Como deixar minha casa segura para as crianças?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

É sempre motivo de alegria ter uma criança em casa, pois é excitante e divertido. Ao contrário de um adulto, elas não entendem as coisas ainda e precisam de você para mantê-las seguras e mantê-las longe do perigo do dia a dia. E os pequenos anjinhos conseguem descobri-las todas! Não se preocupe: estamos aqui para o ajudar você manter sua casa seguro para os pequenos. Tendo presente que a maior parte dos acidentes ocorre dentro do próprio lar, além disso, é preciso também você cuidar da área externa e deixar o seu jardim seguro para as crianças.

Para prevenir acidentes em casa é preciso que os pais tomem certos cuidados para proteção das crianças, como colocar protetores nas tomadas, porque mesmo parecendo que a casa está segura, ela pode conter certos perigos que podem causar problemas como asfixia, ou colocar em risco a vida do seu filho, às vezes, um simples fio de cabelo pode ser um perigo para recém nascido. 

Também é importante verificar se os brinquedos que tem em casa são indicados para a idade da criança porque alguns brinquedos são fabricados com baixo custo, sendo perigosos, podendo causar asfixia ou intoxicações. Temos consciência de que a proteção dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais, pelo que tivemos especial cuidado na elaboração desta pequena lista. Confira aqui como deixar sua casa segura para uma criança!

Proteção na escada

É muito importante você utilizar cancelas de segurança – para colocar no topo ou na base de escadas, evitando escaladas ou descidas sem supervisão. Além disso, também pode ser usada, por exemplo, na porta do quarto de uma criança, assim impede você evita inusitadas viagens de exploração noturna por toda casa. o projeto da foto foi criado por Heloisa Titan Arquitetura, localizada em Belém.

Proteção em torno dos cantos

Salas de estar ecléticas por LEIVARS
LEIVARS

Porthleven

LEIVARS

Você pode utilizar protetores para cantos e esquinas – se há um fato inquestionável na vida de uma criança é que esta vai cair e bater com a cabeça em qualquer lado, ou seja, a única coisa que pode fazer é evitar que seja diretamente numa esquina ou no canto mais afiado de uma peça de mobiliário. 

Esconda facas e objetos perigosos

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

Deixar as cabos das panelas virados para o centro do fogão, para não se tocar e derramar sobre a criança. Procure guardar os produtos de limpeza bem no alto, nunca ao alcance das crianças, para que ela não beba seu conteúdo. Não deixar a criança brincar com sacos plásticos porque eles podem causar asfixia, colocando-os na cabeça, por exemplo. Além disso, não se deve cozinhar com a criança do lado, pois ela pode atrapalhar você ou  sem querer pode provocar uma queimadura tocando em algum item quente. Mantenha sua cozinha com os equipamentos cortantes distantes dos pequenos.

Proteção na varanda

Se você tem uma sacada ou varanda será preciso colocar grade de proteção. Procure sempre produtos adequados e devidamente certificados para cada uma das situações descritas - se apresentarem algum defeito, seja de produção ou excesso de uso, devem ser substituídos de imediato. Você pode verificar frequentemente se estão operacionais e ainda cumprem o objetivo a que se propõem. É importante que esteja bem instalado para evitar acidentes.

Além disso, utilize imobilizadores ou batentes de segurança nas janelas – aplicável também a varandas e terraços – parece haver poucas coisas mais sedutoras na vida de uma criança do que abrir e pendurar-se numa janela. Não facilite! Limite a abertura da janela a alguns centímetros ou impeça-a mesmo de abrir. Dica extra: afaste camas, mesas e outros de perto das janelas do quarto da criança.

Proteção no tapete

Salas de estar rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Curvytile Cotto Wheat Chalk 26,5x26,5

Equipe Ceramicas

Preveja antiderrapantes em todos os tapetes – apesar de este conselho ser especialmente direcionado para os banheiros onde há maior probabilidade de escorregar e bater contra um sanitário em cerâmica, é válido e útil para qualquer divisão da casa.

Cubra as tomadas

Cubra todas as tomadas – criança adora enfiar os dedos ou qualquer outro objeto nos buraquinhos da tomada… Evite um dos mais previsíveis e graves acidentes, recorrendo a protetores, pois também oferece perigo de tentar engoli-los,  esses protetores devem ser bastante difíceis de retirar e, além disso, ter um bom tamanho. Procure evitar deixar fios elétricos expostos, recorrendo a calhas ou outro método de esconder da vista das crianças.

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!