Cozinha e sala de jantar num único ambiente!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cozinha e sala de jantar num único ambiente!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Salas de jantar  por Ippolito Fleitz Group – Identity Architects
Loading admin actions …

A cozinha e a sala de jantar são ambientes que possuem princípios parecidos, costumam reunir amigos e familiares em torno de uma só razão: um bom prato! Ambos, devem agregar pessoas, trazer aconchego e proporcionar um local agradável em que você possa descontrair, relaxar e usufruir tais espaços de maneira plena. Com os apartamentos pequenos e o interesse em tornar a vida mais prática, arquitetos e decoradores têm buscado soluções mais dinâmicas para interligar espaços e assim torna-los mais funcionais sem perder a área útil e estilo.

No passado, a cozinha era um ambiente separado das demais áreas da casa, vista com menos importância do que os outros. Hoje em dia, o cômodo ganhou grande visibilidade principalmente com o surgimento do conceito de cozinha americana, que por não possuir paredes divisórias, permite uma união entre os espaços da casa.

Se você está pensando em mudar o visual do seu apartamento e renovar a dinâmica entre os ambientes, integrar a cozinha e a sala de jantar, além de garantir maior mobilidade na circulação entre áreas, também pode ser opção muito prático e versátil para sua residência.

homify te mostrará nesta matéria, algumas idéias de projetos distintos que conseguiram unir os dois ambientes de forma versátil e com elegância. Vamos conferir?

Combinando cozinhar e jantar em um estilo clássico.

A solução da cozinha americana sem paredes permite com que os espaços se tornem mais ventilados. Este loft possui tons escuros clássicos e materiais neutros que sempre conseguem combinar de maneira interessante, como a madeira, o acrílico, o tijolo e o metal. Estes se apresentam em todo o ambiente tanto na sala de jantar, quanto sala de estar e cozinha dando uniformidade ao apartamento.

Pisos diferentes

Uma forma de diferenciar espaços é através de diferentes pisos, ou seja, o espaço em que se cozinha pode ser revestido com azulejo, porcelanato ou cerâmica hidraulica enquanto o espaço da sala de jantar pode estar revestido com piso de madeira, cimento queimado, etc. Uma outra opção é utilizar um tapete embaixo do espaço de jantar, este também funciona para demarcar espaços. Essa diferenciação não é uma regra mas pode te ajudar a delimitar espaços sem utilizar paredes. 

Divisores de espaços

Para ampliar o espaço e deixa-lo mais iluminado do apartamento de 65 metros quadrados, a arquiteta Michelle Martins, retirou a parede que dividia os cômodos da casa e projetou um balcão com gavetas internas de madeira que servisse como como ponto limite entre a sala de jantar e a cozinha. A idéia do balcão é uma das tendências dentro do estilo cozinha americana, podendo servir tanto como mesa para refeições como bar.

Mantenha limpo e minimize odores

Casa ReFit: Cozinhas  por Ferraro Habitat

Para evitar com que a fumaça da cozinha rodeie toda a casa, caso você não tenha um cômodo ventilado com janelas grandes, alguns elementos como coifas e exaustores são essenciais para manter o local com um cheiro agradável. Limpe o chão, a pia e o fogão diariamente, essa tarefa ajuda a manter ambos espaços sem insetos, também não se esqueça de limpar a geladeira a cada duas semanas, inclusive para evitar odores indesejáveis que ficam mais expostos em apartamentos pequenos.

Estilos iguais ou diferentes para áreas comuns

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Salas de jantar  por Lider Interiores
Lider Interiores

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas – Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer

Lider Interiores

Ambientes integrados são uma ótima escolha para apartamentos pequenos. Estes possuem desafios maiores quando o objetivo é mesclar estilos, isto porque a intenção é sempre fazer com que a área pareça maior. Caso você queira criar um espaço mais amplo, mantenha cores claras e pisos com os mesmos padrões e revestimentos. Já no caso de locais com maior área, ousar um pouco não costuma ser um problema. Introduza cores e padrões variados no mobiliário e aposte em um estilo mais eclético, no entanto, lembre-se de manter um cômodo mais neutro do que o outro para equilibrar os espaços.

Móveis que otimizam espaços

Existe uma gama extensa de mobiliários que podem te auxiliar à manter sua cozinha e sala de jantar organizadas. Suportes como ganchos para panelas devem se manter na parede da cozinha assim como prateleiras numa parte mais alta, isto auxilia na redução de armários e te ajudará a economizar espaços. Na parte da sala integrada pense em armários funcionais que sirvam para guardam alimentos não perecíveis, tolhas de mesa e louças delicadas.

Iluminação

CASA COR - LOFT MULHER MODERNA: Cozinhas  por Isabela Bethônico Arquitetura
Isabela Bethônico Arquitetura

CASA COR – LOFT MULHER MODERNA

Isabela Bethônico Arquitetura

A iluminação é um ponto que não deve ser deixado de lado ao pensar em decoração, muito menos quando nos referimos à ambientes conjuntos. Isto porquê, a iluminação torna um ambiente mais agradável e facilita a visualização e limpeza de determinados locais. Caso você não possua uma grande incidência de luz natural dentro da sua casa, tente criar ambientes com luzes mais amareladas e lustres baixos perto da mesa de jantar. Na cozinha, aposte na iluminação estratégica, mais intensa tanto no teto como embaixo de prateleiros ou perto da pia.

Conseguiu visualizar e ter idéias bacanas de como integrar ambientes?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!