6 dicas fáceis para decorar uma cozinha alugada

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Alugar um apartamento ou casa é o caminho mais comum para pessoas que buscam independência. Mais fácil do que comprar um imóvel, mas detalhista para as condições de moradia, é muito comum que os contratos firmados entre locadores e locatários sejam acordados com uma série de regras para a preservação do imóvel - entre elas, a entrega do local no mesmo estado em que foi alugado. 

Estes acordos que buscam preservar as características originais do imóvel, traz uma série de restrições para o locatário, já que as opções para grandes mudanças visuais no local são barradas. É claro que existem as possibilidades de que as mudanças visuais aconteçam, mas estas inferem em uma série de dificuldades, como, por exemplo, escolher uma tinta em tom escuro como predileção particular para repintar uma parede branca da sala, mas depois ter a grande mão de obra de cobrir este tom escuro com muitas demãos da cor branca, original e detalhadamente apontada no contrato. No fim das contas, as grandes mudanças poderão trazer grandes gastos financeiros indesejados, especialmente quando é chegado o momento de deixar o apartamento.

Felizmente, existem muitas alternativas que podem ser levadas em conta para a redecoração do espaço sem que sejam necessários furos, pinturas ou outros tipos de mão de obra não permitidos para a entrega do imóvel. Soluções como adesivos facilmente removíveis, fitas velcro, móveis coloridos e outras opções de adequação de peças, que, especialmente na cozinha, podem trazer um resultado final tão interessante quanto mudanças feitas na estrutura do imóvel. 

Por isso, convidamos você que, mora em um apartamento ou casa alugados, mas deseja fazer mudanças práticas na decoração da cozinha, a seguir conosco em mais um ótimo conjunto de dicas para incrementar o seu lar. Temos a certeza de que, com estas dicas, você poderá deixar o seu lar tão interessante quanto deseja, sem ter grandes trabalhos para desfazer suas escolhas. Venha conosco e inspire-se!

Quadro de lousa

Residência Freguesia - Cozinha: Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura
Adoro Arquitetura

Residência Freguesia – Cozinha

Adoro Arquitetura

Pintar e apagar. Escrever e apagar. Desenhar e apagar. Fazer isto em uma parede, certamente traria muito trabalho com mão de obra e gastos com tintas. No entanto, uma ideia que cada vez mais ganhando espaço na decoração das casas, são as tintas lousas. Sejam utilizadas de forma diretamente aplicadas nas paredes ou com o uso de quadros de madeiras colados, a tinta lousa é uma solução criativa para a decoração do ambiente. Ali, você poderá deixar anotações de receitas, recados, desenhos e tudo o mais que a sua criatividade mandar, precisando apenas de um pano seco para limpar o local.

Esta ideia foi utilizada neste projeto de cozinha realizado pela Adoro Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ), que incrementou ainda mais o pequeno espaço da parede com a presença de pequenos quadros com temas alimentícios. 

Conjuntos

Conjuntos de móveis oferecem uma ótima solução decorativa para a cozinha. Por ser um espaço geralmente muito pequeno, a presença destes conjuntos confere uma ótima marcação no ambiente, reforçando o estilo escolhido. Peças em madeira com cores semelhantes em móveis diferentes, como neste belo projeto, podem ser facilmente trabalhadas com as mais variadas cores e ficam perfeitas com a companhia do branco. A presença da madeira confere ainda um visual mais elegante ao local e sua limpeza pode ser muito fácil. Na imagem, esta escolha foi feita por peças que, encaixadas, formam um ótimo conjunto de prateleiras que trazem o benefício de não precisarem ser furadas na parede – o que é sempre importante para quem vive em um apartamento alugado.

Cores

Equilibrio de cores : Cozinhas modernas por Bethina Wulff
Bethina Wulff

Equilibrio de cores

Bethina Wulff

Optar pela diversidade de cores vibrantes na cozinha é uma ótima solução. Além de reforçar a criatividade no ambiente que, basicamente, deve ser ótimo para inspirações – especialmente na culinária, a presença de peças em cores diversas traz alegria e vibração ao local. Em imóveis alugados, esta escolha funciona como uma excelente solução, já que, basta organizar com proximidade as peças em cores vivas para que o efeito visual seja bastante interessante.

Esta boa ideia pode ser vista neste alegre projeto da arquiteta Bethina Wulff, de Novo Hamburgo (RS). O detalhe especial deste projeto fica por conta da organização de garradas decorativas em cores sortidas sobre o móvel cinza de interior verde limão. A combinação fica ainda mais vibrante com a escolha dos quadros coloridos, conferindo um visual muito interessante. 

Cadeiras criativas

Quando o espaço para refeições é integrado no mesmo espaço da cozinha, algumas peças acabam sendo obrigatórias no ambiente. Entre elas, o conjunto de cadeiras para as refeições. Neste ponto, a oportunidade de aproveitar a ampla variedade destes móveis disponíveis no mercado, torna-se uma excelente saída para dar um toque criativo na cozinha, sem que granes mudanças sejam feitas. 

Neste projeto da arquiteta de interiores Marina Turnes, de Florianópolis (SC), a presença da cadeira de estampa vibrante trouxe um toque incrivelmente criativo ao espaço. Perfeita para o pequeno espaço, já que pode ser facilmente encaixada sobre o balcão, a escolha por estes modelos ficou ainda mais vibrante ao lado da parede de tijolos laranjas. 

Adesivos para azulejos

É muito comum que aconteça de o imóvel alugado ser todo do jeito que desejamos, mas com detalhes que ficariam melhores em outras cores. Isto pode acontecer facilmente com os modelos de azulejos presentes na cozinha ou banheiro. No entanto, felizmente, existem opções para que as mudanças sejam feitas se ter que quebrar a parede para a troca dos azulejos – o que na entrega do imóvel poderia causar dores de cabeça. As opções de adesivos para azulejos são versáteis, fáceis de serem coladas e com remoção fácil sem grandes marcas. A ampla variedade de estampas e cores podem ser facilmente encontradas em lojas do ramo e seu custo para pequenos espaços é bastante conveniente. 

Ao fazer esta escolha, você poderá notar que a presença de um toque colorido pode deixar a cozinha ainda mais interessante, como podemos notar neste projeto da arquiteta de interiores, Marina Turnes, de Florianópolis (SC).

Jardim vertical

Sala e Jantar e Cozinha Casa Cor 2015: Cozinhas ecléticas por Estúdio Barino | Interiores
Estúdio Barino | Interiores

Sala e Jantar e Cozinha Casa Cor 2015

Estúdio Barino | Interiores

Quem ama flores, sabe o quanto a presença delas pode conferir um ótimo resultado na decoração da cozinha, especialmente quando colocadas de forma vertical na parede. No entanto, se você ama ideias como a deste projeto da Estúdio Barino Interiores, do Rio de Janeiro (SP) – que distribuiu um lindo conjunto de pequenos vasos sobre a parede – mas se preocupa com os furos dos pregos, basta optar por vasos mais leves e que podem ser colados com o uso de fitas adesivas ou velcro. A ideia é prática e evita a necessidade de consertos quando ocorrer a entrega do imóvel. 

Qual destas ideias ficará perfeita na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!