Casa TM : Casas  por canatelli arquitetura e design

O que é Água-furtada: Saiba tudo sobre essa Estrutura para Telhados

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Entender quais as principais estruturas da casa, é fundamental para qualquer construção ou reforma. E, embora muitas pessoas desconheçam, o sistema de água-furtada no telhado é imprescindível para garantir o escoamento inteligente da água da chuva, evitando infiltrações e outros problemas no interior e exterior da casa.

Embora seja um assunto incomum, a estrutura de água-furtada para o telhado é econômica e fácil de ser instalada. Por isso, torna-se uma solução vital até mesmo para soluções como o reaproveitamento da água da chuva.

Se você tem dúvidas sobre o que é telhado com água furtada, bem como instalar telhado com água furtada, trouxemos boas dicas abaixo que, temos certeza, vão esclarecer ainda mais esse assunto para você, bem como entender quais as condições necessárias para instalar essa estrutura de telhado com calha, trouxemos o post de hoje que, temos certeza, serão ótimos para levar consigo durante muito tempo.

Siga conosco, confira e inspire-se!

O que é água-furtada para telhados

A estrutura de água-furtada para o telhado é importante para garantir o escoamento inteligente de água da chuva por meio de calha.

Essa estrutura é desenhada com um vão entre as estruturas do telhado, chamadas de tesouras, que são desenhadas em uma angulação que faz com que a água da chuva corra de maneira concentradas para chegar a um determinado ponto.

Esse tipo de estrutura é ótimo para garantir, por exemplo, o reaproveitamento de água. Também chamado de rincão, o telhado com água furtada é ótimo não só para envolver toda a cobertura da residência, como também estruturas específicas, como varanda com água furtada.

Qual a calha utilizada para água furtada

O sistema de água furtada é utilizado há muitos anos no Brasil. Antigamente, esses sistemas eram construídos com vários tipos de telhas, onde os materiais eram instalados com perfis mais baixos e elevação na inclinação.

O grande problema desse sistema é a dificuldade no encaixe, o que pode ocasionar dificuldades para a substituição, superfícies irregulares e quebra de peças.

Entre as soluções modernas, estão as estruturas de calha para água furtada com sarrafos mais elevados no pedaço que é maior, e quase zero na parte menor da telha.

Outro tipo de calha para água furtada são as calhas de alumínio com pintura de alta resistência, garantindo maior durabilidade e melhor acabamento, sendo possível combinar com a cor das telhas.

Como fazer água furtada com metal

Para calhas de água furtada em metal, a execução deve interromper os sarrafos que são conectados às telhas no caminho até a viga central.

Dessa maneira, a viga centralizada para a água furtada será utilizada como apoio aos caibros. Seguindo a estrutura, um sarrafo deverá ser instalado no topo com cerca de 1 cm de altura para a conexão com a calha de metal. Por sua vez, as calhas de metal deverão ser dobradas com acompanhamento na medida do sarrafo, mantendo um vinco centralizado.

Como construir água-furtada de alumínio para o telhado

Também feita de maneira simples, a calha de água furtada com alumínio deverá ser instalada com uma ripa com cerca de 50 cm. entre as ripas que já existem no telhado. Dessa maneira, a estrutura da água furtada ficará melhor, impedindo que a estrutura fique amassada durante a instalação.

O ideal é que a água furtada para telhada já venha com vincos, evitando desenhos irregulares para a estrutura. No centro do rincão, o ideal é que a estrutura tenha um quebra água, garantindo que, mesmo em churras torrenciais, a água não passe para o telhado.

A quina da água furtada de metal deve ser dobrada com uma quina ou caibro utilizados como guia. Meça o meio do vinco central para formar o quebra-águas. Após isso, dobre os vincos laterais.

A instalação desse tipo de água furtada para telhado deverá ser feito de baixo para cima, sendo fixados com pregos sobre o ripamento. Nas laterais, o ideal é utilizar cola de silicone para garantir a fixação.

Os excessos podem ser recortados com tesouras de chapa comum. As dobras laterais deverão ser voltadas para dentro, evitando a sobra de água e aumentando a eficiência da estrutura.

Quanto custa um telhado com calha

Primeiramente, é necessário saber qual a medida total em m2 do telhado. Isso determinará o nível de vasão de água, bem como entender sobre quantos dutos serão necessários.

Entre as instruções das marcas que vendem calhas, as indicações são de que é necessário instalar um duto para cada 70 cm2 de telhado. Entretanto, existem indicações profissionais de que é necessário considerar a vasão por cm2 de acordo com o nível de inclinação da telha, além do tipo de material utilizado.

Entre as vantagens das calhas, estão:

  • Evitar a umidade nas paredes para que a estrutura não seja comprometida;
  • Evita o apodrecimento dos beirais na cobertura e nos telhados;
  • Evita buracos feitos com a vasão da água sobre o jardim;
  • Possibilita o armazenamento em cisternas,


Instalar calhas para telhados é importante para valorizar a sua casa e garantir que manutenção estrutural seja mais barata e prática. Portanto, se puder investir nesse tipo de estrutura, como telhado com água furtada, faça sem preocupação.

E você, já conhecia o telhado com sistema de água furtada?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!