O que é Croqui na Arquitetura? Tudo que Você Precisa Saber

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

O que é Croqui na Arquitetura? Tudo que Você Precisa Saber + 10 Exemplos

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
RESIDÊNCIA - BRASILIA por Carlos Bratke Arquiteto
Loading admin actions …

Afinal, o que é um croqui? O croqui, nada mais é que o esboço inicial de um projeto. É o primeiro passo para desenvolver um desenho de um projeto, feito a mão, como um esboço para começar a imaginar uma futura construção. E entenda esboço, como esboço mesmo: rabisco, desenho simples e sem precisão. Nesta etapa de um projeto, conhecido como croqui, é onde se fazem desenhos a mão livre, sem medidas precisas, sem muita técnica ou precisão. É a etapa onde o arquiteto é livre para criar, e para passar suas ideias para um papel. Aqui, podem ser definidas ou idealizadas cores e materiais, podem ter anotações, desenhos esquemáticos, lembretes, enfim, é liberdade total!

E não pense que é preciso ser um artista profissional para fazer um croqui de arquitetura. Muitos arquitetos não tem aquela mão mágica e talentosa para o desenho feito a mão de um artista profissional, mas mesmo assim, acabam por fazer seus próprios croquis (mesmo que escondidos, viu?). O croqui é importante para dar inicio a um projeto, pois é nele que são registradas as primeiras ideias de um conceito, os primeiros passos de algo que pode se transformar em um prédio ou uma casa dos sonhos. Claro que depois desta etapa do croqui, o profissional irá dimensionar o projeto e passá-lo para um software adequado, com medidas apuradas, e esta já é a parte técnica do projeto, onde aquele croqui dos sonhos será dimensionado e calculado.

Grandes arquitetos de nomes como: Oscar Niemayer, Zaha Hadid, Lina Bo Bardi, Santiago Calatrava, Bjarke Ingels, entre tantos outros, atuais ou mais antigos (já que os croquis já existem há muitos e muitos anos), fizeram e ainda fazem seus croquis de arquitetura. A seguir, vamos mostrar algumas imagens de croquis de diversos tipos, mas não pense que todos seguem os padrões de croqui que estão aqui neste livro de ideias. Os croquis são desenhos com linguagem própria de seu criador, e aqui vamos mostrar alguns tipos diferentes entre si para você entender mais sobre o assunto.

Croqui Arquitetura

Este é um exemplo clássico de croqui feito à mão, para um projeto de interiores. Este desenho tem um nível mais elaborado, que conta com cores e definição de alguns materiais. A Bernal Projetos lança este tipo de croqui na fase inicial de projeto, para ajudar a definir um conceito para o ambiente a ser criado. Praticamente uma obra de arte, não é?

Croqui Arquitetura Planta Baixa

Planta do Pavimento Inferior por Carlos Bratke Arquiteto Moderno
Carlos Bratke Arquiteto

Planta do Pavimento Inferior

Carlos Bratke Arquiteto

Enquanto que o croqui da Bernal Projetos da imagem anterior é espacial, ou em perspectiva, este é de uma planta baixa. É um desenho bem conceitual, sem muitas anotações, porém com marcações de acessos ou subidas (marcadas com um “S”). Neste exemplo pode-se perceber que o desenho não precisa ser feito com régua, ou ter medidas corretas, mas sim passar um sentimento perante o projeto. Podem-se visualizar os cômodos, jardins, garagem, escadas e ate uma piscina, sem necessariamente ser um desenho ilustrado ou perfeitamente alinhado.

Croqui Arquitetura Planta de Situação

Aqui, uma imagem em planta baixa de uma Planta de Situação, onde aparecem ideias mais macro, como fluxos e insolação.

O que é um croqui de um projeto?

Como já mencionamos antes, o croqui é uma ideia inicial, um desenho ou rabisco, que pode se tornar realidade, ou pode também sofrer alterações ao longo do processo de projeto. É o desenho inicial de uma casa, prédio, ponte ou projeto de interiores. Acima, colocamos o croqui de uma casa em volumetria e abaixo a foto real da casa, para você entender melhor o significado de croqui na arquitetura. Do sonho, para a realidade.

Foto da Casa

O que é croqui do imóvel?

Um imóvel pede planejamento interno. Então o croqui de um imóvel pronto, nada mais é que o esboço do projeto de interiores de um apartamento ou casa, por exemplo. O croqui abrange todo tipo de desenhos projetuais: desde projetos de roupas, engenharia, até projetos de arquitetura ou interiores. O croqui do imóvel pode ser o desenho inicial para um futuro projeto de um apartamento feito sob medida, por exemplo. Nesta foto de croqui da Bernal Projetos, fica bem claro o Estudo para Sala, todo em croqui e algumas colagens para complementar e inspirar. Pode-se ver a planta baixa, vistas dos moveis e até uma perspectiva. Legal não é? O bacana é que este croqui é tão completo que a empresa apresenta para seus clientes desta forma: com croquis feitos a mão, já que são tão claros e fáceis de compreender. Tem certos croquis que somente o autor do desenho os entende, mas este aqui não, este é um desenho extremamente completo. Mas ainda assim, se tratam de croquis, e ainda precisa passar para a próxima etapa, de dimensionamento realista e técnico.

Como fazer croqui de arquitetura?

O croqui não tem regras, então fica difícil dizer como fazer um croqui. Basta você ter papel e caneta ou lápis e desenhar uma planta baixa, uma perspectiva, uma ideia de projeto para interiores, etc. E fica ao seu critério se prefere fazer em preto e branco, colorido, mais detalhado ou menos. Este croqui feito pela Bernal Projetos é uma ideia muito legal para organizar o seu croqui e seu partido inicial de projeto: com desenhos à mão, e colagens de fotos inspiradoras, ou referencias de cores, revestimentos e até iluminação.

Que tal começar um croqui assim? Fazendo colagens, unindo ideias, criando um conceito para então partir para o desenho em si? E não se cobre, cada arquiteto desenha da sua forma única e particular para o desenho à mão livre.

Mais um brilhante estudo em croqui e colagens da Bernal Projetos.

Significado de Croqui

Croqui Humanizado a Mão Salas de estar modernas por Studio Side Moderno
Studio Side

Croqui Humanizado a Mão

Studio Side

Para finalizar, o significado da palavra croqui: ela vem do francês, ou melhor, é uma palavra que se agregou ao português, mas ela está no idioma francês, que traduzida literalmente significa esboço ou rascunho. Este pode aparecer no meio arquitetônico ou no meio da moda, como já comentamos anteriormente. Mas a importância do croqui na arquitetura é o que faz este desenho livre continuar existindo, desde que se iniciou em meados do século XIX até os dias de hoje: a praticidade e despojamento. É importante para o arquiteto fazer seu croqui nas primeiras conversas sobre um projeto, até porque o trabalho de um arquiteto é extremamente complexo e exige muitos detalhes. Desenhar ou anotar diversas ideias e observações faz parte do processo e só faz melhorar o resultado final do projeto.

Croqui Vista do Jardim por Carlos Bratke Arquiteto
Carlos Bratke Arquiteto

Croqui Vista do Jardim

Carlos Bratke Arquiteto

Portanto a dica é: não tenha medo de se expressar! Faça seu próprio caderno de croquis, descubra sua própria linguagem de desenho, e o mais importante: divirta-se.

O que achou? Pronto(a) para fazer seu primeiro croqui?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!