Casa container multifuncional

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Você sabia que o container é uma estrutura sustentável e ecônomica para a arquitetura e que o uso destes grandes baús, que geralmente são abandonados nos grandes portos, garante menor descarte na natureza e viabiliza projetos com mais agilidade? Pois é, por isso, o uso de contêineres tem sido uma tendência na construção de casas, escritórios e projetos comerciais. Mesmo com sua forte estética industrial, é possível tornar um lar que utiliza este material em um ambiente extremamente confortável aos olhos ou rústico ou funcional ou até mesmo moderno. 

Entre muitos projetos com contêineres, a Casa Casulo é uma criação dos arquitetos do escritório Meius em parceria com os arquitetos Bernardo Horta e Pedro Lodi que usa o container como estrutura base e que busca refletir a nova necessidade do ato de habitar. A ideia é atender pessoas que optaram por um estilo de vida simples, mas que também buscam conforto e integração. E para além disso, que estão interessadas em um modo de vida mais ecológico, com o pensamento direcionado à importância da reutilização de materiais. 

Casa-trabalho

A casa com as cores que representam o Brasil (verde e amarelo) funcionará como uma barbearia, que poderá ser transformada em casa e vice-versa apenas mudando a disposição do mobiliário. O jardim contempla a vegetação nativa, bem brasileira, colocada também em vasos de barro. As espécies escolhidas trazem vantagens como a adequação ao clima e mais resistência ao calor. 

Fachada

A entrada da casa é completamente aberta. Um deck de madeira separa o terraço da sala (ou barbearia), mas é possível ver exatamente que a casa foi construída apenas dentro da estrutura do container. Para deixar o ambiente menos industrial, além da madeira no piso, o teto é construído com paletes.

Customização do container

Na primeira etapa do projeto, o container passou por uma customização completa em que foram feitos cortes em sua lataria para tornar o espaço mais arejado. Na sequência, os arquitetos fizeram a divisão interna do ambiente, onde está localizado o banheiro. Por último, foi inserido na estrutura, o isolamento térmico e acústico e os vãos receberam a parte elétrica e hidráulica da casa.

Dez casas de container extraordinárias!

Paletes no teto

Era importante criar um ambiente confortável no terraço para que ele fosse uma parte viva do funcionamento desta pequena casa. No teto uma malha de paletes criou um interessante desenho e as plantas ajudaram a criar sombras nesta região da casa. Os móveis de jardim também foram escolhidos nas cores do Brasil e fazem contraste com o piso escuro.

Confira mais opões de terraços aqui.

Quarto

O pequeno loft de container integra o quarto com a sala e cozinha. O quarto se diferencia do restante do espaço por ser inteiramente preto – tanto as paredes como a luminária e a estrutura da cama são escuras. Ao lado da cama, uma porta se abre para a paisagem natural. Já os móveis da cozinha são em madeira clara.

Banheiro

No banheiro foi aberta uma janela para a entrada de iluminação natural. Três paredes amarelas contrastam com a pia na cor preta e com a bancada e a parede do chuveiro de tom cinza. Um espelho sem moldura e um pequeno quadro enfeitam as paredes. 

O que você achou desta casa de container? Você gostaria de viver em um espaço sustentável e multifuncional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!