Cobertura de Vidro ou Policarbonato: Qual é Melhor? +10 Fotos para Inspirar Cobertura de Vidro ou Policarbonato: Qual é Melhor?

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cobertura de Vidro ou Policarbonato: Qual é Melhor? +10 Fotos para Inspirar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Casa Cor RS 2014: Terraços  por Plena Madeiras Nobres
Loading admin actions …

Quem tem uma área externa ou um espaço para relaxar em casa, sabe da importância de contar com espaços mais leves e acolhedores para sentir ainda mais conforto. E entre essas opções, as coberturas transparentes que permitem maior iluminação natural, como o vidro e o policarbonato, são ótimas soluções.

Excelentes para garantir mais arejamento e valorizar espaços como a churrasqueira, a varanda, o terraço ou um pergolado, as coberturas de vidro e policarbonato trazem vantagens e desvantagens que variam conforme o tipo de projeto e a solução buscada pelos moradores.

E é para ajudar você a entender sobre qual o melhor material para cobrir os ambientes externos da sua casa, caso, claro, não queira utilizar as tradicionais telhas ou forros, trouxemos abaixo boas dicas sobre qual é a melhor opção: cobertura de vidro ou policarbonato.

Temos a certeza de que, navegando entre os lindos projetos de nossos arquitetos, você não só entenderá melhor qual a melhor opção para cobrir um pergolado, por exemplo, como também encontrará o futuro projeto dos seus sonhos.

Siga conosco, confira e inspire-se!

Cobertura de vidro: como e onde usar

Coberturas de vidro, ou telhados de vidro, são excelentes opções para quem busca cobrir locais como garagens, sacadas, áreas de piscinas, terraços, pergolados ou jardins de inverno.

Para serem utilizados na cobertura de um espaço, os vidros mais indicados são os laminados e os temperados com, no mínimo, 5 mm. Esses tipos de vidros trazem a vantagem de serem fabricados para serem mais resistentes e garantir maior durabilidade.

Para o acabamento dos telhados de vidro, são utilizadas peças que reforçam a leveza da estrutura, como esquadrias de alumínio ou peças em inox, que trazem também um visual mais elegante.

Quanto ao custo para instalação de cobertura de vidro, é possível utilizar como referência a instalação de coberturas tradicionais, já que a mão de obra e as peças estruturais são, praticamente, as mesmas.

Cobertura de policarbonato: como e onde usar

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Outra ótima opção para quem deseja utilizar cobertura transparente em algum lugar da casa, é o telhado de policarbonato. Esse material é um tipo de plástico com fabricação utilizando resinas de carbono, o que confere ao material uma rigidez maior e, assim, permitindo excelente durabilidade para coberturas.

Além da rigidez, a cobertura com policarbonato é um ótimo filtro ultravioleta, raios solares diretamente relacionados às causas de câncer de pele, fazendo com que o interior do local fique mais seguro e confortável.

O telhado de policarbonato é disponibilizado no formato de telhas e de chapas, sendo as chapas a opção mais comum para espaços externos. Nesse caso, as chapas de policarbonato são encontradas em três tipos principais: as refletivas (que recebem tratamento antiabrasivo e oferecem melhor conforto térmico), as compactas e as alveolares.

Outro ponto interessante, é a variedade de tipos de coberturas em policarbonato, que podem ser opacas ou mais claras, além da excelente transparência, que pode garantir 90% de iluminação natural no espaço onde estão cobrindo.

Vantagens das coberturas de vidro

Casa Corrego grande: Terraços  por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Como qualquer material, é preciso ter atenção às vantagens e desvantagens das telhas de vidro. Além da elegância, as telhas de vidro trazem:

  • Diminuição no consumo de energia, já que a iluminação natural é melhor aproveitada;
  • São encontradas em boa variedade de cores, para quem deseja personalizar ainda mais o ambiente em questão;
  • Garantem melhor visibilidade devido a alta transparência;
  • Reforçam a sensação de que o ambiente é mais espaçoso, já que a iluminação chega a mais lugares.

Desvantagens das coberturas de vidro

Se você deseja comprar telha ou cobertura de vidro para os ambientes externos de sua casa, é bom saber também que:

  • A água pode ter mais dificuldade de escoar decido às possíveis aplicações malfeitas com selantes.
  • Se a região onde a casa está for muito quente, as coberturas de vidro poderão causar uma sensação de estufa, fazendo com que o ambiente fique mais quente. Isso acontece porque esse tipo de cobertura retém mais calor, o que pede um cuidado maior quanto à ventilação.


Quais as vantagens das coberturas de policarbonato

Se você está pensando em comprar telhas de policarbonato para pergolados ou terraços, é bom se atentar às principais vantagens desse material, como:

  • Eficiência na passagem de luz, pois podem permitir que até 90% da luz natural seja atravessada para o interior;
  • Excelente resistência às temperaturas mais baixas ou mais altas, garantindo conforto para o ambiente interno;
  • Maior resistência: as telhas de policarbonato são mais resistentes do que as telhas de vidro, tendo 250 vezes mais resistência do que o vidro, além de 40 vezes mais resistência do que o acrílico;
  • As chapas de policarbonato são 86% mais leves do que as chapas de vidro, e isso tem consequência quanto ao peso que será demandado sobre a estrutura que será coberta, além de agilizarem a mão de obra, trazendo rapidez e segurança para o projeto de construção ou reforma;
  • O policarbonato recebe tratamento específico dos ataques de raios UVA e UVB -- ultravioletas responsáveis pelo câncer de pele, o tipo mais comum da doença no Brasil;
  • São mais resistentes também às intempéries, o que significa maior durabilidade e resistência, diminuindo também os gastos de manutenção das chapas de policarbonato;
  • Como é altamente transparente, o policarbonato pode ser comparado ao vidro temperado. Contudo, ao contrário do vidro, o policarbonato pode ser curvado sem perder sua resistência;

Quais as desvantagens das chapas de policarbonato

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Assim como tem ótimas vantagens, o policarbonato para coberturas também apresenta desvantagens. Por isso, é bom ficar atento:

  • Por ser um material fácil de ser riscado, o policarbonato não deve ser limpo com produtos abrasivos, principalmente os que são feitos a base de amoníaco. Para a limpeza, basta utilizar sabão neutro e água.
  • A proteção do policarbonato pode, e deve, ser aumentada com a aplicação de uma película antiabrasiva, garantindo maior durabilidade.

O policarbonato é um material que não é ecologicamente correto. Seu processo de fabricação requer altas temperaturas, além de um processo caro. Entre os materiais utilizados, está o fosgénio, altamente nocivo à saúde e ao meio ambiente.

Qual é melhor escolher: cobertura de vidro ou policarbonato?

Não existe uma indicação direta sobre o melhor tipo de cobertura. Tudo vai de acordo com o projeto definido pelo arquiteto ou construtor, que poderá dar indicações sobre qual a melhor escolha de acordo com a capacidade estrutural do pergolado ou área que será construída.

Vale a pena recorrer a projetos já realizados com os materiais, comparar seus benefícios e desvantagens e, claro, o melhor custo-benefício para o seu orçamento. Com cuidado, clareza e a consultoria de bons profissionais, o seu projeto tem tudo para ser perfeito.

Churrasqueira do Condomínio : Terraços  por LK estudio de design
LK estudio de design

Churrasqueira do Condomínio

LK estudio de design

Churrasqueira + Lazer: Terraços  por Q2 Arquitetura
Q2 Arquitetura

Churrasqueira + Lazer

Q2 Arquitetura

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN: Terraços  por Renato Teles Arquitetura
Renato Teles Arquitetura

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN

Renato Teles Arquitetura
E você, o que achou desses projetos?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!