SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como ser iniciado no Feng Shui?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O Feng Shui é um estudo filosófico oriental que vem ganhado mais espaço no ocidente. O termo de origem chinesa, corresponde aos elementos do yin (água) e yang (ar) , que representariam as forças da natureza, necessárias para estabelecer o equilíbrio e dirigir energias positivas e harmonia tanto ao indivíduo quanto ao espaço por ele habitado.

Existem duas linhas de pensamento sobre o Feng Fhui: a clássica e a moderna. A primeira, surge aproximadamente há 3 mil anos atrás, do modelo de pensamento Taoísta, para esta corrente, é necessário analisar os fluxos de energia, realizar esse estudo matemáticos, da metafísica e da cosmologia chinesa, que se dirigem tanto ao espaço quanto ao indivíduo presente. Para o método clássico, os estudos são divididos em duas aplicações : San-He e San Yuan.

O Feng Shui moderno, foi criado na década de 70 e usa um método de aplicação e conjunto com o diagrama de Baguá. Sua aplicação baseia-se muito mais em processos ritualísticos e intuitivos.Sua forma de análise releva o local, mas se mantém igual para qualquer tipo construção. Não utiliza-se os pontos cardeais ou estruturas energéticas. 

Nove princípios para aprender sobre o Feng Shui

Jardins  por Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen
Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen

Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Japanse Watertuin

Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen

A arte do Feng Shui, é um estudo que busca organizar objetos e criar espaços dentro da residência, com o intuito de criar harmonia e com isso fazer com que a energia flua de forma livre. Sua mudança e arrumação de acordo com tal preceito, não precisa ser algo radical, inicie de forma simples com pequenas alterações, mudando alguns mobiliários de posição, agregando e tirando outros. O importante é ter em mente que a energia precisa ciricular. Te daremos 9 dicas de como fazer isso de forma prática e facilmente adaptada.

Localização dos objetos

Projeto Alto de Pinheiros - SP: Salas de estar  por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

Espaços devem ser divididos sem que hajam obstáculos pelo percurso. Por isso crie divisões entre a sala de jantar e a sala de estar através de objetos simples que não sejam grande empecilhos, que você precise desviar ou tirar do lugar para se mover, um bom divisor é o tapete por exemplo. Caso você tenha prateleiras ou cristaleiras na sala, busque posicionar seus objetos na vertical, segundo o Feng Shui, objetos na vertical estimulam o movimento crescente e a prosperidade.

Harmonia

Quartos  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

A harmonia num espaço refere-se na relação plena entre a ordem, a beleza e proporção dos objetos em um determinado local. Para isso, objetos devem ser posicionados de acordo com a teoria do Feng Shui. Sugerimos que após isso seja feito, você limpe o espaço e retire o pó com panos úmidos e aromas com óleos essenciais de lavanda. Defume a casa com um incenso, coloque objetos pares tanto nas salas como quartos e possua plantas e flores pela casa.

Fluidez

Para o Feng Shui, objetos empoeirados, guardados sem uso ou quebrados devem ser jogados fora, assim como problemas de manutenção que nunca são consertados como vazamentos, vidros quebrados, rachaduras, etc, estes também necessitam ser solucionados. Isto porquê, manter a casa com a energia fluindo, além do posicionamento do mobiliário, significa manter todos os detalhes e boas condições. Uma outra dica para permitir com que a energia flua, é manter a porta de entrada sempre livre, é por aí que a energia entra, portanto, não coloque obstáculos ou objetos que dificultem esta passagem.

Atrações positivas

Jardins  por dirlenbach - garten mit stil
dirlenbach – garten mit stil

Buddha-Skulptur zwischen blühenden Rhododendren

dirlenbach - garten mit stil

Amuletos e artefatos simbólicos espirituais atraem boas energias, por isso faça um pequeno altar ou espalhe pela casa alguns objetos que você julga importante, como filtros dos sonhos e estátuas em jardins,  na sala de estar posicione cristais, pequenos amuletos e estátuas em prateleiras e flores espalhadas em vasos com água por mesas centrais. 

Luminosidade e ambientes claros

A arquiteta Marina Linhares enfatizou a iluminação da casa com paredes de vidro, tons claros na parede e iluminação indireta. Mantenham ambientes iluminados de preferência com luz natural, espaços com grande incidência de luz são ótimos para reativarem as energias, trazem força e alegria. Caso o seu espaço não possua grandes janelas, busque manter o local claro e limpo, com foco na visualização dos objetos, mas se puder, não utilize luz fluorescente, prefira luzes mais quentes e aconchegantes.

Honre cada elemento

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Banheiros  por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

Honrar cada elemento do espaço significa dar importância aos cômodas da casa e mantê-los com suas respectivas funções. Assim como manter a posição de cada objeto em cada local que lhe foi designado, ou seja, existem espaços definidos para livros na estante, assim como existem espaços definidos para o altar. Honrar espaços é estabelecer propósitos à estes de modo coerente e organizado.

Altas vibrações

Decoração, arte e Frida Kahlo: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Decoração, arte e Frida Kahlo

Casa de Valentina

Boas vibrações são atraídas não apenas por objetos mas também por cores, cada cor adquire um valor simbólico, no Feng Shui as cores adquirem significados, por exemplo:  rosas e vermelhos estimulam a vida amorosa, amarelos aceleram a energia, azuis estimulam a criatividade. Componha os cômodos da casa com elementos neutros e coloridos, como almofadas e paredes.

Deixa a natureza entrar

Jardins  por Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen
Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen

Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Japanse Watertuin

Van Mierlo Tuinen | Exclusieve Tuinontwerpen

Cultivar plantas além de funcionar como uma ação terapêutica, são elementos ótimos para manter a energia de sua casa reciclada, por isso é necessário ter um cuidado especial para que estas se mantenham saudáveis. Plantas doentes e mortas possuem uma má representação. Pequenas fontes e água corrente também são recomendadas para se ter em casa, pois a água representa vida e movimento.

Simbolismos

A arte do Feng Shui prioriza elementos simbólico, que representem as necessidade de quem habita o local. Crie um altar ou coloque ao redor e no interior da casa elementos simbólicos que representem prosperidade, amor e paz, com intuito de atrair tais aspectos para a sua vida.

Gostou da técnica? Comece a ver as possibilidades de trabalhar com o Feng Shui na sua decoração!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!