Dicas e modelos para ter um telhado em L na sua casa Dicas e modelos para ter um telhado em L na sua casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dicas e modelos para ter um telhado em L na sua casa

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Casa no Campeche: Jardins  por Espaço do Traço arquitetura
Loading admin actions …

Apesar dos projetos e edificações da arquitetura moderna e contemporânea usarem muito a platibanda e deixarem um pouco de lado os modelos de telhados com várias águas, muitas pessoas ainda gostam das coberturas mais tradicionais. Além disso, uma coisa não exclui a outra: é possível e viável usar tipos de telhado mais tradicionais em uma construção moderna.

O telhado em L está muito presente nas construções brasileiros, principalmente em ambientes que são construídos após da casa em si, como áreas de festas e espaços complementares. Isso acontece porque, em muitas vezes, o próprio muro do terreno é utilizado como ponto de partida para o telhado.Nesse post vamos entender o que é telhado em L com água furtada, como é feito o cálculo de inclinação do telhado e ver alguns exemplos de projeto de telhado em L lindos e aconchegantes.

O aconchego do telhado

As casas e construções que tem um telhado aparente, nem que seja com apenas uma água, tem um charme especial! Observe as fachadas de casas com telhado e você vai perceber que elas geralmente criam e fazem parte de uma atmosfera mais aconchegante, e proporcionam projetos bem diferenciados e personalizados.

Como as tendências atuais não são de projetos e casas com muitas águas, é comum encontrarmos construções com materiais e projetos mais modernos e linhas mais retas combinadas com telhados tradicionais de poucas águas.

Questões técnicas

ANEXO PARA RESIDÊNCIA PAMPULHA - BELO HORIZONTE: Casas  por PABLO DANTAS | ARQUITETO
PABLO DANTAS | ARQUITETO

ANEXO PARA RESIDÊNCIA PAMPULHA – BELO HORIZONTE

PABLO DANTAS | ARQUITETO

Caso queira conhecer mais questões técnicas antes de escolher o modelo de telhado em L para sua casa, use as informações deste artigo e procure a NBR 15575-5, que dispõe sobre os requisitos para os sistemas de cobertura para o desempenho adequados em edificações residenciais.

Algo bastante importante a ser considerado ao calcular a inclinação do telhado é o posicionamento e o dimensionamento adequado da caixa d’água, além do acesso ao reservatório. Quando o projeto do telhado contempla o sistema de aquecimento solar, esse espaço também necessita ser previsto e compatibilizado com o projeto arquitetônico e o projeto hidráulico. Para obter mais informações sobre os sistemas de cobertura, consulte a NBR 15575 que dispõe sobre o desempenho e os requisitos para os sistemas de cobertura em edificações habitacionais.  


O que significa “água” quando falamos de arquitetura?

Não é esta água que você está pensando! Na arquitetura “água” quer dizer cada uma das superfícies inclinadas de um telhado.

Não existe meia água! O menor telhado que pode existir pelo número de águas vai ter pelo menos uma água. Por exemplo, o telhado acima possui diversas águas: cada um dos planos inclinado é uma água.

O que é água furtada no telhado em L?

Quando uma água do telhado encontra com outra e ambas estão escoando água pluvial, esse ponto de encontro se chama água furtada. Esse é o principal ponte de atenção quando alguém pensa em como fazer telhado em L, porque essa junção tem que ser muito bem calculada para que o escoamento de água da chuva realmente funcione.

Nessa junção, as calhas podem ser instaladas de duas maneiras: Se o telhado for aparente, é indicado que ela seja embutida para ficar esteticamente melhor, como no projeto acima. Se o telhado for escondido por platibanda e possuir uma inclinação menor (telha metálica, fibrocimento, etc), muitas vezes se coloca um calhetão por cima para facilitar a instalação e porque esse acabamento não ficará à mostra.

Se você está pensando em construir um telhado em L, contrate um profissional capacitado para garantir que você não irá se incomodar com vazamentos no futuro.

Cálculo de inclinação de telhado

É importante esclarecer que o que determina a inclinação das águas é o tipo e o modelo de telha que é utilizado em um projeto. Quem determina as inclinações mínimas e máximas em que cada tipo de telha pode ser usada são os próprios fabricantes, e é importante que você sempre verifique essas informações antes de iniciar o cálculo de inclinação e o projeto arquitetônico.

Por quê calculamos inclinação de telhado? O principal objetivo é conseguir determinar a altura da cumeeira, as dimensões das peças da estrutura e quantidade de telhas necessárias. Além disso, é preciso garantir o escoamento de água correto e garantir que as telhas ficarão instaladas na inclinação adequada para que não soltem da estrutura do telhado com a força do o vento.

O cálculo de inclinação de telhado é algo relativamente simples, mas que precisa de atenção! O cálculo usa diferentes unidades de medida e pode acabar se tornando confuso. Dica: Adote uma única unidade de medida – metros ou centímetros, por exemplo.

A inclinação dos telhados é medida em porcentagem, então:10% = a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical.Por exemplo: Se você optar por uma telha colonial, em que a inclinação indicada é de 20% a 25%, seu telhado vai subir até 25cm a cada metro linear.

Como calcular a área de telhado para compra de telha

A área do telhado não é a mesma da construção, ela deve ser calculada separadamente. No cálculo da área deve ser levado em consideração a inclinação do telhado e o beiral (parte do telhado que avança além das paredes externas da construção). A maneira mais fácil de calcular é imaginar o telhado todo planificado, ou seja, pagar um plano inclinado e medí-lo imaginando que ele é reto.

O cálculo para telhado casa em L é mais complicado do que um telhado simples, com duas águas, entretanto é uma questão de prática. Comece calculando a área de um telhado simples e depois que entender a lógica, vá avançando, até calcular um telhado em forma de L. Vamos exemplificar uma casa casa de 100m², ou seja,  10x10m.

Utilizando apenas uma água do telhado com beiral de 50cm em todas as extremidades da casa, essa água mediria 5,50 x 11,00m de estivesse planificada, mas ela não está. Para saber, utilizamos o seguinte cálculo:

Medida da água inclinada² = altura da cumeeira² + largura do telhado planificado²

  • x² = 0,70² + 5,50²
  • x² = 0,49 + 30,25
  • x² = 30,74
  • x = √30,74
  • x = 5,54m


Isso quer dizer que cada água da casa tem 5,54m x 11m, ou seja, 60,94m². Então as duas águas somadas darão o total de 121,88m² de telhado.

Telhado colonial em L

O estilo arquitetônico que mais utiliza o telhado em L é o estilo colonial. Isso acontece porque esse estilo utiliza muito a ventilação e a iluminação natural como recursos essenciais a serem valorizados no projeto.

A telha colonial é uma telha tipo capa canal, ou seja, uma camada de telha por baixo com a curvatura virada para cima e outra camada de telha por cima com a curvatura virada para baixo. Neste tipo de telha, a capa e o canal são exatamente iguais.

A inclinação indicada é entre 20% e 25% e a quantidade varia de acordo com o tamanho da telha. Se for o modelo colonial pequena, serão utilizadas 24 telhas por metro quadrado, mas se for a colonial grande, a quantidade adequada é de 16 telhas por metro quadrado.


Casa em L

Casa da Fotógrafa -  Fachada posterior: Jardins de fachadas de casas  por ARAMADO arquitetura+interiores
ARAMADO arquitetura+interiores

Casa da Fotógrafa – Fachada posterior

ARAMADO arquitetura+interiores

É muito comum vermos telhados de varanda em L, mas uma casa com a planta baixa em L pode dá a possibilidade de ter muito mais janelas que uma casa quadrada ou retangular. Para o Brasil, que é um país tropical, isso é muito importante para o conforto térmico da edificação pelos motivos citados acima.

Se quiser conhecer mais sobre os telhados de casas brasileiras, não deixe de conferir esses 10 tipos de telhados ideais para o clima do Brasil.

De qual telhado em L você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!