Como deixar sua casa mais aconchegante para o clima do outono

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Meio quente e meio frio. O outono é, sem dúvidas, a estação do ano mais indecisa entre todas. Se por um lado vai deixando de lado o calor que o verão trouxe, por outro, não abre espaço totalmente para a chegada do inverno. É a transição do quente para o morno. E esta temperatura morna é algo que muita gente gosta. Afinal, o aconchego e conforto tem tudo a ver com a preguiça que invade aos poucos o corpo, que, aos poucos, irá se preparar para a chegada do frio invernal.

Pensar nas formas de mudar a decoração de sua casa conforme a chegada do inverno, é algo que pode contribuir muito para o aconchego do seu lar. Afinal, na indecisão do outono, amanhecemos em dias em que o sol invade com toda a sua luz os cômodos de casa, mas entardecemos em brisas de vento gelado que nos coloca embaixo dos edredons, mantas e almofadas que ficam perfeitas em ambientes como a sala de estar.

As cores do outono também merecem destaque. Se o verão traz o brilho radiantes das cores primárias em uma decoração repleta de vibração, o outono pede passagem para os tons neutros e aconchegantes que ficarão ótimos para reforçar a sensação de conforto no lar. É uma transição gostosa, que nos faz pensar em trocar as camisetas por peças de mangas maiores, mudando inclusive, a rotina na nossa alimentação, que passa a dispensar os sabores gelados, para aproveitar melhor o vapor do café ou chá preparados para aquecer o corpo e o coração. 

Para aproveitar todo o romantismo que envolve esta estação especial para muitos, mas indecisa para outros, trouxemos algumas boas sugestões de decoração que poderão deixar o seu lar um pouco mais com o jeito do outono. São sugestões simples, delicadas e que podem fazer toda a diferença no aconchego do seu lar. Por isso, siga conosco, confira algumas destas possibilidades e inspire-se neste clima delicioso!

Cortinas

Projeto Cris Passing - Casa Cor Florianópolis 2015: Salas de estar clássicas por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto Cris Passing – Casa Cor Florianópolis 2015

Ronald T. Pimentel Fotografia

Se a preocupação com a luz solar que entra pelas janelas, já não é tão grande, a preocupação com a elegância na escolha correta das cortinas, não poderia mudar. No verão, a utilização de cores vibrantes para a decoração traz todo a alegria da estação quente para o lar, enquanto que, no inverno, a escolha por tons neutros para as cortinas reforça a sensação de aconchego e acolhimento que combina perfeitamente com os dias nublados. 

Um ótimo exemplo de escolha para cortinas em tom neutro, está neste belo projeto da arquiteta Cris Passinho, de Florianópolis (SC), e registrado pelo fotógrafo Ronald T. Pimentel, também de Florianópolis (SC). Com a predominância de tons claros nos móveis e carpete da sala, a presença do mesmo tom de cor nas cortinas, que têm ainda um fundo amadeirado, o cenário do projeto mostra um aconchego perfeito. 

Estilo rústico

Casa Horto OBM 79: Salas de estar tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

estilo rústico é perfeito para períodos mais frios, como o outono e o inverno. Os materiais utilizados para este estilo decorativo, como pedras, cimento e madeira maciça, são ótimos para promover um melhor aquecimento no ambiente interno do lar. Por estes motivos, aproveitar todas as inspirações rústicas presentes aqui, no homify, poderá deixar o seu lar perfeitamente acolhedor para os dias outonais. 

Na imagem, um projeto belíssimo da arquiteta Maria Cláudia Faro, do Rio de Janeiro (RJ), onde podemos notar a presença da parede revestida com pedras ao fundo, em um tom de cor neutro que ficou perfeito para combinar com os demais elementos da cozinha americana, como o forno a lenha e o balcão divisor. A presença de pequenos detalhes em azul, como podemos notar na decoração ao fundo e nos azulejos do balcão, oferece um toque de vibração e alegria em meio ao ambiente rústico e perfeitamente acolhedor.

Cores neutras

Edifício Solar dos Pinheiros: Salas de estar modernas por Carla Almeida Arquitetura
Carla Almeida Arquitetura

Edifício Solar dos Pinheiros

Carla Almeida Arquitetura

Como pudemos notar nos projetos anteriores, o toque de neutralidade nas cores de ambientes outonais é uma escolha perfeita para tornar o ambiente mais acolhedor. No entanto, por cores neutras, podemos ir além dos tons de bege, creme, gelo e etc. Apostar em tons como o branco e o preto poderão oferecer um resultado belíssimo para compor a decoração do ambiente, já que o contraste entre o branco e preto dão ao ambiente um cenário atemporal, moderno e muito elegante. Adjetivos estes, que podem ser facilmente vistos neste projeto da arquiteta Carla Almeida, de Passo Fundo (RS). Com a parede em cor neutra ao fundo, o painel da TV na cor preta ficou com um excelente destaque. A presença ainda do tapete estampado conferiu o toque perfeito de elegância à sala de estar.

Papel de parede

​Projeto arquitetonico do apartamento decorado do Green Village Residence: Salas de estar ecléticas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​Projeto arquitetonico do apartamento decorado do Green Village Residence

ArchDesign STUDIO

Papeis de parede com cores pasteis são também uma ótima forma de decoração para um ambiente de toque outonal. Uma ótima dica para escolher perfeitamente este item, é ter referências de estilos decorativos vintage, que imitam opções antigas e dão um toque muito charmoso ao cenário. Desenhos e texturas deste estilo certamente darão um incremento perfeito ao seu lar.

Neste projeto de sala de estar simples, por exemplo, o escritório Archdesign Studio, de Florianópolis (SC), optou por um lindo papel de parede com tons pasteis para uma combinação perfeita com o painel de madeira que compõe a parede ao fundo da TV.  A presença da peça ofereceu um resultado simplesmente incrível à decoração do espaço. 

Fotografias outonais

O outono, sem dúvidas, oferece cenários encantadores. Nesta estação, as copas das árvores aos poucos vão se esvaziando, com as folhas que enfeitam ruas e calçadas. O cenário para ótimas fotografias fica perfeito e aproveitar esta oportunidade para incrementar a decoração do seu lar, pode ser incrível, como podemos notar neste charmoso projeto do arquiteto André Lenza, de Goiânia (GO), que incrementou sua sala de estar revestida com cerâmicas que imitam tijolos, para dispor a presença dos quadros de fundo azul vibrante, iluminados perfeitamente e que ficaram ótimos para contrastar com a neutralidade do ambiente. 

Tapetes felpudos

Casa  por Tapetes Gualupita
Tapetes Gualupita

Tapete Bucle Grueso

Tapetes Gualupita

Se a ideia é passar a sensação de aconchego na decoração, nada melhor do que apostar em peças que trazem aquecimento e conforto ao toque. Para isto, uma ótima escolha pode ser o tapete felpudo. Perfeitos para compor um ambiente onde o conforto deve ser presença garantida, a escolha por estes tipos de tapetes poderão servir como excelente composição para o ambiente de ares outonais. 

Do que você mais gosta no outono?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!