Evite acidentes em casa: cuidados com o micro-ondas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A tecnologia é, sem dúvidas, uma grande facilitadora de nossas rotinas no lar. Na cozinha, especialmente, cada vez mais podemos contar com as facilidades que os aparelhos eletrodomésticos na nossa rotina. Aproveitar o uso da tecnologia para ganhar mais tempo no preparo dos alimentos é uma excelente possibilidade. E um dos aparelhos mais populares para o uso na cozinha é o micro-ondas. 

Ótimo para acelerar o preparo de alimentos, o micro-ondas é há muito tempo um ótimo aliado para as atividades culinárias na cozinha. Seu uso é prático e fácil, por isso, muitas vezes é utilizado até mesmo mais do que o fogão. Embora esta facilidade seja um excelente argumento para o manuseio rotineiro deste eletrodoméstico, o micro-ondas oferece alguns riscos à saúde de quem o tem no lar. Seja pela presença da radiação que aparelhos desregulados podem emitir ou por acidentes com objetos e alimentos que não devem ser levados ao aquecimento no aparelho, estar atento às formas de se proteger é sempre a melhor opção. 

Uma das formas de se proteger é quanto a própria organização do eletrodoméstico no lar. É preciso lembrar que o manuseio dos alimentos recém preparados no micro-ondas deverá ser feito de forma cuidadosa, já que a alta potência utilizada para descongelar ou cozinhar os alimentos traz o risco de acidentes. Assim, prefira organizar e guardar o eletrodoméstico em um local de fácil manuseio, mas em altura que não seja de fácil acesso para as crianças. Opte também por manter por manter o micro-ondas perto de um balcão ou mesa para apoiar os alimentos enquanto estes esfriam. Luvas térmicas também merecem um espaço próximo ao aparelho, assim como panos de prato para proteger recipientes.

Para seguir com estas e outras dicas, traremos hoje um artigo especialmente destinado aos cuidados que devem ser tomados para o uso do micro-ondas. Cuidados básicos, mas que podem servir como uma ótima cartilha na educação dos filhos que já podem se arriscar nas práticas culinárias. Por isso, convidamos você a juntar-se conosco para conhecer estas dicas e, também, ao final do artigo, participar com as suas observações para o cuidado no uso do micro-ondas em casa. Siga conosco, anote as nossas sugestões e participe. Os seus comentários são muito importantes para nós!

Fure os alimentos

Alimentos como tomate, batata, salsicha ou outros que possuam casca ou membranas, devem ser furados quando colocados para o cozimento no micro-ondas. Desta forma, eles não acumularão pressão interna devido as ondas do aparelho e não causarão explosões. Alimentos como o ovo, frituras ou que possuam pouca umidade, como pães e etc, não devem ser levados ao preparo no aparelho. Mesmo o ovo já cozido, deve ser levado sem casca ao aparelho, para que sejam evitadas explosões. 

Na imagem, um projeto incrível de cozinha em estilo industrial, desenhado pelo talentoso arquiteto Diego Revollo, de São Paulo (SP).

Evitando a radiação

Aparelhos micro-ondas contam com um desenvolvimento tecnológico cada vez melhor. Por isso, seu uso não oferece grandes riscos à saúde. As radiações produzidas pelo aparelho são estritamente desenvolvidas para que o alimento dentro do aparelho seja aquecido. Para que você sinta-se ainda mais seguro para a utilização do aparelho, é possível fazer um teste simples para verificar possíveis altos níveis de radiação emitidos pelo aparelho: basta deixar uma maçã sobre o aparelho, enquanto o usa por dois minutos. Caso a fruta apresente sinais de cozimento, leve o seu aparelho para a manutenção. 

Na imagem, um projeto de cozinha belíssimo do escritório Radô Arquitetura e Design, de São Paulo (SP).

Evitando explosões

O micro-ondas, assim como outros eletrodomésticos, deve ser utilizados com muito cuidado. O mau uso pode ocasionar sérios problemas, como explosões. Isto pode ocorrer devido ao contato de metais com as ondas de calor produzidas pelo aparelho. Portanto, a dica é nunca colocar elementos de metais dentro do aparelho. Louças também devem ser evitadas, assim como outros objetos que tenham filetes de prata ou ouro, que podem refletir as ondas do aparelho e causar grandes explosões. 

Na imagem, um projeto moderno e lindo realizado pelo escritório AD Arquitetura e Design, de Campo Grande (MS). 

Líquidos

O aquecimento de líquidos deve ser feito de maneira cuidadosa. Líquidos que ficam por muito tempo no interior do micro-ondas podem ebulir ou mesmo explodir quando retirados do aparelho. O risco de acidentes e graves queimaduras é grande. Por isso, a melhor alternativa, no caso do aquecimento de água, por exemplo, é fracionar o tempo de uso no aparelho, evitando que o líquido sofra um superaquecimento. Ainda assim, evite o micro-ondas para este fim. Prefira, sempre que possível, o uso do fogão para o aquecimento de água ou outros líquidos.

Na imagem, o projeto de cozinha pequena e perfeitamente aconchegante, desenhada pela arquiteta Flávia Brandão, de Barueri (SP).

Uso liberado no micro-ondas:

Mesmo com tantas restrições, há objetos que podem ser utilizados sem problema algum no micro-ondas. Entre eles, papelão, papel, vidro e peças de cerâmica sem filetes de metal. Plásticos devem ser específicos para a utilização no interior do produto. Lembrando que, plásticos mais frágeis podem derreter facilmente e até mesmo pegarem fogo nas altas temperaturas do aparelho. Recipientes de barro sem filetes de metal também poderão ser utilizados para o preparo de alimentos no seu micro-ondas. Em todos os casos, fique sempre atento às recomendações dos fabricantes!

Na imagem, um projeto de cozinha planejada com elementos muito bem equilibrados no projeto do escritório Une Casa – Arquitetura e Design, de Barueri (SP). 

Limpeza

Cozinha: Cozinhas modernas por 2nsarq
2nsarq

Cozinha

2nsarq

Com todos os cuidados tomados, é sempre importante saber quais os procedimentos ideais para a limpeza do aparelho, principalmente quando trata-se de um aparelho especialmente voltado para o uso no preparo de alimentos. Para isto, desligue o aparelho da tomada e limpe a parte interna com um pano úmido e detergente ou sabão neutro – nunca utilize palhas de aço ou abrasivos para a limpeza do aparelho. Em caso de sujeiras mais pesadas, aqueça por 3 ou 4 minutos um recipiente com água e rodelas limões. Limpe o seu aparelho ao menos uma vez por semana ou sempre que for utilizado para o aquecimento de alimentos gordurosos. 

Na imagem, uma pequena e vibrante cozinha perfeitamente projetada pelo escritório 2NSArq de Salvador (BA).

E você, tem alguma dica de uso seguro do micro-ondas? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!