Fácil e bonito: inove sua parede de pedra!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O uso da pedra para revestimento de paredes é muito utilizado para ambientes com um estilo rústico, mas tem dominado também casas nas grandes cidades. O elemento da pedra que lembra a natureza fica harmonioso com itens decorativos modernos o que resulta em um espaço interessante. Seu uso é tão variável que pode passar desde áreas externas para interna, como salas, banheiros, quartos, cozinhas, adegas, varandas, entre outras utilidades.

Agora, já o corte dependerá em que área será aplicado, se for em paredes externas é ideal as pedras maiores com relevo e cores fortes que levam impacto ao ambiente. Em espaços internos, tem três opções de escolha: canjiquinha, palito, filetes ou mosaicos, mas cada escolhe depende da proposta do seu projeto determinado para cada área da sua casa. Às vezes, a parede de pedra por ser um item diferente é charmoso e combina com qualquer decoração de interiores.

Para quem adora modernidade  - revestimentos é algo indispensável na sua parede. Geralmente eles vem em placas que podem ser inseridas normalmente, além disso, pode vir em sistema de encaixe ou em formato retangular. Os azulejos com os mais variados formatos e cores não ficam para trás, estão sempre em projetos residenciais, além de oferecer um design diferenciado. 

Existem técnicas mais simples que permitem variar o efeito estético da parede de acordo com o seu gosto. E se você tem uma parede de pedra e quer dar uma leveza, por exemplo, experimente pintar ela de branco ou jogar um pouco de cor para suavizar a textura rústica. O mercado está atualizado e oferece diversos tipos de materiais para você decorar sua casa. Enfim, são muitas possibilidades para quem deseja inserir um dinamismo no ambiente. Confira como dá um toque suave na parede de pedra ou pintá-la! 

Escolha a cor e a tinta certa!

A escolha da cor, do tamanho e do tipo de pedra irá depender do gosto pessoal, do local onde será colocada, do estilo da decoração e do efeito desejado. O ideal é solicitar a orientação de um profissional – arquiteto ou designer de interiores, assim será mais fácil estudar o ambiente e usar o material na medida certa.

Se seu objetivo é algo mais suave, prefira pedras de pouco relevo e cores mais suaves. Pedras grandes, com relevo e cores fortes, são mais impactantes, mas para ambiente externo. Como acontece com as tintas, as pedras com cores claras deixarão o seu ambiente mais leve, assim como, as de cores mais carregadas ou escuras, exigirão um reforço da iluminação. É importante você escolher a tinta adequada para pintar a pedra, por exemplo, a tinta mais indicada é resina acrílica a base água.

Prepare a superfície!

Antes de começar a pintura prepare a superfície e siga as indicações referentes a reboco e areia alva ou pó de pedra velhos, aplicando, porém, o isolante em toda a superfície que vai ser pintada. Tape os buracos e as fendas e retire as partículas soltas. Para preencher pequenas descontinuidades da parede, utilize uma massa preparada com gesso e a própria tinta que vai aplicar. Isole com uma demão de tinta plástica diluída ou com isolante apropriado e aplique duas demãos de tinta. Depois espere secar e você terá uma parede linda revestida de pedra e na sua cor preferida.

Limpeza da pedra

Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar rústicas por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

A pedra é uma matéria prima muito utilizada seja na parte externa ou interna de uma residência. Às vezes, a limpeza parece complicado, mão não é, pois há vários produtos caseiros que ajudam no processo de limpeza. Como você sabe a pedra natural é porosa – as manchas se infiltram profundamente causando desbotamentos, assim torna a limpeza da sujeira um verdadeiro desafio.

Vamos lá: 

Misture um material absorvente branco, como o bicarbonato de sódio, com partes iguais de detergente líquido em um recipiente de vidro para criar uma cataplasma de pedra. Faça uma cataplasma de massa espessa. Molhe uma esponja com água destilada e deixe escorrer a água sobre a pedra. Isto enche os poros da pedra. Aplique a cataplasma sobre a mancha com uma faca de plástico. Faça a massa de por volta de ¼ a ½ polegada de altura. Quando aplicada à pedra, a cataplasma absorve a mancha.

Ponha um envoltório plástico sobre a cataplasma e utilize fita adesiva para fixar as bordas. Deixe a cataplasma em cima da pedra sobre a mancha de 24 a 48 horas. Em alguns casos pode ser necessário voltar a aplicar a cataplasma de pedra para livrar-se de toda a mancha. Tire o envoltório de plástico e a fita adesiva. Tire a massa com a faca de plástico. Esfregue a pedra limpa com uma esponja úmida. Agora, a parede de pedra está pronta para receber a pintura. 

Revestimentos em pedras

Chalé Clube de Campo de São Paulo/SP - II: Salas de estar rústicas por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Chalé Clube de Campo de São Paulo/SP – II

Renata Romeiro Interiores

Os revestimentos em pedras estão sendo muito usados nas paredes, basta acompanhar um pouquinho das mostras de decoração que percebemos esta tendência. Mosaicos, mármores, pedra portuguesa, pedra canjiquinha, uma infinidade de cores e produtos são encontrados nas lojas de revestimentos.

E tudo isso é um grande material a ser explorado nos projetos de arquitetura e decoração para deixar mais bonitas sua residência. E lógico, para você se inspirar e sair criando também. Imagine aquele cantinho da sua casa que pede um destaque ou uma nova roupagem. O seu ambiente fica divino e diferenciado. 

Pintura!

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Salas de estar rústicas por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

As pedras decorativas possuem a seu favor a resistência, a durabilidade e a beleza. Além disso, são práticas e exigem pouca manutenção, às vezes, você pode mudar simplesmente inovando na pintura. A parede de pedra pode ser usadas tanto em áreas externas, como internas, assim como foi mencionado no artigo. Aliadas à uma boa iluminação, criam belos ambientes, com elegância e sofisticação. Em localidades onde a temperatura é alta, tornará o ambiente mais fresco e resistem ao vento, ao fogo, à água e aos cupins. É um elemento que apenas oferece benefício para sua residência.

Uso versátil!

Sítio em Itaúna - MG: Salas de estar rústicas por Beth Nejm
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

Seu uso é versátil e permite que seja aplicada tanto em espaços mais tradicionais, como em contemporâneos. Por isso, pode ser usada em salas, lavabos, banheiros, quartos, cozinhas, adegas e varandas, proporcionando um aspecto robusto e sólido ao ambiente. Lembre-se que seu efeito proporciona mais peso e frieza à decoração e sua presença é marcante. Para valorizar detalhes, poderá ser utilizada iluminação de destaque. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Beth Nejm, localizada em Belo Horizonte. Ela arrasa na decoração de interiores. 

E aí?! Curtiu a ideia de dar uma nova aparência para sua parede de pedra? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!