Casa ReFit: Casas  por Ferraro Habitat

Uma Pequena Casa Rústica Ecológica No Meio Da Natureza em Florianópolis

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Respeitar o meio ambiente e construir uma casa com características sustentáveis é seguir a tendência mundial de encontrar soluções para a preservação da natureza que nos cerca. Dessa forma, casas ecológicas têm sido cada vez mais comuns e trazem benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao seu bolso.  A Casa Refit, idealizada pela Ferrero Habitat , foi construída com materiais reaproveitados, como tijolos e madeiras de demolição. Até mesmo as esquadrias, vidros, portas e eletrodomésticos foram reaproveitados de outras residências. Além desses materiais, um container tipo Reefer, que já possui isolamento térmico original, foi adicionado à estrutura.

Nada disso faz com que essa pequena residência de 60 m2 seja menos confortável ou interessante do que uma luxuosa construção. Pelo contrário, o refúgio com estética rústica é extremamente acolhedor e lembra aquelas casinhas de sítio que nos deixam sempre com aquela vontade de voltar. Uma moradia com espírito de loft e alma de gente antenada com as necessidades do mundo. 

Fachada e estrutura

Casa ReFit: Casas  por Ferraro Habitat

Nesta casa rústica de dois andares, a madeira é quem desenha a fachada e coordena a estrutura da residência. As janelas de vidro foram encaixadas de acordo com o relevo do material bruto. Ao mesmo tempo em que a natureza decora, ela também dá o toque especial e aconchegante desse lar. Nos fundos, o tijolo é o material escolhido para manter a estrutura do container azul aparente. 

Novas formas

Casa ReFit: Salas de jantar  por Ferraro Habitat

Esse espaço abriga uma diversidade de materiais – chapa, madeira, tijolo – e mesmo assim é um lugar convidativo para se perder horas observando. Aqui, vê-se que tanto as chapas como todas as instalações elétricas e hidráulicas do container azul ficam aparentes para a parte interna (e externa) da casa, facilitando a manutenção. Entre outros detalhes, está a iluminação natural do interior da morada e a aplicação de um piso mais versátil e de fácil manutenção com o cimento queimado nas áreas comuns da residência. As cores nas portas e batentes também ditam a pluralidade desse cantinho.

Cozinha

Casa ReFit: Cozinhas  por Ferraro Habitat

Cozinhar olhando a natureza é realmente uma sensação muito prazerosa. A pequena cozinha gourmet é integrada com a sala de estar e o balcão de madeira é quem faz a divisão entre os dois ambientes. As luminárias são feitas de garrafas de vidro verde reaproveitadas. 

Outro ângulo

Casa ReFit: Salas de estar  por Ferraro Habitat

Relax na sala

Casa ReFit: Salas de estar  por Ferraro Habitat

Esta sala é um deleite para os olhos. O recinto tem duas janelas que facilitam a circulação de ar e, ao mesmo tempo, favorecem uma vista privilegiada da paisagem. A base da cama, que faz as vezes de sofá, é de madeira. Os tijolos são usados como elementos decorativos e possuem maior conforto térmico e acústico do que outros materiais.

Até a escada tem seu charme

Casa ReFit: Corredores e halls de entrada  por Ferraro Habitat

Mezanino e quarto

Casa ReFit: Quartos  por Ferraro Habitat

A estrutura desse mezanino é bem simples. Ele possui uma madeira de sustentação em forma de triângulo e um guarda-corpo de cordas. Nele, fica o quarto principal, que também ganhou uma janela com vista para a natureza. Mais um local da morada que segue exatamente o pedido da bióloga argentina: demonstrar que era possível aplicar os 3 R´s da sustentabilidade em sua vida e rotina pessoais começando pelo seu lar.

Espaço amplo e bastante natural para o casal

Casa ReFit: Quartos  por Ferraro Habitat

Celeiro de brincadeiras

Casa ReFit: Quarto infantil  por Ferraro Habitat

Dormir ao lado de uma tenda de inspiração índigena dá a criança um mundo de possibilidades criativas e imaginativas. A iluminação colorida também transforma o espaço em um celeiro de brincadeiras e ideias. As paredes são de tijolos à vista,  com detalhes em madeira pintada em azul no alto. A cama está localizada sobre um protetor no chão e uma cômoda branca do lado oposto à cama complementa o ambiente.  

Dê um clique aqui e fique mais inspirado com outros quartos infantis.

Simples e funcional

Casa ReFit: Banheiros  por Ferraro Habitat

O banheiro não podia ser diferente do restante da casa: ele é simples, mas mantém todos os elementos práticos e funcionais – não importa o quão pequeno eles sejam. A cuba é uma peça artesanal e o gabinete de madeira ganha uma cortina que protege os utensílios utilizados no dia a dia. 

Qual é a sua opinião sobre casas ecológicas?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!