Castelo medieval espetacular

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Guimarães House, es1arq es1arq Casas minimalistas
Loading admin actions …

Se sonhar não custa nada, por que não sonhar alto? E se você tiver condições de realizar o seu sonho, por que deixar para o futuro? Sabia que existe pessoas que sonham em viver em um castelo? Pois saiba que também existem pessoas que tornam este sonho realidade.

Homify desembarca hoje em Guimarães, em Portugal, para apresentar um projeto de reabilitação espetacular, a Casa Guimarães, de autoria do estúdio ES1 Arq, de Elisabete de Oliveira Saldanha. O projeto tratou de dar vida nova a uma construção medieval, que serve de anexo de uma casa contemporânea e arrojada. O principal desafio do projeto, obviamente, foi converter a antiga construção de pedras em um lar contemporâneo funcional e capaz de acolher a família e um novo programa de necessidades.

Curioso para desvendar todos os encantos e apreciar todos os ângulos desta casa fenomenal, que concilia passado e futuro? Então confira a seguir mais imagens e detalhes da Casa Guimarães, que promove o encontro inusitado entre dois épocas distantes e distintas, que foram unificadas em uma composição pitoresca e inspiradora. As imagens que apreciaremos são de autoria de Fernando Guerra.

Fachada principal

Guimarães House es1arq Casas minimalistas

Imagina o privilégio de ter um castelo medieval como uma extensão da sua residência? Este é o privilégio dos proprietários desta maravilha arquitetônica que resistiu ao tempo e foi premiada com sua revitalização e literalmente premiada também como o melhor edifício na área de reabilitação, em 2016.

Apesar do grande desafio de acomodar um programa atual e funcional à construção existente, as características originais da construção foram preservadas como podemos admirar. O edifício antigo manteve, portanto, sua majestosa e exuberante beleza, que remetem a um passado remoto.

Um passado que resiste

Guimarães House es1arq Casas minimalistas

O edifício majestoso por si só, pela vocação de sua época, possui quatro pavimentos e está orientado ao sul, disposto em forma de L. O projeto de intervenção tirou proveito da topografia original do terreno e concebeu terraços em todos os níveis, exceto no nível da torre, que promovem a integração espacial entre os espaços internos e os espaços externos, tornando os espaços mais fluídos.

Encontro entre o novo e o velho

Guimarães House es1arq Casas minimalistas

Nesta imagem podemos visualizar o encontro entre os dois projetos, a antiga construção e o novo anexo do edifício, de forma moderna e traços sóbrios, revestido de chapas metálicas e de painéis envidraçados.

O pavimento térreo abriga a área de estar e o novo anexo serve como uma extensão dos espaços de convivência, abrindo-se para os espaços externos através de amplos planos de vidro temperado. O novo edifício viabilizou a criação de um terraço em sua cobertura, acessado pelo primeiro pavimento e por uma escada de pedras.

Escada escultural

Guimarães House es1arq Corredores, halls e escadas minimalistas

No pavimento térreo uma escada em forma espiral dá acesso ao pavimento superior. Situada no centro do hall, a escada serve como elemento estrutural e exerce também um papel decorativo, ornamentando o espaço com sua forma graciosa e contemporânea. A escada escultural e o novo piso de cor preta realçam o contraste entre os elementos novos e as paredes de pedras existentes, que dão ao espaço uma atmosfera cênica e histórica incríveis.

Living room

Guimarães House es1arq Salas de estar minimalistas

No interior da residência os elementos históricos foram não apenas preservados como ganharam um destaque ainda maior, devido ao contraste entre os novos elementos, que realçam ainda mais a exuberância e distinção dos elementos e ornamentos originais.

Esta é uma imagem da torre, onde o projeto alocou um home-office e uma biblioteca, e criou um novo acesso ao topo da torre, composto de uma escada de madeira e um patamar flutuante que contrasta fortemente com o peso e robustez dos elementos originais, como o forro em madeira trabalhada e a parede revestida de pedras, ao fundo.

Suíte principal

Guimarães House es1arq Quartos minimalistas

O segundo pavimento abriga os espaços íntimos. Nestas áreas a convivência entre os elementos antigos e os novos elementos ficam ainda mais evidentes, para o deleite dos moradores e visitantes que podem experimentar este encontro magnífico de quem resiste ao tempo e de quem inicia sua existência na linha do tempo.

Na suíte do casal o projeto buscou recuperar elementos originais como os lambris das paredes e a estrutura da cobertura e ao mesmo tempo reforçar a presença dos novos elementos, como o novo piso de madeira e as novas divisórias, que não tocam o teto. Outro destaque do ambiente é a cama, de altura baixa, e voltada para as janelas enfileiradas, que proporcionam diferentes enquadramentos da paisagem natural circundante.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Piscina

Guimarães House es1arq Piscinas minimalistas

Você não vai acreditar, mas a Casa Guimarães possui duas piscinas, uma externa e outra interna, mais utilizada nos dias frios, como a imagem comprova. Esta solução espanta qualquer possibilidade da família perder os dias de descanso. Faça chuva ou faça frio, a família tem sempre este refúgio do lazer para passar momentos divertidos.

A piscina coberta está integrada com os espaços de convivência, situados no pavimento térreo. Um painel de madeira e o deck de madeira ao redor da piscina dialogam com as paredes de pedras e realçam a sensação de calor e aconchego do ambiente. 

Área de lazer

Guimarães House es1arq Casas minimalistas

No espaço exterior um amplo terraço com piscina proporciona aos moradores mais uma opção de lazer e vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante. O terraço serve portanto como uma extensão das áreas sociais, que abrem-se para o espaço exterior, e como um mirante. A piscina tem um lugar de destaque e sua borda infinita confere-lhe ainda mais requinte e sofisticação. De dimensões generosas, a piscina permite aos moradores desfrutar os dias de calor e nadar envoltos por uma atmosfera tranquila e relaxante e por uma paisagem natural selvagem encantadora.

Continue navegando. Se você aprecia projetos rústicos que combinam o antigo e o novo, este projeto de revitalização de uma antiga casa de pedras deixará você ainda mais surpreso e encantado: casarão rústico encantador.

Se você pudesse, você compraria um castelo para revitalizá-lo?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista