Apartamento Horto Florestal: Escadas  por Pires e Medeiros Arquitetura

Corrimão de Vidro: Guia Completo com Dicas e 14 Fotos

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

O vidro traz leveza e modernidade sempre que utilizado em ambientes, seja em portas de vidro, mesas, móveis em geral ou até em itens decorativos. Atualmente, vem crescendo cada vez mais a tendência de se fazer escadas com corrimão de vidro, por sua estética e beleza. Porem, algumas pessoas ficam na duvida quanto à segurança deste tipo de corrimão.

Primeiramente, a recomendação é de se fazer a estrutura de vedação do guarda corpo de vidro, e o corrimão em si, em inox ou outro material. Isto porque para obras de uso publico, as normas de segurança NBR 9050 e 9077, a peça (corrimão) deve ter formato anatômico (e diâmetro de 3,5 cm a 5 cm para os modelos arredondados), estar a uma altura de 92cm do piso e ter afastamento mínimo de 4cm da parede. Pelas normas de segurança, a fixação deve ser realizada pela parte de baixo, e não pela lateral, para facilitar o correr das mãos. Em contrapartida, é muito comum o corrimão de vidro para escada feito apenas em vidro (sem a parte em metal arredondada no topo).

Neste livro de ideias, vamos mostrar algumas opções de guarda-corpo e corrimão de vidro. Veja a seguir as imagens: 

Corrimão de Vidro sem Aço Inox

Para uso residencial, havendo concordância entre o responsável pelo projeto e o proprietário, existem diversos casos de corrimão de escada de vidro, sem os itens metálicos de estruturação e o corrimão arredondado instalado nos vidros. O resultado fica incrível, limpo e minimalista. Esta escada tem a fixação das folhas de vidros através de estrutura metálica fixadas ao piso e na lateral da escada também. Dependendo do gosto de cada cliente, se pode optar também por corrimão de vidro fume, vidro espelhado, vidro jateado, entre outros.

Corrimão de Inox com Vidro

Esta escada com corrimão em inox traz leveza e transparência para a escada e o ambiente. A fixação dos vidros é feita pela lateral dos degraus da escada, com pequenos e fortes parafusos com acabamento em inox. O corrimão de inox faz o enquadramento do vidro e tem função de sustentar dos vidros, além de atuar como corrimão em si, de forma mais anatômica se comparado a um corrimão feito apenas em vidro.

Nesta outra imagem do corrimão pode-se ver as barras ou pilares de apoio dos vidros deste corrimão de inox e vidro.

Guarda-corpo de Vidro

Apartamento Horto Florestal: Escadas  por Pires e Medeiros Arquitetura
Pires e Medeiros Arquitetura

Apartamento Horto Florestal

Pires e Medeiros Arquitetura

Para esta escada, a fixação feita nas laterais dos degraus é de menos pontos, possivelmente por ela ser mais leve, já que não conta com corrimão em inox. Neste caso os vidros são fixados lateralmente e sem a demarcação de um corrimão metálico a escada fica minimalista como conjunto, e parece estar flutuando. O vidro é mesmo encantador!

Escada de madeira com Vidro

Para esta residência, a imponente escada que é composta de madeira para o piso, e concreto de sua estrutura, recebeu este lindíssimo guarda-corpo de vidro. Neste caso, fixado ao piso de selecionados degraus para estruturação e segurança do vidro. A estrutura é metálica pintada de preto, incrível não é? Charme e sofisticação resumem a composição feita aqui.

Escada Amarela com Vidro

SHOWROOM ORNARE BELO HORIZONTE: Escadas  por Studio Cicconi
Studio Cicconi

SHOWROOM ORNARE BELO HORIZONTE

Studio Cicconi

Agora, veja este caso atentamente. O corrimão com vidro tem um incrivelmente fino perfil de inox em seu topo, que serve como estrutura para o vidro, sem agredir a transparência e estética do guarda-corpo. O legal do aço inox é que ele pode ser feito sob medida, e se adequa a diversos formatos, é só ter um bom projeto para o inox em mãos e mandar fazer o seu personalizado.

A cor amarela da escada faz um show a parte, e neste caso a escolha da fixação dos vidros foi lateral, com estes parafusos com acabamento em aço inoxidável.

Escada de Concreto e Corrimão de vidro

Esta escada é em concreto engastado na parede, e tem o corrimão de vidro fixado nos degraus, que são soltos entre si, ou seja, independentes um do outro. Sendo assim, foi necessário fazer fixação pelas laterais de cada um dos degraus, um por um, garantindo assim segurança e funcionalidade para a escada. Observe que os pontos de fixação nem sempre seguem um padrão de posicionamento em cada degrau, o que trouxe um pouco de descontração, um diferencial muito legal para a escada.  

Escada vista de cima, aqui aparece a cantoneira dos vidros em inox, que garante segurança, mas sem perder a leveza do vidro.

Escada de Marmore e Vidro

Esta escada luxuosa feita em mármore combinou muito bem com o corrimão de vidro e inox. Aqui a fixação foi feita diretamente na pedra, pelo piso. O corrimão de inox é fixado lateralmente, pelo vidro mesmo, apenas pelo lado onde a escada continua subindo para os próximos pavimentos. Na parte do mezanino, onde não é necessário um corrimão, usou-se apenas o vidro na parte de guarda-corpo, e o inox no piso.

Mais uma escada que segue a mesma ideia da escada anterior, porem esta sem corrimão em inox.  

Hall : Escadas  por Projeto 883

Esta escada tem o corrimão no topo, em inox, e a parte baixa de guarda-corpo em vidro. Devido a continuidade e acabamento do metal, a escada ficou leve e sutil. O vidro é fixado por baixo, nesta base metálica e também contínua, finalizada com pintura eletrostática branca.

Esta imagem mostra de forma mais detalhada a estrutura metálica que sustenta os vidros do guarda-corpo da escada em questão. Este mesmo tipo de base para o vidro aparece em algumas das demais imagens anteriores.

Corrimão de Escada Aluminio e Vidro

Para este projeto, a opção foi o corrimão de alumínio branco com vidro. O alumínio tem característica mais fosca do que o aço inox cromado, portando a ideia de pintar de branco ou da cor de sua preferencia é interessante para quem busca este aspecto mais brilhante. Fixado ao piso e enquadrados nos perfis de alumínio, os vidros fazem o fechamento do guarda-corpo de forma leve e elegante.

Os guarda-corpos tiveram origem nas áreas militares e navais, os quais foram as primeiras estruturas de proteção e segurança antes de se tornarem elementos arquitetônicos no período da Renascença, pelas características balaustradas com carácter decorativo e também funcional. Portanto entenda: guarda-corpo é diferente de corrimão. O corrimão é a parte alta do conjunto, onde a pessoa apoia as mãos para auxiliar a subida ou descida do elemento (escada, rampa). Já o guarda-corpo é a parte logo acima do piso, entre o corrimão e piso, para ser mais exato. É onde fica a barreira que “guarda o corpo”, literalmente, e protege e não permite o corpo passar através do mesmo. É o item de segurança, enquanto que o corrimão é o item funcional.

Para finalizar, tenha em mente que se deve preferencialmente seguir as normas de segurança, mesmo para casos residenciais. O corrimão de vidro é seguro sim, e só aparece mais e mais nas novas construções em todo o Brasil. Uma escada finalizada com corrimão ou guarda-corpo de vidro será sempre sinônimo de leveza e sofisticação.

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário, sempre que pudermos iremos auxiliar você!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!