Ideias fabulosas para salas pequenas

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

salas de estar são normalmente a porta de entrada da casa, um espaço destinado para receber os amigos e convidados em geral. Ela é o abre-alas da sua casa e merece uma decoração de respeito para se tornar um local agradável para sua família e suas visitas. 

Criar a decoração de salas pequenas, requer muita atenção e cuidados que fazem diferença, o que se deve fazer é ficar atenta a cada detalhes visando otimizar todos os espaços, para torná-lo mais amplo, confortável e bonito. Ao contrário do que se pensa e muito fácil solucionar  o problema de espaço, usando alguns truques para gerar uma boa circulação no cômodo. 

Como sugestão, trabalhar baseado na clássica frase: menos é mais, pode ser importante e útil no seu ambiente, pois permite que você use somente o que for necessário para o espaço, para evitar o acúmulo de objetos e ocupar muito espaço 

Ter um ambiente pequeno pode ser muito acolhedor,  e ideal para poder relaxar, se sentir à vontade e tranquilo no seu cantinho.

Neste artigo você encontra boas e inteligentes sugestões de como decorar o seu ambiente pequeno de forma inteligente e objetiva de acordo com sua personalidade. 

Íntima

Neste ambiente com pouquíssimo espaço, cada cantinho foi administrado e calculadamente medido para que fosse possível ter um pouco de circulação. Móveis e cores mais neutras nas paredes e mobiliário, dão a ampliação exata para o ambiente e combinam com tudo. A delicadeza da decoração, traz umas atmosfera mais fresca, serena e muito bem equilibrada. O resultado é de conforto na medida certa.

Prática

MM apartment: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

As salas pequenas mais estreitas e com formato retangular, precisam de móveis que trazem praticidade e ajudam a dar a este ambiente uma sensação de amplitude. Utilizar poucos móveis, e valoriza-los no espaço,  traz mobilidade. Neste ambiente desenvolvido pelo estúdio RO+CAa decoração tem um ar industrial , sem perder o clima acolhedor. O sofá mais largo tem uma cor vibrante e seu modelo com chasie ocupa um o espaço à frente da estante onde se localiza a televisão para transmitir uma gostosa sensação de conforto. A base da estante planejada e desenvolvida em cimento queimado, se estende até a janela, para que nesse espaço se transforme em um assentos para o espaço para as refeições. Mais uma prateleira é desenvolvida na parte superior da parede, para que alguns objetos sejam armazenados e não interfiram na mobilidade e movimento da casa, de maneira pratica e eficiente, transparecendo estilo e personalidade.

Estilosa

Quanto  menos coisas na sala, mais leve ficará o ambiente. De vez em quando não precisa aderir essa máxima, podemos pensar fora da caixa e pensar no projeto que nos vai bem, que mostra nossa real identidade. Como é o caso desta aconchegante sala, onde a decoração chama a tenção pelo seu estilo único e criativo. No espaço, além de criatividade, os objetos mostram funcionalidade e  compõem a decoração. Como por exemplo, o armário em estilo industrial, foi calculadamente encaixado  ao lado da TV, a poltrona no estilo vintage, harmoniza com a decoração rústica e ainda traz conforto, as prateleiras mais altas, apresentam praticidade para guardar os livros e objetos não tão usados. A cor intimista, e os detalhes expressivos, dão ao cômodo uma característica única e muito jovial. 

Acolhedora

Sala de estar com lareira: Salas de estar ecléticas por H2C Arquitetura
H2C Arquitetura

Sala de estar com lareira

H2C Arquitetura

Para esta pequena e luxuosa sala de estar,  os móveis são distribuídos de forma inteligente, para facilitar o fluxo de passagem, sem muitos obstáculos. Ao mesmo tempo um espaço intimista para relaxar e se aquecer a frente da lareira. 

Este ambiente desenvolvido por H2C Arquitetura, se destaca pela decoração leve e com toques clássicos, os mobiliários são expostos de maneira que crie mais circulação. O sofá de formas arredondadas, ganha uma versão pequena, mais aconchegante, a poltrona bem próxima à lareira, tem um design mais tradicional, remetendo as poltronas de uma casa de campo, o tapete com estampa animal fecha o estilo e adiciona luxo a este ambiente campestre. 

Espaçosa

Planejar um ambiente de proporções pequenas com prateleiras e nichos feitos sob medida é uma ótima alternativa que otimiza a dinâmica do ambiente e ainda deixa com uma cara mais espaçosa. Neste espaço a estante planejada de configuração retangular, ganhou linhas mais retas e estrutura mais aberta, favorecendo o campo de visão de todo ambiente, além de trazer praticidade porque ajuda a delimitar os cômodos, definindo bem cada ambiente. Móveis de cor clara com alguns objetos coloridos enfeitam esse ambiente prático e moderno.

Graciosa

Para dar vida e charme a uma pequena sala, basta adicionar os objetos decorativos em cores vivas e reluzentes. Uma grande dica é  manter o ambiente com uma base neutra, assim você pode brincar com as cores de alguns móveis e objetos. Como nesta sala, a bancada de madeira é bem prática e contrasta com o restante do ambiente. A decoração , bem leve com vasos de flores espalhados e quadros coloridos na parede, ressaltam e alegram este ambiente mais neutro.

Planejada

Para este ambiente mais minimalista, apostar em um mobiliário planejado, colabora para a organização e para que cada coisa permaneça em seu lugar. É o que a arquiteta Lina Eleutério projetou para este ambiente. Neste cômodo a estante planejada ganha gavetas e nichos, para que objetos sejam expostos de maneira organizada e acessível, o sofá de menor proporção fica bem localizado à frente da TV, já os bancos complementam a mobília de maneira prática e criativa, as  mesas de centro mais compactas e de formato arredondado, otimizam o espaço. Para este  ambiente, as cores claras dos móveis e das paredes só aumentam a sensação de amplitude.

Criativa

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

Uma sala pequena pede uma decoração mais viva, com detalhes criativos espalhados por cada canto. Essa é uma opção criativa e alegre  para quem tem pouco espaço na planta e muitas ideias na cabeça. Adicione  seus objetos  preferidos, elementos de decoração forma livre, pendure muito quadros na parede, faça um cantinho para as bebidas, encha seu sofá de almofadas, preencha com arte de diversos estilos, traga intimidade e originalidade, transforme ele do jeito que quiser.

Tropicalista

Apartamento Vila Olímpia: Salas de estar tropicais por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

Um ambiente pequeno, mas com uma grande vista para o mar. Para decorar um espaço tão relaxante como este aposte em uma decoração que fale o mesmo. escolha móveis claros e com design ergonômico, poltronas felpudas e macias, objetos de decoração que remetam uma casa de praia bem tropical e plantas e folhagens alegram ainda mais este ambiente aconchegante e cheio de vida. Inspire-se com esse ambiente criado por Helô Marques Associados

Colorida

Uma boa dica para decorar com estilo sua sala, é usar móveis em diversas tonalidades. Fique a vontade para decorar com seu estilo ,escolhendo a cor quer mais lhe cai bem. Neste ambiente o amarelo da poltrona se contrasta om o preto e cinza mais sérios do sofá de 2 lugares. as mesas de centro, em tamanho bem reduzido, se adequam harmoniosamente ao ambiente pequeno, as variadas imagens recebem as molduras na mesma cor, padronizando a decoração. As plantas agregam ao ambiente um ar natural entre esse universo moderno e atualizado. 

Como você vai decorar sua sala pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!