Escada em U: Diferentes Modelos e 10 Ideias Para Você Se Inspirar Escada em U: Diferentes Modelos e Ideias Para Você Se Inspirar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Escada em U: Diferentes Modelos e 10 Ideias Para Você Se Inspirar

CASA I : Escadas  por Camila Pimenta | Arquitetura + Interiores
Loading admin actions …

A escada em U é um dos modelos de escada mais utilizados em projetos arquitetônicos, tanto pela possibilidade de criar um projeto bem diferenciado, quanto pelo uso de pouco espaço na planta baixa e grande funcionalidade no dia a dia.

Selecionamos projetos lindos e inspiradores desenvolvidos pelos nossos profissionais para explicar o que é uma escada em U, passar orientações técnicas e as medidas mínima necessárias. Você também vai saber quais são os materiais mais usados na escada em U. 

Escada em u medidas

A escada é constituída por uma série de degraus, e é construída com o objetivo ligar locais, ambientes ou pisos com diferentes níveis ou altura. 

  • A largura mínima de uma escada em u nas edificações e ambientes de uso público é de 120 centímetros, enquanto nas edificações privadas, como residências, a largura mínima é de 60 centímetros. Lembre-se: Quanto mais larga a escada, mais confortável, segura e prática ela será!

Componentes de uma escada em U

Os componente que formam uma escada em U são:

  • Degrau: um degrau é composto pelo piso (onde apoiamos o pé) e pelo espelho (altura do degrau).


  • Piso: também conhecido como passo, é o plano horizontal da escada em u, onde a pessoa utiliza para apoiar o pé e ter equilíbrio para alcançar o próximo degrau. A sua medida é considerada entre as extremidades já com o piso colocado. De acordo com a NBR 9077, para uma pessoa de estatura média, a medida mínima do passo é de 28 centímetros.


  • Espelho: esse é o componente vertical de uma escada em u – que pode ser maciço ou vazado, e depende bastante do efeito que você deseja atingir. Caso você deseje um efeito mais leve e moderno, opte pelo degrau vazado, que permite a permeabilidade visual e luminosa. A altura do espelho em uma escada em u pode variar entre 16 centímetros e 18 centímetros, considerando uma pessoa de estatura média.


  • Lance: o lance de uma escada em U é a sequência de degraus. O final de um lance é nível final em que se deseja chegar com a escada em U, ou um patamar.  

Um lance não deve ter mais de que 16 degraus, nem exceder 2,90 metros de altura a vencer. Se isso acontecer, é necessário intercalar um descanso intermediário: o patamar. 

  • Patamar: os patamares são os degraus grandes entre os lances de escada, geralmente utilizados como um local de descanso na escada para que ela não seja tão exaustiva de subir. É este patamar que forma e caracteriza a escada em U. A largura do patamar acompanha a largura e a altura dos demais degraus. A profundidade deve ser de no mínimo três pisos (plano horizontal). 


  • Corrimão: o corrimão é a estrutura fixada nas laterais da escada, que tem duas funções principais: realiza a segurança e criar um apoio para quem está transitando na escada. O material do corrimão deve ser resistente para suportar o peso e a força de uma pessoa, com superfície lisa, e forma circular para maior segurança – é comum encontrarmos o corrimão das escadas em inox ou alumínio. Lembre-se: É obrigatória a continuidade do corrimão para a escada, mesmo nos patamares das escadas em U.


  • Guarda-corpo: o guarda corpo de uma escada em U é o que muitos também chamam de parapeito, uma proteção a meia altura que resguarda as faces laterais das escadas e impede a queda. Existe uma infinidade de materiais que podem ser usados em um guarda-corpo (vidro, grades metálicas, madeira) e o design pode ser bem diferenciado, e fica a critério do arquiteto ou da empresa que produzir a escada. A altura do guarda corpo exigida é entre 90 a 120cm, sendo recomendado 110cm, que nestes casos devemos acrescentar o corrimão. Quando a largura da escada em U for superior a 1,80 metros deverá ser instalado também corrimão intermediário. 

Projeto de uma escada em U

Para realizar o projeto de uma escada em U, é necessário ter a planta baixa da edificação e, antes de tudo, medir com bastante precisão a distância entre o piso inferior e o piso superior, e dividi-la por uma altura entre 14 cm a 18 cm, até obter um número exato de degraus. 

Para a representação completa de uma escada em u planta, são necessários os degraus e sua numeração sequencial, todas as cotas referentes ao piso e aos patamares, a representação do corrimão e a direção de subida. No corte de escada em u é importante constar a altura do espelho, altura total do vão a ser vencido, altura do corrimão, nível inicial e o nível final. Com uma planta baixa e um corte bem detalhado será fácil executar uma escada em U. 

Confira 21 ideias de escadas ideais para casas com espaço limitado. 

Escada metálica em u

Residência LP: Corredores e halls de entrada  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

A escada metálica em U combina perfeitamente com os tijolos aparentes deste espaço. Os materiais se complementam e deixam o espaço harmônico e com uma atmosfera rústica. Esta escada em U é composta por dois patamares e 3 lances de escada.

Escada em U com ferro e madeira

Essa é uma das escadas em U mais elegantes, e é perfeita para ambientes modernos. Apesar da estrutura em ferro e dos degraus em madeira, o corrimão fabricado em vidro e ferro de pequena espessura cria uma escada moderna e leve. Se você busca uma escada em U moderna e dierenciada, essa é uma ótima opção.

Escada de madeira em U

ESCADA: Escadas  por Maria Claudia Faro

Esta é uma escada de madeira em U bem tradicional e elegante. Os patamares são largos e o guarda-corpo é bem fechado, o que torna a escada bem segura e prática no dia a dia. As escadas de madeira tendem a combinar mais com ambientes rústicos, ou que buscam uma atmosfera aconchegante e acolhedora. As escadas em U possibilitam a criação de jardins internos, como neste projeto.

SEGUNDO PAVIMENTO: Escadas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

SEGUNDO PAVIMENTO

Maria Claudia Faro

Escada em U de concreto

Escada aberta para sala: Escadas  por Bernal Projetos - Arquitetos em Salvador

Uma escada em U de concreto também pode ser leve e elegante. A estrutura central em concreto aparente  foi pintada de branco e recebeu degraus de madeira escura. Neste projeto o espelho da escada é aberto, o que torna o elemento da escada algo escultural e leve. Nessa escada não foi utilizado corrimão ou guarda corpo por ser um ambiente residencial particular, mas a recomendação é de que sempre seja instalada uma estrutura auxiliar de segurança e apoio.


Escada Cascata em U

Realmente parece uma cascata! Na realidade, todas as escadas em U são escadas que podemos chamar de modelo castcata – uma outra maneira de nomear a escada em U. Nessa escada os materiais utilizados, foram: o metal para fazer essa estrutura diferenciada e o vidro temperado laminado para os degraus. Ficou diferente, elegante e lindo não é mesmo?

O piso de vidro e o espelho vazado permitem que a iluminação do grande plano de vidro chegue a todo o ambiente.

Escada em U com diversos materiais

Hall da adega: Corredor, vestíbulo e escadas  por Yara Interiores
Yara Interiores

Hall da adega

Yara Interiores

Nesse projeto a arquiteta combinou e harmonizou diversos materiais: tijolinho a vista, madeira, concreto aparente e acrílico branco. Neste caso também não foi utilizado guarda-corpo, somente no topo da escada foi instalado um corrimão metálico. Essa escada em U é composta por dois lances de escada e um patamar de descanso, sendo este no meio da escada.


Você gostou da ideia de ter uma escada em U em casa? Conte pra gente! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!