Como ter jardim em uma casa com pouco espaço

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Pequenos espaços, grandes sonhos. Ter a oportunidade de organizar uma casa do seu jeito, é o sonho de muitas pessoas. Embora cada vez mais os imóveis estejam sendo entregues em tamanhos mais reduzidos, dar o toque pessoal a um ambiente que descreva todas as suas principais características através de interesses e experiências, é poder externar por meio da decoração, boa parte das coisas mais importantes para você.

Em meio a tantas opções e significados, existem escolhas que acabam por ser comum a todos. Uma destas escolhas que confere um toque delicado e lindo ao ambiente, é a presença das plantas. Aproveitar a chance de decorar o seu lar com plantas floridas ou não, é ter para si o benefício que a convivência com as nossas pequenas amigas verdes podem nos trazer. Benefícios como ar mais limpo dentro de casa, temperatura e umidade melhor controladas, a chance de poder plantar e colher hortaliças sem a presença de agrotóxicos e, claro, a atividade terapêutica que é ver uma pequena muda se desenvolvendo em uma linda planta, o que premia os pequenos cuidados rotineiros que o cultivo demanda.

Com tantos benefícios que o cultivo de plantas no lar traz, é bem possível que surja rapidamente a vontade de comprar uma das muitas espécies que vez ou outra trazem encantos em visitas aos supermercados ou casas de paisagismo. No entanto, como dissemos no início, muitas vezes as escolhas para a decoração acabam por esbarrar em pequenos espaços disponíveis entre os cômodos do lar. 

Para ajudar você a resolver este problema, trouxemos opções de diversos formatos de jardins em pequenos tamanhos e que podem ser facilmente adaptados em pequenos espaços da casa. Desde a utilização inteligente dos espaços da parede, por meio de jardins verticais, a espaços que muitas vezes deixados de lado e que podem facilmente abrigar um jardim, como embaixo das escadas, são muitas as oportunidades de adaptar pequenas plantas na decoração do seu lar. 

Por isso, siga conosco e confira mais um excelente conjunto de ideias coletadas em incríveis projetos dos profissionais homify que estão espalhados nos quatro cantos do planeta. Temos a certeza de que, certamente, você encontrará as opções ideais para dar espaço às plantas no seu lar pequeno no tamanho, mas grande nas realizações. Venha conosco e inspire-se!

Adaptação perfeita

Jardins de inverno ecléticos por Olesya Parkhomenko
Olesya Parkhomenko

Лаундж зона

Olesya Parkhomenko

Se os espaços não são grandes no tamanho, o planejamento deve ser ainda mais cuidadoso para que a decoração seja a melhor possível. Optar pela consultoria de um profissional, pode oferecer resultados tão incríveis quanto o se pode imaginar. Um ótimo exemplo de planejamento está neste projeto cuidadosamente desenvolvido para que o pequeno cômodo pudesse somar conforto e tranquilidade. A escolha pelo ótimo sofá planejado teve como principal ponto a adequação das plantas. Para isto, uma mesa incrível em formato de vaso esférico abrigou a pequena árvore no centro do ambiente, trazendo um clima perfeito para os momentos de refeições. Nas extremidades do móvel, foram instaladas caixas de formato estreito, mas perfeitas para que a decoração pudesse ser ainda mais incrementada com as presenças das plantas.

Cactos

Fáceis de serem cultivados e com uma variedade muito interessante de espécies, os cactos podem trazer lindos resultados decorativos para o lar. Mesmo que os espaços sejam pequenos, a adaptação destas espécies é fácil e pode ser feita praticamente em qualquer lugar, já que o cuidado demandado é o mínimo. Neste belíssimo projeto da artesã Flávia Soares – Ateliê de Cerâmica, de Contagem (MG), a escolha pela variedade de espécies de cactos somada a criatividade dos vasos na cor amarela, deu um toque ótimo a um espaço muitas vezes ignorados no lar: a escadaria. Com espécies grandes no piso ou pequenas e suspensas, o resultado final ficou simples e encantador.

Jardim vertical

Criatividade e bom gosto são adjetivos facilmente direcionados para a escolha de jardins verticais na decoração do lar. Ótimos para resolver os problemas de pequenos espaços na casa, esta opção de formato de jardim interno pode ser facilmente instalada em painéis de madeira, como paletes, por exemplo. Este formato foi a escolha da arquiteta Ju Nejaim, de Recife (PE), para a decoração de uma pequena varanda. Com a instalação da estrutura de madeira em ripas finas e paralelas tratadas com verniz sobre a parede do fundo, a instalação dos vasos foi feita de forma fácil e deram um toque natural excelente para o projeto, que conta ainda com a presença de um pequeno vaso de suculentas para incrementar a mesa.

Mini hortas

Varanda, alpendre e terraço  por Pop up Pallets
Pop up Pallets

pallet tuin Small: Little Planet

Pop up Pallets

Reaproveitar materiais é sempre uma boa ideia, especialmente para quem ama a natureza. Com ideias de técnicas DIY, ou Faça Você Mesmo, a reutilização de peças como palete pode dar um toque simples e criativo para a decoração do lar. Uma ótima ideia, por exemplo, está neste projeto que utilizou uma pequena peça de palete para servir como uma mini horta para o cultivo doméstico. Com adaptações feitas, a peça serviu como uma espécie de cachepô criativo, perfeito para o cultivo de uma pequena e delicada horta no lar.

Embaixo das escadas

Se anteriormente mostramos um lindo projeto que utiliza as plantas como alternativa decorativa nos cantos das escadas, neste projeto temos a ótima ideia com plantas cultivadas embaixo da escada. Este espaço muitas vezes ignorado, traz a proteção ideal para um grande número de variedades de espécies. E esta ideia pode ser conferida no ótimo projeto da paisagista Junia Lobo, de Belo Horizonte (MG), que aproveitou toda a iluminação natural do ambiente para decorar com espécies em vasos. A predominância da cor branca no espaço, ficou ótima para valorizar ainda mais a presença das plantas.

Criativo

Varanda, alpendre e terraço  por Natural Urbano
Natural Urbano

Mecapal Jardinera

Natural Urbano

Aproveitar os espaços das paredes para a instalação de um jardim vertical, é sempre uma ótima solução para quem não dispõe de muito espaço no lar. Neste projeto, a utilização de vasos criativos suspensos por alças de panos, ficaram perfeitos para a decoração com o uso de pequenas flores suspensas na parede.

Suculentas

Jardins Permanentes: Jardins de inverno campestres por Junia Lobo Paisagismo
Junia Lobo Paisagismo

Jardins Permanentes

Junia Lobo Paisagismo

Falando ainda sobre possibilidades decorativas com jardins verticais, trouxemos uma ótima ideia que reúne ganho de espaço no lar e plantas de fácil cultivo, como as suculentas. Para isto, bastou a escolha de pequenos vasos que ficaram perfeitos para se destacarem na parede de cor chumbo. A presença do chapéu de palha deu o toque de simplicidade perfeito para a decoração. 

Agora que você conferiu estas ótimas ideias, é só escolher o seu formato preferido e não ter mais desculpas de falta de espaço para as plantas no seu lar! Aproveite-as e seja feliz! 

Qual destes projetos é o seu preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!