Mantenha sua cozinha na moda vintage!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos falar que moda é algo surpreendente, às vezes, jogamos algum objeto ou roupa fora, pois consideramos que já saiu de moda, mas não! Se está em perfeito estado e você adora, não jogue fora – siga o seu instinto de preservação, afinal não é porque tal tendência acabou que você precisa desfazer de tudo, quem sabe você pode reciclar ou refazer a peça dando um toque pessoal. E o estilo vintage ainda está super em alta na decoração, e pode ser representado por diversas décadas e estilos diferentes. 

Usar elementos antigos na decoração dos cômodos adicionam ao ambiente uma sensação de aconchego e de conforto, além disso, tudo fica mega charmoso e personalizado. Quem não acha uma graça naquelas cozinhas decoradas de época, hein? Hoje, dia 31 – final de mais um mês – vamos falar sobre cozinhas no estilo vintage. Você pode escolher a sua época, e abusar nas pesquisas, onde garimpar, onde comprar novos utensílios de cozinha, aliás, existem até lugares que fazem trocas de móveis usados e semi-novos pelos seus, mas, claro, se você deseja uma cozinha retrô e ao mesmo tempo moderna. 

As décadas que mais fazem sucesso no décor são as 50 e 60, estas cozinhas e os elementos têm como característica cores vivas, como o vermelho, azul, amarelo, e o verde em tons bebê, além de estampas, azulejos, entre outros. As tonalidades eram usadas em eletrodomésticos, pisos e paredes, mas você pode equilibrar a paleta de cores e deixar a sua cozinha do jeitinho que você quer. 

Pensando nisso, separamos algumas inspirações vintage para um lugar muito especial da nossa casa, a cozinha.

Prateleiras abertas

Cozinhas  por LA BOTTEGA DEL FALEGNAME
LA BOTTEGA DEL FALEGNAME

E' quasi primavera… .

LA BOTTEGA DEL FALEGNAME

Que tal pintar a parte interna do armário de cozinha, aplicar papel de parede ou optar por prateleiras abertas? Você pode pintar aquela velha prateleira e dar uma nova roupagem, assim você não gasta e tem uma peça charmosa e diferenciada na sua cozinha. Uma outra ideia é abusar dos panos de pratos bem cloridos e cheio de bolinhas! Você ainda pode ousar mais e instalar cortinas com uma estampa bem retrô. Os móveis antigamente eram basicamente feitos de metal e você pode mesclar a madeira – fica super estiloso a combinação metal + madeira!

Móvel de madeira

A madeira é outro elemento que enche sua casa de personalidade e experimente, por exemplo, trocar as ferragens das portas dos armários por aquelas mais antigas de cobre – adicionam um toque antigo sem ficar excessivo, combine-as com torneiras de cobre para um charme extra! Além disso, abuse de materiais e objetos que trazem a sensação de conforto para sua casa. Revestimentos de madeira são uma maneira bem fácil e simples de adicionar aconchego para sua cozinha. Aliás, vasos de flores antigos e guardanapos de pano coloridos, complementam bastante este estilo, além de flores secas que deixam tudo mais lindo.

Um fogão vintage

Quer quebrar aquele ar sério do seu fogão e sem graça? Uma forma interessante de adicionar um charme vintage a uma cozinha é por meio dos eletrodomésticos. Alguns fogões e geladeiras mais antigos, não são muito econômicos ou fáceis de serem achados, mas já existem empresas que fabricam eletrodomésticos com um design antigo aliado às conveniências mais modernas. Se você possui algum aparelho que não funciona mais, experimente fazer uma bela reforma e mantê-lo na decoração da sua casa, aliás, em uso!

Um toque de cor

Cozinha integrada com lavanderia: Cozinha  por Meu Móvel de Madeira
Meu Móvel de Madeira

Cozinha integrada com lavanderia

Meu Móvel de Madeira

Os azulejos básico – tipo aquelas da casa da vovó, claro, não precisa ser igual, mas você pode copiar a ideia, pois dão super uma cara vintage a sua cozinha decorada. Você pode reservar a área do fogão e da pia, mas não aplique na cozinha toda, pois pode pesar um pouco o ambiente. Não tenha medo de misturar itens antigos e que possuam valor sentimental, a coisas novas! Ou se você tem um espaço pequeno, o importante aqui é você decorar sua cozinha ou qualquer outro ambiente do seu lar com elementos que você gosta, mas não porque está na moda.

Uma bela coleção de pratos antigos

Charme da decoração vintage está justamente no reaproveitamento de itens que possuem uma história bacana e que transformem a sua casa cada vez mais em um lar! Porém, para que a decoração vintage não fique pesada, ou parecendo decoração típica de época, aposte em objetos modernos e que combinem com as antiguidades que estão sendo utilizadas. Investir em acessórios neutros e de qualidade para a mesa, é uma forma bem prática e fácil de combinar itens modernos com o ambiente vintage.  Alguns itens indispensáveis são toalhas de mesa, porta guardanapos, jogos americanos e porcelanas. 

Poster Vintage

Estante bistrô: Cozinha  por Egg. Interiores
Egg. Interiores

Estante bistrô

Egg. Interiores

No estilo vintage, os eletros e decoração seguem uma inspiração antiga, mas são apenas uma releitura de produtos repaginados de outras décadas. Desse modo, atualmente, dá para encontrar diversas marcas de eletrodomésticos atuais que seguem essa tendência com cores vibrantes e inspirações de décadas passadas. 

A linha vintage, é o uso de aparelhos e itens antigos mesmo, que podem até passar por um trabalho de restauração, mas de modo a conservar as características da época. E poster na parede, pratos, entre outros itens completam o décor.

Metal letters

OPEN HOUSE | MELINA ROMANO: Cozinha  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

OPEN HOUSE | MELINA ROMANO

Casa de Valentina

Esse projeto mostra que é possível mesclar itens modernos, como eletros em inox, como geladeira. A cor não fica só na parede, no ambiente ainda dá para ver o uso de laranja nos armários.  O lindo projeto da foto foi criado pelo escritório de arquitetura Casa de Valentina, localizado em São Paulo. A cozinha ficou simplesmente um arraso. Leve para dentro da sua cozinha um pouco da década passada e ao mesmo tempo viva em um ambiente moderno e aconchegante. Afinal, nada moda nada se perde, apenas dá uma pausa!

E aí? Gostou do artigo sobre decoração vintage? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!