas e, caso esteja comprometida, mandar repará-la. Portas de correr têm vedação de borracha que precisa estar em perfeitas condições para evitar ruídos: se a água da chuva entra por ali, a poluição sonora também. Novamente, é preciso trocar a vedação das portas. O mesmo se aplica a janelas, quer tenham vedação de borracha ou de outro material. Outra coisa: aquela janelinha na porta de entrada provavelmente deixa entrar ruídos: troque a porta por uma outra sem janela. Também prefira portas de madeira maciça, que vedam bem melhor a entrada e saída de interferências sonoras. Do mesmo modo, os vidros duplos podem ser uma boa solução.

Tinta com isolamento acústico

sala de estar e sala de tv: Salas de estar modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

sala de estar e sala de tv

acr arquitetura

Provavelmente, você nunca ouviu falar nisso, mas já existe uma tinta com propriedades de isolamento acústico. É o Nanosound,  um revestimento fonoabsorvedor que utiliza a nanotecnologia para o tratamento acústico em ambientes onde se queira eliminar as reverberações provenientes de sons internos. É geralmente indicado para casas noturnas, auditórios, teatros, cinemas e igrejas, mas também pode ser utilizado em residências, por que não? O produto pode ser aplicado com 1 mm de espessura e seu acabamento fica como de uma parede comum, com a textura igual a um acabamento em gesso, apresentando diversas opções de cores. Essa tinta pode ser usada como acabamento final e aplicada em paredes de alvenaria convencional, em drywall, portas e divisórias de madeira (submetidas a seladora), forros de gesso e de isopor. Não é uma ideia interessante?

Piso que range

Salas de estar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Se o piso em madeira da sua sala de estar ou de qualquer outro ambiente está rangendo, saiba que isso é muito comum depois que a madeira seca. Os ruídos são causados por duas placas do subsolo que estão se esfregando, pregos soltos ou juntas que estão se friccionando entre si após a madeira ter secado. Isso também é muito comum com os pisos flutuantes, mas o problema não exige quebrar nem substituir os pisos. Se o barulho estiver vindo de um piso de madeira descoberto, tente esta solução rápida. Pegue o talco e polvilhe um pouco nas juntas, onde o barulho pode ser ouvido. Deixe repousar, coloque um pedaço de jornal sobre a área e pise nas tábuas para permitir que o talco penetre mais profundamente entre as juntas. Retire o papel, depois varra ou aspire o restante do pó. Isso deve resolver o problema do rangido. Se o barulho não desaparecer, você vai ter que tomar medidas diferentes, cujos procedimentos passo a passo podem ser encontrados em sites e tutoriais na internet, caso você mesmo queira resolver o assunto. Caso contrário, chame um profissional de confiança, pois o conserto é simples e rápido.

Estantes e livros

Se as paredes da sala ou dos quartos parecem finas demais, você pode abafar os ruídos que as atravessam com a instalação de uma estante de parede inteira coberta de livros. O conjunto vai funcionar como uma barreira acústica e ainda vai deixar sua casa mais bonita e cheia de conhecimento. A madeira da estante e o papel dos livros são perfeitos para reduzir a entrada e a saída de impulsos sonoros. Além disso, uma estante com livros personaliza o ambiente e deixam-no aconchegante e levemente colorido. Sem falar que ter livros sempre à mão é ótimo para desenvolver ou aperfeiçoar o saudável hábito de ler.

Cortinas grossas

 Casa Marjory Basano para Casa de Valentina: Salas de estar modernas por Julia Ribeiro Fotografia
Julia Ribeiro Fotografia

Casa Marjory Basano para Casa de Valentina

Julia Ribeiro Fotografia

Outra forma de ajudar a diminuir a entrada e saída de ruídos é optar por cortinas grossas no lugar das persianas. Ou utilizar as duas em conjunto. Umas cortinas grossas com blackout também abafam bastante o barulho. É importante que elas sejam longas e tomem toda a parede da janela. Existe ainda uma cortina à prova de som, que você mesmo pode fazer. Ela deve ser feita com três camadas de tecido espesso. A camada superior é a que fica visível e deve ser feita de um material pesado decorativo, como brocado, lã, sarja, veludo ou veludo molhado. A camada do meio é de lã, que possui excelentes propriedades de abafamento de som. A camada de baixo deve ser feita de forro de cortina, que é mais grosso que tecido de cortina normal após receber uma camada de borracha. Use o suporte de cortina com a maior capacidade de peso que puder achar. Como a cortina é muito grossa, poderá não ser capaz de costurá-la em uma máquina de costura comum e poderá ser necessária uma máquina de costura industrial ou costurar à mão. Se você preferir, pode mandar fazê-la. O resultado é bastante eficiente.  

Isolamento acústico

Projeto Alto de Pinheiros - SP: Salas de estar modernas por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

O isolamento acústico é um método utilizado para reduzir a entrada ou saída de som de um ambiente, a partir da capacidade que um determinado material tem de impedir que os ruídos passem de um ambiente para outro. Existe ainda o controle da reverberação, que é a propagação do eco, e que é feito com materiais absorventes, que minimizam a reflexão das ondas sonoras. O problema da acústica é bastante complexo justamente porque o som pode se propagar pela estrutura do piso, parede e janela.Cada caso deve ser analisado isoladamente para que possa ser identificado qual o tipo de ruído, sua intensidade e de onde ele vem, bem como a análise da estrutura da construção, para então definir como vai ser resolvido. Esse procedimento deve ser executado por especialistas no assunto. As soluções podem vir com a mudança em portas, janelas, vidros, paredes, pisos e forros. Para saber mais sobre janelas, leia este artigo.

Qual é a sua dica para reduzir os ruídos que entram e saem de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!