Paisagismo com Pedras: 22 Dicas e Projetos Lindos para Você se Inspirar Paisagismo com pedras: 22 projetos lindos para você se inspirar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Paisagismo com Pedras: 22 Dicas e Projetos Lindos para Você se Inspirar

Floradas: Jardins  por Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.
Loading admin actions …

Quando projetamos um jardim, pensamos nos seguintes pontos: tamanho, manutenção, qual a sensação que queremos, qual o estilo que queremos, etc. Muitas vezes pensamos na vegetação, no mobiliário e nas áreas de sombras, mas esquecemos que podemos criar composições visuais muito interessantes com um elemento natural muito abundante: as pedras. Os paisagistas amam esse recurso natural e utilizam muito em projetos de jardim para dar uma cara diferente e única ao espaço.

Existem várias maneiras de se utilizar as pedras no jardim, e dependendo do tipo de pedra que você for escolher para criar o estilo e a sensação que você deseja. Nesse post vamos falar sobre paisagismo com pedras, mostrando projetos com ideias incríveis para você se inspirar e aplicar na sua casa.

1. Terraço jardim com pedras

Pergolado  e revestimento em aço corten: Jardins de pedras  por Belas Artes Estruturas Avançadas
Belas Artes Estruturas Avançadas

Pergolado e revestimento em aço corten

Belas Artes Estruturas Avançadas

Vamos começar com um exemplo bem diferente, neste projeto paisagístico de terraço jardim, foi utilizado brita branca. No telhado, a função seria para o controle de temperatura interna, ou seja, parecido com o telhado verde, mas sem necessidade de ficar fazendo a manutenção da vegetação.

2. Canto de descanso

Neste jardim também foi utilizada a brita branca. Ela é um material barato e versátil para utilizar em cantos de descanso como este. Além de elegante, ela deixa o espaço mais claro e clean.

3. Lareira destacada

Campinas Decor: Jardins  por Lightinox
Lightinox

Campinas Decor

Lightinox

Nesse caso, a brita branca foi utilizada para dar destaque à lareira externa. Apenas com o contraste entre os dois tons diferentes de brita, foi possível criar uma composição que valorizou muito a lareira.

4. Canteiro com brita

Tropical Contemporâneo: Jardins  por Mateus Motta Paisagismo
Mateus Motta Paisagismo

Tropical Contemporâneo

Mateus Motta Paisagismo

Neste exemplo a brita branca foi utilizada em um canteiro elevado, trazendo charme e elegância.

5. Canto das orquídeas

Um cantinho especial também pode ser destacado com as britas brancas, como por exemplo esse canto das orquídeas.

6. Entrada de prédio

Tropical Contemporâneo: Jardins  por Mateus Motta Paisagismo
Mateus Motta Paisagismo

Tropical Contemporâneo

Mateus Motta Paisagismo

Nesse espaço de chegada de prédio, foram utilizados dois tipos de pedras: a brita branca e pedra de rio marrom. Junto com a vegetação de diferentes alturas, se criou um desenho com contrastes de cores.

7. Paisagismo com pedras brancas e bambu

Canteiro com a moldura feita em madeira, lembra os jardins orientais pelo uso de bambu e pedras brancas. A pedra utilizada é a Dolomita, uma pedra  branca e com mais brilho que a brita. Ela cria um destaque no ambiente e traz a elegância consigo.

8. Brita cinza

A brita cinza, a clássica, é utilizada muito em entrada de garagens, estacionamentos, e neste exemplo foi utilizada de uma maneira diferente: borda para um lareira externa. As pedras são um ótimo material para utilizar em volta de lareiras externas porque suportam altas temperaturas e não possuem o risco de ficar queimadas, como a grama ou um deck de madeira.

9. Mini jardim Zen

As britas de novo presentes em um canto de destaque. Nessa composição, também foram utilizadas pedras grandes e uma fonte de bambu para, respectivamente, dar mais personalidade e tornar o espaço mais tranquilo.

10. Caminho de pedra

Escritório Jardim: Jardins  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Neste exemplo, as pedras foram utilizadas como piso criar fazer um caminho no jardim. Existem três tipos de tratamento que deixam os granitos e mármores propícios para este uso:

  • Jateado: Para deixar piso de granito ou mármore antiderrapante, a pedra recebe um jato de areia que a deixa áspera.
  • Apicotado: Este acabamento é menos comum, feito com pequenas batidas de uma ponteira (como se fosse pequenos martelos), que deixam a superfície cheia de mini furinhos, tornando-a antiderrapante.
  • Flameado: Acabamento mais agressivo de todos, é feito através do choque térmico de água e fogo, tornando a aparência da pedra bem rústica e com um toque arenoso.

O tratamento escovado – feito com escova de aço – muitas vezes é utilizado em áreas externas expostas à chuva, mas isso não é seguro. Para áreas externas que podem ficar molhadas com a incidência de chuva, o indicado são os tratamentos explicados acima – jateados, apicotados ou flameados.

11. Lagoa com pedras

O paisagismo com pedras grandes também pode ser feito em espaços como lagos e lagoas artificiais, criando abrigo para peixes e um contraste lindo com o escuro da água.

12. Paisagismo com pedras decorativas

Neste projeto, as pedras foram usadas de forma decorativa, como borda para a lagoa artificial interna. O uso de várias tonalidades de pedras criou um contraste entre elas e ainda manteve a paleta de cores neutras.

13. Pedra petit-pavè

O petit-pavè, também conhecido como pedra portuguesa ou mosaico português é um técnica trazida pelos portugueses para o Brasil em 1901. Ela consiste em encaixar pequenas pedras irregulares, geralmente calcário branco e preto, para formar desenhos e adornos nas calçadas. A calçada mais popular do Brasil que foi feira com essa técnica é certamente a orla de Copacabana.

14. Riacho com pedras

O paisagismo com pedras de rio deu um charme a mais ao riacho do artificial. Se utilizou pedras com os tons da terra, criando um ambiente bonito, zen e natural.

15. Caminho de pedras irregulares

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins  por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Para criar um caminho de pedra, podem ser utilizadas pedras retificadas (quadradas ou retangulares) ou com as bordas irregulares. Nesse projeto de jardim, a pedra escolhida foi a São Tomé, que também é chamada de pedra mineira ou quartzito. Ela é antiderrapante mesmo molhada e não absorve calor, por isso muito é utilizada em áreas de piscina. A cor mais comum é a amarela, mas existe nas cores branca, rosa e mesclada.

16. Vasos com pedras

Tropical Contemporâneo:   por Mateus Motta Paisagismo
Mateus Motta Paisagismo

Tropical Contemporâneo

Mateus Motta Paisagismo

Quando não há espaço de terra para fazer o jardim, uma ótima solução é utilizar vasos grandes com vegetação. Nesse espaço, foram utilizados dois vasos pretos de plásticos com cicas plantadas. Para finalizar, pedrinhas de rio dão acabamento ao vaso.

17. Canto verde

A casa foi construída com a forma de U, criando um pátio interno com jardim no meio da casa e permitindo que a iluminação natural seja abundante nos cômodos ao seu redor. Nesse espaço aberto, optou-se pelo uso de uma vegetação baixa (grama), alguns maciços de vegetação de altura média e uma árvore de porte pequeno. No chão, foram utilizados dois tipos de pedras: brita branca e peças grande de mármore para delimitar o caminho até o banco.

18. Horta de pedras

Casa Bem - te - vi: Jardins de pedras  por A+R  arquitetura
A+R  arquitetura

Casa Bem – te – vi

A+R arquitetura

As pedras não precisam ser necessariamente utilizadas como elementos decorativos ou como piso. Nesse jardim, o profissional uma quantidade de pedras razoável, e criou 3 “vasos”, ou seja, 3 patamares de alturas diferentes, para para plantar uma mini horta.

19. Inspiração oriental

Residência - Diário de Obra: Jardins  por Rafaela Novaes Paisagismo
Rafaela Novaes Paisagismo

Residência – Diário de Obra

Rafaela Novaes Paisagismo

Nesta área foram usadas pedras de rio, madeiras para o deck, vegetação, e uma “cobertura” de bambu. Esses elementos em conjunto, criaram um espaço ventilado e confortável para relaxar e meditar. Para decorar, foram colocado alguns vasos e um gato de cerâmica. A iluminação mais amarelada também deixou o ambiente super aconchegante.

20. Cascata de pedras

Uma cascata artificial de pedras feita de brita branca, pedra de rio pequenas e grandes. A maior parte da  vegetação são bromélias, plantas muito resistentes ao sol e que adaptam bem a ambientes úmidos perto de água. A cascata e o barulho de água que ela produz, torna a área externa convidativa, confortável e relaxante. Imagina que delícia acordar com o barulho da água todos os dias!

21. Calha com pedras

Caminho com pedras no jardim com canaleta de pedra e os seixos de pedras moledo. Casa em condomínio em Atibaia-SP.: Jardins  por Bizzarri Pedras
Bizzarri Pedras

Caminho com pedras no jardim com canaleta de pedra e os seixos de pedras moledo. Casa em condomínio em Atibaia-SP.

Bizzarri Pedras

O escoamento de água geralmente é um problema para um jardim em terrenos úmidos. Muitas vezes, opta-se por fazer à tubulação subterrânea, entretanto criar uma calha com pedras pode ser uma solução mais barata. Nesse projeto, a calha é parte do jardim e se tornou um lindo elemento com à utilização das pedras.

22. Piso e parede com pedras

Neste projeto foram utilizadas pedras como revestimento de piso e parede. No piso, ela está plana e na parede possui relevos, o que destacou a casa, mas fez com que ela fosse parte do jardim.

Se você está pensando em utilizar pedras no jardim da sua casa, não deixe de conferir uma sessão do homify com uma seleção de jardins de pedra e essas 27 ideias para fazer o seu na sua casa.


De qual jardim você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!