No conforto do chá e do café no seu lar!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O momento de pausa durante parte do dia é essencial para acalmarmos a mente, o corpo e refletirmos sobre o dia. É neste período no meio da tarde ou após o almoço que bebidas quentes podem auxiliar neste estado de conforto interno. A produção de café brasileira abastece um terço do mundo, não é à toa que esta bebida é considerada por muitos uma iguaria, possui seus especialistas e deve ser produzida com atenção. A degustação do estimulante após refeições ou em diversos momentos, tornou-se uma tradição e rotina diária no país.

Na sequência do consumo de bebidas quentes, o chá tem se tornado mais popular e cada vez mais abrem-se casas especializadas na bebida. Ótimos para dias frios, os chás são infusões de ervas e aromas em água quente, que além de auxiliarem na digestão e manter o corpo em temperatura equilibrada, possuem diferentes propriedades medicinais. Em países orientais como o Japão, o chá em tempos passados era considerado uma bebida nobre, com valores simbólicos e filosóficos. A Cerimônia do Chá, enfatiza a concentração na postura e no movimento e a suavidade dos gestos, com o intuito de trabalhar os princípios da harmonia, pureza, calma e respeito. 

Estas bebidas reconfortantes, necessitam de espaços e utensílios apropriados, como jogos de xícaras, bules, mesas, poltronas, um bom livro e uma decoração intimista. Estes são ótimos aliados, para que sua experiência de prazer e relaxamento se torne mais intensa, te mostramos aqui alguma idéias de como você pode fazer a pausa para o chá e para o café tornar um ritual reconfortante!

Ama bebidas quentes?

Bebidas quentes são ótimas para equilibrar temperaturas internas em dias quentes e funcionam como propulsores na digestão. Os chás são mais recomendados durante as refeições, já o café após estas ocorrerem. Explore seu lado barista fazendo cafés cremosos, mochaccinos e capuccinos, misturas com canela, cravo e cardamomo. Já para o chá, prepare-os pensando nas propriedades medicinais das ervas e condimentos como camomila, gengibre, hibisco e cascas de maçã, abacaxi e laranja.

Fazendo café ou chá

Cozinha  por COPPER COFFEE
COPPER COFFEE

COPPER COFFEE – Dripper – Pour Over Coffee Stand, Drip Coffee Stand

COPPER COFFEE

O preparo do café ideal depende de muitos fatores como acidez, densidade e sabor. Primeiramente busque um pó de café de qualidade, peça indicações, experimente grãos de diferentes regiões, use porções de colheradas generosas para evitar com que ele fique aguado, use água filtrada e espere sempre esta ferver antes de mistura-la ao pó. Um outro segredo para bebidas quentes é abafar o bule e nunca ferver depois de ter misturado os ingredientes, isso vale tanto para o café como para as infusões de ervas. O café é um antioxidante poderoso que ajuda a prevenir câncer, diabetes, diminuiu o risco de doenças no fígado.

O lugar do café e do chá na sua casa!

A hora do chá é essencial na cultural inglesa, existem inclusive cômodos dentro de algumas casas que funcionam como pequenos salões de chá. Para isso tenha em mente que a mesa central pode ser mais baixa, na altura dos joelhos, diferente do que uma mesa da sala de jantar. As cadeiras ou poltronas devem ser confortáveis com almofadas. Destine um móvel de apoio para suporte de determinados utensílios como cafeteira e jogo de xícaras.

Bebendo café e chá em casa!

Sala de estar  por Mootic Design Store
Mootic Design Store

Fotel egg, Fritz Hansen

Mootic Design Store

Ao estar em casa, tente encontrar um momento para se dedicar à você, vá até a sua poltrona ou sofá mais confortável, pegue um livro ou uma revista ou ligue uma música e tome sua bebida reconfortante com calma, apreciando aquela pausa no dia. Por ser uma pequeno ritual de alívio de tensões e reflexão, tente criar em sua residência uma atmosfera acolhedora para este momento.

Chaleiras e bules

Decoração especial para colecionadores : Sala de jantar  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Decoração especial para colecionadores

Casa de Valentina

As chaleiras são utilizadas para ferver água e podem ser multifuncionais quando possuem um desenho interessante, normalmente são escolhidas de acordo com material. Já o bule assim como a garrafa térmica, abrigam a bebida e você deve optar em uma que lhe agrade mais a apresentação. Existem bules disponíveis em diferentes materiais como a porcelana, cerâmica, cobre, porcelana, vidro e o aço inoxidável. 

Xícaras de café e chá

DIY - CANECA COM PINTURA AQUARELA: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

DIY – CANECA COM PINTURA AQUARELA

Casa de Valentina

A xícara é um item essencial, para muitas pessoas ela assume um objeto de uso pessoal, por isso vale a pena investir em jogos de xícaras de diferentes tamanhos e formatos, além de personalizar como é o caso da xícara da Casa Valentina, que ensina à você como fazer uma estampa orgânica à partir de esmaltes de unha.

Chá, café e design

A decoração de interiores organiza espaços para que este se tornem mais agradáveis com personalidade, inclusive em aspectos menores a decoração de pequenos detalhes como louças e demais utensílios. Eles fazem muita diferença na apresentação quando você recebe convidados para um café ou chá e são reflexo do estilo pessoal de cada um.

Inspirado para criar o seu canto acolhedor?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!