6 excelentes ideias DIY para a decoração da varanda!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A maioria das pessoas direcionam a preferência por um lugar da casa. Algumas preferem o próprio quarto. Outras sentem-se completamente tranquilas no banheiro. Já, a varanda acaba sendo um refúgio especial para muitas. E é para estas pessoas que amam suas varandas que trazemos o nosso artigo hoje.

A varanda é o lugar do lar onde podemos encontrar mais tranquilidade. Seja apoiado no parapeito, sentado em um pequeno banco ou balançando em uma rede, aproveitar o clima gostoso do vento fresco que vem do horizonte é algo muito prazeroso. Local perfeito para momentos de leitura, a varanda muitas vezes não demanda tantas opções de itens para a sua decoração. Ali, podemos direcionar a presença de móveis que ofereçam descanso e outros itens leves que tenham referência à natureza, como plantas ou gaiolas vazias.

Outros objetos de uso muito comum para aproveitar o pequeno espaço da varanda, são os vasos com flores, que aproveitam perfeitamente o local mais bem iluminado naturalmente do lar, e, assim, oferecem condições excelentes para que as plantas cresçam fortes e saudáveis. Quanto a cores para incrementar o espaço, a melhor escolha é por opções vibrantes, que deixem o ambiente mais alegre e vivo. E, ainda, na varanda, a possibilidade de contar com uma churrasqueira, sempre é bem vista, já que, ali, não há qualquer problema com o acúmulo de fumaça. 

No entanto, embora existam tantas ótimas opções para incrementar o espaço, falaremos neste artigo sobre uma forma muito simples de deixar a varanda perfeita: objetos com técnicas DIY. Feitos à própria mão e com um resultado mais criativo e personalizado, as criações em DIY – conhecido também Faça você mesmo – tem como principal ideia a reutilização inteligente de materiais simples que dão origens a opções criativas. 

Para que você conheça um pouco mais deste universo, trouxemos algumas excelentes opções que poderão dar o toque de simplicidade perfeito para que a sua varanda fique incrível sem que seja preciso fazer grandes investimentos. Com boas ideias, paciência e muita criatividade, os resultados em DIY ficarão incríveis para deixar o seu lar ainda mais lindo. Por isso, siga conosco e aproveite nossas inspirações! 

Escada colorida

Pequenos objetos podem significar grandes inspirações para quem decora com ideias DIY. Uma escada, por exemplo, pode oferecer muitas opções para a composição do ambiente. Com a boa escolha de cores e a utilização de tábuas de madeira, sua varanda pode ganhar uma incrível e criativa prateleira. 

Um excelente exemplo de reutilização criativa de uma escada, está neste ótimo projeto. Com a ampla presença de elementos naturais e a utilização inteligente das cores vibrantes, a pequena varanda passou a ser um jardim incrível. A pequena escada feita a mão e pintada em azul vibrante, recebeu a presença de pequenas tábuas de madeiras, perfeitas para comportar os pequenos vasos do jardim. Um destaque especial neste projeto, é, sem dúvidas, a composição de cores vibrantes, como o amarelo da cerca, o azul da pequena escada e o verde do pequeno gramado.

Móveis reutilizados

A reutilização de móveis é um jeito excelente de economizar na decoração do seu lar. Com boas ideias DIY, os resultados poderão ir muito além do que imaginamos. Pensar nas possibilidades de utilização de todos os elementos que compõem o determinado objeto, acaba por ser um bom exercício para a mente, trazendo ainda outras ideias criativas. Um exemplo disto, é esta pequena mesa de madeira maciça desgastada pelo tempo. Reutilizada pelo paisagista Eduardo Luppi, de São Paulo (SP), o pequeno móvel com suas gavetas, serviu perfeitamente para incrementar o espaço da varanda para compor um simples e lindo jardim criativo. 

Caixotes e gaiolas

MEU RANCHO CONTAINER: Terraços  por AD ARQUITETURA E DESIGN
AD ARQUITETURA E DESIGN

MEU RANCHO CONTAINER

AD ARQUITETURA E DESIGN

Já foi-se o tempo em que a criação de pássaros em gaiolas era moda. Felizmente, hoje estes objetos servem apenas para uma decoração mais criativa ao lar. Opções coloridas que servem até mesmo como vasos, estão em alta e podem ser encontrados até mesmo em vitrines de lojas. O caixote é também uma opção facilmente encontrada e que dispõe de uma grande variação criativa para seu uso. Seja como uma pequena mesa de centro ou vasos suspensos, este material precisa apenas de um tratamento com lixa e tinta para ser recriado. Seu uso na cor natural, traz referência rústicas e naturais ao ambiente.

Uma ótima utilização destas peças pode ser vista neste ótimo projeto do escritório AD Arquitetura e Design, de Campo Grande (MS). Utilizando as gaiolas vazias e pintadas em amarelo no muro rústico branco, a composição simplista do ambiente que conta ainda com o jardim suspenso, os grandes vasos, o pequeno banco de ferro e o caixote como mesa, deixou o espaço belo e original. 

Caixotes suspensos

Sala de estar  por We Do Wood
We Do Wood

SJ Bookcase Large & Midi

We Do Wood

As múltiplas possibilidades de ideias que podem ser concretizadas com o uso dos caixotes, são incríveis. Seja como espaços para jardins suspensos, prateleiras ou outros móveis feitos por si mesmo, contar com a presença destes objetos na sua varanda, traz grandes possibilidades de incrementar a sua decoração de um jeito muito original. Um bom exemplo disto, é esta imagem que conta com um projeto simples e ótimo para a utilização de caixotes suspensos na parede, utilizados como nichos para o armazenamento de muitos objetos e dando um toque rústico e criativo ao ambiente.

Luminárias criativas

Deixar a criatividade se transformar em possibilidades mágicas com técnicas DIY, dará um resultado maravilhoso à sua varanda. Por mais que não pareça objetos comumente descartados no lixo podem ser reutilizados de forma muito original e criativa. Garrafas, por exemplo, podem virar luminárias tão belas quanto a que vemos na imagem. Neste projeto, as garrafas foram cortadas no fundo e utilizadas como incríveis luminárias suspensas em um grande galho de árvore. Você poderá ainda, variar as cores das garrafas, para que funcionem como um incrível incremento à decoração. 

Mesa de palete

Assim como os caixotes, os paletes também podem ser transformados em peças maravilhosas feitas com as técnicas do DIY – Faça Você Mesmo. Estas transformações possibilitam uma incrementação original e criativa à varanda, compondo um ambiente simples e aconchegante, como podemos notar neste belo projeto desenhado com a presença de um sofá feito de paletes e a mesa de centro também feita com o empilhamento de peças de palete. A utilização destas peças com a madeira crua, reforça o acolhimento simplista do belo ambiente. 

De qual destas ideias você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!