A obra de arte certa para cada ambiente

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A arte sempre pode fazer parte do nosso cotidiano e não somente na sala de estar. Ela pode estar presente sob várias formas em quase todos os ambientes da casa. O resultado é um espaço rico em apelo estético, que estimula os sentidos e torna a casa muito mais sofisticada e elegante.

Desde telas convencionais de pintura até esculturas de chão e de parede, de pôsteres pop à arte gráfica, de fotografias à pintura mural, passando pela facilidade de se exibir videos e filmes de arte em uma sala multimídia, a arte traduz conceitos e estilos que se sintonizam com os moradores e que interrogam os visitantes.

A arte nunca é demais – e ainda é um ótimo investimento que pode ser relativamente fácil de vender no mercado. Fazer da sua casa uma galeria de arte imprime muita personalidade ao espaço e demonstra o gosto e a formação estética dos moradores, revelando sobre eles aspectos muito subjetivos, tanto artísticos quanto intelectuais.

Ninguém consegue ignorar uma casa que exibe arte com naturalidade e senso estético. Ela passa a ser única e incomparável a qualquer outra casa: torna-se um lugar especial em que reina a sensibilidade à criação e à criatividade existente no mundo.

Assim, inspire-se nesses exemplos para começar a incorporar a arte na sua casa e na sua vida. Elas serão muito mais ricas esteticamente, muito mais instigadoras intelectualmente e muito mais bonitas decorativamente.

Vídeos e filmes na sala de TV

Decora Lider Vitória - Home Theather: Salas multimídia modernas por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Vitória – Home Theather

Lider Interiores

Aqui, na sala de TV, a arte só vai entrar se você for atrás dela. Tudo bem ver jogos de futebol, novelas e séries norte-americanas. Mas que tal também alimentar o espírito com as maiores obras-primas do cinema mundial, com vídeos de arte (como, por exemplo, vídeo-performances) ou, ainda, com documentários sobre arte e cultura que aprofundam o seu conhecimento sobre esses assuntos? Com certeza, você vai ganhar muito com isso, assim como a sua família. Para outras dicas sobre arte, leia este artigo.

Pinturas no hall de entrada

Tenha você um hall de entrada pequeno ou amplo, pode sempre fazer dele uma galeria de arte para recepcionar os visitantes. Os estilos das telas vão depender do seu estilo pessoal e do estilo da sua casa. Pessoas mais tradicionais podem preferir telas clássicas figurativas, como retratos ou paisagens, ou então boas reproduções de quadros consagrados. Outras pessoas, mais antenadas com o rústico, podem preferir telas de arte popular, primitiva ou naïve. Já os arrojados e modernos podem investir em telas abstratas, nas quais a cor ou as linhas respondem a um conceito intelectual ou espiritual. Também vale a presença de litografias ou, ainda, de grandes murais (caso haja espaço para a contemplação das obras) ou pequenas aquarelas em composição. O seu hall de entrada terá um charme todo próprio e já vai dizer muito sobre você.

Esculturas tridimensionais no corredor

Um grande corredor interno ou lateral à casa pode ganhar beleza e refinamento com a a exposição de esculturas tridimensionais, sejam elas figurativas ou conceituais. Esculturas são objetos pouco contemplados na decoração de uma casa, pois exigem espaço para a sua observação. Assim, se você tiver um corredor amplo pode dar um toque especial a ele com a instalação de uma escultura intrigante e atraente. Novamente, o que vale aqui é seguir o seu estilo pessoal e o da casa, optando por esculturas mais clássicas em ambientes igualmente clássicos ou por esculturas mais ousadas e abstratas no caso de um estilo mais contemporâneo e tendendo ao conceitual.

Escultura de parede na sala de estar

Campo Belo: Salas de estar modernas por Studio GPPA
Studio GPPA

Campo Belo

Studio GPPA

A sala de estar pode ganhar um toque moderno e estimulante com uma escultura de parede. Na imagem acima, ela é feita de metal pintado de preto e com um toque de vermelho, com uma proposta conceitual. Outras são feitas de metal dourado com dobras e camadas, em um desenho abstrato e sofisticado. Há outras com brilhos, cristais, vidro, madeira, cobre, aplicações de tinta e objetos na estrutura, que remetem à colagens e composições mistas de materiais. Cada uma delas tem o seu público, em função do senso estético do comprador, que também deve levar em conta o estilo predominante na sua sala de estar. Mas o efeito é sempre instigante e surpreendente, dando a esse ambiente uma atmosfera toda especial.

Fotografia no banheiro

No projeto do Studio 15 Arquitetura, o banheiro ganhou uma parede inteira com aplicação de fotografia tratada graficamente. O efeito é muito moderno e ousado, conferindo personalidade a um ambiente predominantemente branco. As fotografias também fazem bonito no hall de entrada, em um corredor e na sala de estar, sejam elas artísticas ou de família, tratadas graficamente ou apenas editadas para destacar o caráter fotográfico da peça. As melhores são em preto-e-branco, pela atemporalidade que esta opção passa para o observador. São muito bonitas as paredes com composições de fotografias, sejam elas um apanhado da história da família, sejam projetos artísticos, sejam fotografias manipuladas graficamente. Se a fotografia é uma arte que seduz você, aposte nela na decoração da sua casa.

Pôsteres pop na sala de jantar

APARTAMENTO URBANO: Salas de jantar modernas por Maxma Studio
Maxma Studio

APARTAMENTO URBANO

Maxma Studio

Os pôsteres pop, que remetem ao design gráfico e às HQs, sempre dão um toque moderno e descontraído ao ambiente em que se encontra, como nesta sala de jantar integrada à cozinha. Você pode optar por obras da pop art, como as de Andy Warhol, ou descobrir novos artistas que seguem esse estilo de arte. Geralmente, esses pôsteres não são caros, pois são reproduzidos em grande quantidade, portanto é uma opção viável para pessoas que não têm recursos suficientes para comprar obras originais. Neste caso, a exclusividade não é uma preocupação seja para o artista ou para o colecionador. Estamos na era de reprodutibilidade e os pôsteres pop são uma expressão disso. Se quiser, faça composições com vários deles e tenha uma sala de jantar altamente pop.

Pintura mural na sala de jantar

Palos Verde - Alta resolução: Salas de jantar modernas por Ximenes Leite Arquitetura Ltda.
Ximenes Leite Arquitetura Ltda.

Palos Verde – Alta resolução

Ximenes Leite Arquitetura Ltda.

Uma variação para a a sala de jantar é a pintura mural, que pode ser pop e moderna como a da imagem acima. Mas existem inúmeras possibilidades de pintura mural para esse ambiente, como paisagens tropicais, cenas de marinas, painéis figurativos coloridos, efeitos óticos, reproduções de obras de street art,  grafites, e assim por diante. Vale dizer que esta é uma opção ousada para pessoas ligadas na arte urbana. De qualquer modo, sempre é possível pintar a parede novamente de branco e escolher outra forma de arte – ou novas propostas dentro da mesma linha artística. 

Arte gráfica na cozinha

Projeto Casa Cor Alagoas - revestimento de parede: Salas de jantar modernas por Complementto D
Complementto D

Projeto Casa Cor Alagoas – revestimento de parede

Complementto D

A arte gráfica (ou design gráfico) pode chegar à sua cozinha com um toque de irreverência e modernidade. Na imagem acima, os quatro painéis vermelhos apresentam uma conceituação de cozinha, que dá um tom divertido à bancada de refeições. A cor vermelha dos painéis se harmoniza com as banquetas de encosto baixo e estrutura de metal, dando ao ambiente basicamente branco uma vibração estimulante e muito contemporânea.  

De que outras maneiras você pode trazer a arte para a sua casa e a sua vida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!