DIY: planeje a decoração do seu quarto

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Começar um sonho é algo especial. Para muitas pessoas, a decoração do lar com o jeitinho planejado é uma grande realização. No quarto, onde as características são ainda mais pessoais, a decoração é feita com ainda mais cuidado, já que cada pequeno canto do cômodo deve seguir as ideias que nasceram, provavelmente, há muito tempo e que só agora começam a tomar forma. 

A concepção decorativa de um quarto, porém, precisa de cuidado no seu planejamento. É preciso estar atento quanto a todas as etapas que envolvem este planejamento. Afinal, tirar uma ideia da cabeça e transformá-la em algo palpável é a forma mais real de ver um sonho acontecer. E para ajudar você a ser feliz com os planos de decoração do seu quarto, trouxemos algumas dicas e projetos totalmente incríveis que poderão ser um ótimo ponto de partida. 

Embora seja muito prazeroso imaginar cada detalhe da decoração, definir alguns tópicos será um ótimo facilitador para você. Etapas como planejamento de espaço, orçamento, pesquisas, efeitos de cores e definições irão envolver o começo, meio e fim do seu planejamento decorativo. Logo, encontrar um bom norte em cada uma destas etapas, irá facilitar muito as definições sobre o estilo e modelos de peças que deixarão o seu quarto perfeitamente incrementado. Seguir estas dicas será um grande e precioso atalho para a concretização do seu sonho.

Por isso, convidamos você a seguir conosco e conferir cada detalhe de dicas preciosas que poderão ajudar muito você a colocar em práticas as suas ideias decorativas. Aproveite também para ficar atento aos estilos de decoração em cada imagem para alcançar boas inspirações. Temos a certeza de que estas dicas somadas aos estilos decorativos desenvolvidos por nossos profissionais, farão muita diferença ao seu quarto. Portanto, venha conosco, anote as dicas e inspire-se! 

Meça o espaço

Um primeiro passo essencial é saber as medidas exatas do seu quarto. Tendo esta informação anotada, será muito mais fácil para você definir as posições de móveis, objetos decorativos e até mesmo das cores que farão parte do ambiente. Consultar um bom profissional será ainda uma ótima forma de ter soluções eficazes para efeitos decorativos, de iluminação e o tipo de piso ideal. 

Um bom exemplo: na imagem, vemos um quarto de tamanho pequeno, mas com uma excelente decoração. A escolha pela parede à esquerda com acabamento de cimento queimado combinou muito bem com a parede de tinta lousa pintada ao fundo. Esta soma com o piso e o teto brancos, foi ótima para trabalhar perfeitamente a iluminação do espaço, que ainda conta elementos de madeira e desenhos criativos na tinta lousa. Um resultado incrível e projetado pela arquiteta de interiores Giovanna Castagna, de Porto Alegre (RS).

Orçamento

Suíte Principal: Quartos  por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Suíte Principal

Régua Arquitetura

Sabendo precisamente do espaço disponível para a decoração do quarto, é hora de definir o orçamento que você disponibilizará. Lembre-se de que itens como roupas de cama, quadros e tipos de luminárias são parte deste orçamento, assim, é preciso ter em mente o estilo e cores que serão parte da ambientação. Se possível, reserve 20% a mais do valor para trocas emergenciais. 

Nesta imagem, vemos que, mesmo com poucos elementos decorativos no espaço, o projeto do escritório Régua Arquitetura, de Jundiaí (SP), ficou absolutamente charmoso. Isto porque a escolha da roupa de cama oferece uma combinação neutra, mas elegante, com a parede do fundo pintada de preto, o que é, sem dúvidas, o grande destaque do quarto. A presença do quadro colorido e de fundo negro deu o toque especial ao ambiente, assim como a presença do piso imitando madeira. 

Inspire-se!

Decora Líder Belo Horizonte - Quarto da Blogueira de Moda: Quartos  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Líder Belo Horizonte – Quarto da Blogueira de Moda

Lider Interiores

Muitas são as referências positivas para você encontrar inspirações. Especialmente aqui, no homify, você encontrará ótimas dicas de projetos muito bem realizados pelas mãos dos nossos profissionais, que estão espalhados por todo o mundo. Faça sua pesquisa baseado no estilo, cores, elementos decorativos e todos os detalhes que poderão compor a sua decoração. 

Nesta imagem, podemos conferir um exemplo incrível de decoração no projeto da Líder Interiores, de Belo Horizonte (MG), que optou por tons claros em todo o espaço. Utilizando um longo e macio carpete, os demais elementos como a cama e o papel de parede, seguiram tonalidades de cores parecidas e foram valorizadas pela ótima iluminação no local. A presença de móveis em cor azul e o painel de madeira frente a mesa de escritório deram o toque ideal a ambientação do espaço. 

Defina um estilo

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Definir um estilo de decoração trará mais facilidade para que você saiba quais peças deverão ser parte da ambientação do espaço. Seja a sua preferência por estilo moderno, rústico ou outros que podem ser pesquisados e encontrados aqui, no homify, ter em mente esta informação ajudará muito a até mesmo ter economia para as suas escolhas. 

Neste projeto da ArchDesign Studio, de Florianópolis (SC), a definição por um estilo moderno foi ótima para a composição com o piso vinílico. O pequeno espaço da parede ao fundo recebeu a presença de um revestimento de texturas criativas. Nesta mesma parede, destaca-se ainda o conjunto de prateleiras criativas, ótimas para a organização dos livros. 

Crie um livro de ideias

Apartamento Alto de Pinheiros: Quartos  por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Apartamento Alto de Pinheiros

Alice Martins Flávio Butti

Se as inspirações são tantas que fica difícil definir qual a melhor escolha para a decoração, criar um livro de ideias pode ser a solução perfeita. Você poderá fazer isto aqui mesmo no homify, ao criar um perfil e separar por temas as principais inspirações de projetos para a sua casa. Isto poderá ser feito de forma rápida e fácil e logo você terá um ótimo conjunto de ideias decorativas para utilizar em seu lar. 

Inspirações especiais são sempre muito úteis, como podemos notar neste ótimo projeto da dupla de arquitetos Alice Martins e Flávio Butti, de São Paulo (SP), que, entre as belas opções para a decoração do quarto, escolheram uma incrível prateleira criativa para a organização dos livros e até mesmo de luminárias, o que conferiu um destaque lindíssimo ao projeto. 

Pense no efeito das cores

Lembre-se sempre da regra: cores claras podem funcionar para dar a sensação de amplitude em pequenos espaços, enquanto que, cores escuras podem oferecer um melhor acolhimento e aspecto moderno à decoração. Entre estas tonalidades, você encontrará milhões de opções que funcionarão de acordo com o seu interesse na decoração. 

Neste projeto da arquiteta de interiores, Giovana Carvalho, de Campinas (SP), a escolha por tons pastéis deixou a decoração moderna e acolhedora, servindo como ótima alternativa para a presença de cores vibrantes, como o azul presente na roupa de cama. 

Concretize suas ideias!

Projeto Casa Cor Alagoas - revestimento de parede: Quartos  por Complementto D
Complementto D

Projeto Casa Cor Alagoas – revestimento de parede

Complementto D

Com o planejamento perfeito e as pesquisas para definir as melhores opções econômicas e estilosas a sua decoração, basta colocar todas as etapas em movimento e concretizar a decoração do quarto de acordo com os seus sonhos! Temos certeza de que, agora, você tem ainda mais inspirações para que isto aconteça. Aproveite!

Na imagem, um lindo projeto do escritório Complementto D, de Maceió (AL).

Para você, qual o quarto com a decoração mais bonita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!